sábado, 10 de outubro de 2009

Blaster Master 2

Por: Sunsoft
Ano: 1993
Gênero:
Plataforma / Ação

Exclusivo

1 Jogador




7.5
"...é um jogo bacana, bonito, bem feito e com muita dificuldade..."



Eis um jogo que nasceu, em sua primeira versão, na plataforma da Nintendo de 8 bits. Basicamente, é um jogo de plataformas onde controlamos um veículo armado, algo bem diferente e inovador na época. O tal veículo tem até nome: SOPHIA, e seu dono, Jason, pretende destruir um tal de Plutonium Boss com a ajuda do tanque.

Sendo uma continuação, é preferível jogar a primeira versão pra ter algum entendimento da história, que, pelo que andei vendo, parece bem bacaninha.

Controlamos o tal veículo, que atira em 3 direções, sobe morros e até salta. Jason pode sair do veículo quando quiser, bastando apertar pra baixo + botão C.

Desnecessário dizer que, em algum lugares, somente Jason pode entrar, enquanto outros ficam extremamente mais fáceis com a ajuda de SOPHIA. O armamento de ambos é diferente, bem como a resistência perante aos perigos. E são VÁRIOS deles. Desde robôs sacanas até droids ambulantes, abelhas gigantes, insetos, morcegos, praticamente tudo que se move é capaz de atingir Jason e SOPHIA.

Para dar aquela força, diversos tipos de armas estão espalhados pelas fases, muitas delas em locais escondidos, no alto ou enterrados no subsolo. Isso adiciona uma grande fatia de exploração ao jogo.


Os gráficos são bons, retratam bem a relva, florestas e cavernas, em tons adequados que não cansam a vista. Por ser um jogo com múltiplas formas de ser jogado, é preciso programar bem a entrada em terrenos desconhecidos, pois seu veículo se alinha de acordo com o terreno e aí pode morar um grande problema.

Se estiver numa superfície plana, SOPHIA atira na horizontal, mas, ao encontrar uma rampa de descida ou subida, ela vai automaticamente inclinar seu ângulo de tiro, muitas vezes errando um alvo que pode passar voando. Isso acontece muito quando os inimigos geralmente sobem e ficam de frente com você.

Tirando esse fato, muitos dos inimigos atiram, o que pode complicar, pois, por ser um veículo, o grau de retornar rapidamente na tela fica comprometido pela lentidão.

Jogando com Jason as coisas ficam mais simples na hora de atacar e mais complicadas no quesito resistência aos tiros. Isso porque Jason é um mero humano trajando uma roupa de astronauta, bem diferente de estar protegido dentro de SOPHIA.


Algumas etapas do jogo incluem fases vista de cima, como um enorme labirinto. Alguns chefes são enfrentados unicamente por Jason, como o primeiro deles, uma larva gigante no subsolo, onde somente Jason consegue entrar. A tela muda pra uma perspectiva aproximada, mostrando um Jason maior do que visto geralmente.

É um jogo bacana, bonito, bem feito e com muita dificuldade. As músicas são em sua totalidade dançantes, combinando bem com o jogo.

Mas, é como eu disse: se quiser aproveitar bem o enredo do jogo, comece pela versão NES e, depois, passe pra essa. O Blaster Master original saiu inclusive para Game Boy e Game Boy Color.

Prós:
- fases enormes para explorar;
- as diversas armas encontradas;
- múltiplas maneiras de se jogar;

Contras:
- dificuldade acentuada;
- controle do veículo um pouco difícil de se acostumar;

NEXT - Haunted Polterguy

4 comentários:

  1. E aí Cosmão ? tá sumido meu filho

    Tô esperando uma nova crítica aí.

    UM ABRAÇO !!!!

    ResponderExcluir
  2. E ai tranquilo?? O layout anterior estava melhor que o atual...fkdk ;)

    ResponderExcluir
  3. @Guilherme

    Amanhã tem post novo cara, tava meio enrolado, agora a coisa engrena de vez hehehe.

    ResponderExcluir