terça-feira, 29 de setembro de 2009

Toe Jam & Earl


Por: Sega
Ano: 1991
Gênero: Adventure
1-2 Jogadores




9.0
"...Toe Jam and Earl é, no final de tudo, um grande jogo de exploração..."



A Sega realmente caprichou muito no começo da vida do seu maior console, o Drivo. Não que não tenha perpetuado o capricho nos anos seguintes ao lançamento, mas no começo a criatividade parecia fluir de uma forma, digamos, diferente.

De onde mais surgiria uma idéia como essa: dois aliens, funkeiros (esqueça funk carioca, aqui é o real funk americano), que precisam recuperar partes de sua nave que bateu de frente num asteróide e foi cair, justamente, na Terra....Ok, tá certo que o planeta é bem mais variado que as planícies mostradas no jogo, mas, tá valendo da mesma forma.

Na pele de Toe Jam ou Earl, ou os dois juntos, temos que, além de procurar as benditas partes, desviar de inimigos, humanos ou não, usar presentes que achamos por aí e conseguir sobreviver no circo que fizeram do planeta. A mecânica do jogo é o ponto mais interessante aqui: tudo é visto de cima, e todas as fases são interligadas por elevadores.

Tanto é que, se cair da fase 5 vai parar em algum lugar da fase 4, se cair denovo, volta pra 3 e assim por diante. São umas 25 fases mais ou menos, pelo que me lembro, e são bem bacanas de serem exploradas.

Toe Jam é um mais rápido, porém com menos energia. Earl é o mais lento, mas com menos energia. Mas só isso não basta para diferenciá-los. Toe Jam é um alien que parece uma salsicha com 3 pernas (que vestem tênis, inclusive) e que anda com um medalhão no peito. Earl é o gordão sem camisa e de bermuda de surfista, sem mãos e com duas anteninhas na cabeça. Percebem o poço de criatividade ? Mas ainda tem muito mais se começarmos a falar de todos os personagens presentes no jogo...

Toe Jam and Earl é, no final de tudo, um grande jogo de exploração e que, como todo jogo nesse estilo, pede muita paciência. Os itens do jogo estão ali na forma de presentes obscuros, onde não dá pra saber o conteúdo sem usar na sorte.

Algumas vezes é aquele pote de sundae que recupera energia, outras vezes é uma bóia, ótima pra atravessar um lago, em outras, um par de sapatos que os deixam mais rápidos, ou então uma caixa de som enorme que paralisa os inimigos enquanto um sonzão toca.


Pois é, são tantos presentes que daria pra passar a resenha toda falando deles, alguns úteis, outros que mais atrapalham e até matam instantâneamente os personagens...

Mas existe salvação, caso o jogador tenha money pra coisa: o senhor Cenoura, que perambula por algumas fases, cobra cerca de 2 bucks pra identificar um presente. Se tiver 3 ou 4 da mesma cor, todos ficam devidamente identificados....pelo menos até o jogador azarado usar o RANDOMIZER, um item que mistura tudo denovo, obrigando o jogador a testar a sorte ou tentar identificá-los denovo.

O jogo chega a cansar às vezes, afinal, 25 mapas enormes cheios de inimigos e presentes randômicos pode tomar aí cerca de umas 2 a 3 horas de jogo. Jogando sozinho, se resolver explorar cada canto das fases, bom...boa sorte ! O jogo recompensa os fuçadores com vidas: quanto mais descobrir das fases, mais chances de ganhá-las.

Gráficos bacanas, música de primeira que virou hino nos 16 bits e efeitos sonoros bem legais (espere até ganhar uma vida).


Os controles são simples: botão pra acessar menu de presentes, pra usar e pra ver o mapa, simples assim.
Além de tudo isso, o jogo tem um modo chamado RANDOM WORLD, ou seja, sempre que escolher essa opção, presentes, inimigos e até fases inteiras serão diferentes, com posições, lagos, lugares todos randomicamente recolocados.

Talvez por essas e outras, Toe Jam and Earl seja tão amado por jogadores de todas as idades. Tá certo que a Sega mudou radicalmente o jogo na sequência, mas isso é papo pra outra hora.

Prós:
- modo 2 players divertidíssimo;
- presentes diversos com divertidas situações;
- o humor do jogo como um todo;
- modo random world, o jogo nunca é igual;

Contras:
- o jogo pode se tornar enjoativo pelo número de fases, um sistema de password seria bacana;



Matt
9.25

"...o funk de verdade, não aquela doidice brasileira que despreza o bom senso..."



Eis aqui mais uma obra de arte da Sega, mais um título "must play" do Mega Drive, um jogo único, divertidíssimo e inteligente.

Mesmo mais de 10 anos depois de lançado, Toe Jam e Earl continua sendo uma ótima pedida para aquela jogadinha de sábado a tarde, principalmente com um amigo.

Todo mundo conhece do que se trata o jogo, os alienigenas funkeiros (o funk de verdade, não aquela doidice brasileira que despreza o bom senso) caem na Terra e precisam recuperar os pedaços de sua nave espalhados por diversos mapas (25) que são acessados por um elevador,
alguns terráqueos malucos vão atrapalhar a busca dos etês e alguns presentes encontrados contêm itens bizarros que podem ajuda-los na caçada.

Toe Jam & Earl é mais um jogo com o selo Matt's Joinha Collection!

NEXT - Captain Havoc

6 comentários:

  1. cara sem duvida o melhor de tudo é jogar de 2.

    Além da diversão tem os comentarios bestas que eles fazem durante as fases

    ResponderExcluir
  2. Esse aí é um jogaço mesmo, muito criativo, trilha sonora muito boa e tem uma boa dificuldade, é um clássico que dispensa comentários.

    Mas, apesar de todo mundo odiar o 2, eu sou uma excessão, acho o 2 bem melhor que o 1, na dificuldade tá maior, os gráficos estão mais bonitos, é altamente divertido, o 2 também é um baita jogaço de plataforma !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Compartilho da sua opinião Guilherme, também gosto mais do 2, acho ele mais caprichado, tanto sonora quanto graficamente, mais profundo e com mais segredos ainda.

    ResponderExcluir
  4. Justamente Cosmo, os gráficos então estão absurdamente melhores.

    ResponderExcluir
  5. Cara... Sem dúvida nenhuma se fizermos um top 10 de todos os jogos da SEGA esse aí vai ser um forte candidato a primeira posição! Jogo saudoso e excelente! Longa vida a Toe Jam & Earl!

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe se existe continue, jogando com o emulador gem?

    ResponderExcluir