terça-feira, 20 de outubro de 2009

Game Crap - Alex Kidd in the Lost Stars

Sei que este game mora na infância de muita gente que cresceu jogando Master System. E sim, mora na minha também, pois eu nunca tive NES, sempre fui um seguista roxo. Enfim, existem coisas que não podem ser negadas e o fato de Alex Kidd in the Lost Stars ser um jogo bizarro é uma delas.



Mas por quê bizarro ? Poderia começar explicando a história, que, afinal de contas, parece não existir. Pesquisando, descobri que ela inexiste realmente.

A versão Arcade serviu como a base deste game, e é nela que mora a única linha de texto sobre a história: Alex e Stella (o segundo personagem exclusivo da versão Arcade) precisam recolher os 12 signos do zodíaco. Pra quê ? Por quê ? E eu sei lá...O game é da época que não era necessário pretextos para se realizar alguma tarefa ou alcançar um objetivo.

Alguém já ouviu falar da história por trás do game Pac-Man ? Por quê o bichinho parecido com uma pizza cortada precisa percorrer labirintos quase infinitos (somente um doido conseguiu "terminar"), comendo pastilhas (ou chicletes, bolinhos, pontinhos, tracinhos, docinhos, etc), fugindo sempre de fantasmas famintos por sua pele amarelada ?

Não existem razões óbvias pra esses jogos, eles simplesmente existem e esse eu acredito ser o caso de Alex Kidd in the Lost Stars. Aliás, à partir de agora vou chamá-lo de ALS, pra facilitar.

Pois bem, em ALS do Master System, Alex possui vidas infinitas, mas são medidas por um medidor de SCORE, que diminui conforme o tempo ou quando se esbarra em inimigos/obstáculos pelas fases.

Esse Score pode ser aumentando achando as letras SC que, randomicamente, aparecem nas fases. A letra J serve pra aumentar o pulo, o S dá à Alex o poder de atirar e o palhacinho dá mais pontos.

Outro fator do game que causou alvoroço na época (tanto positiva quando negativamente), foi o choro do Alex ao levar dano. Um pequeno berro de criança se seguia cada vez que encostasse em inimigos ou nos obstáculos do cenário.

Claro, seria lindo se não fosse o trágico fato de esse som se repetir TODA MALDITA VEZ que se encostava nos inimigos....e claro, isso cansava até Jesus se ele estivesse jogando.

Bom, como são muitas bizarrices presentes no jogo, farei uma pequena listinha pra mostrar pra quem não conhece e pra lembrar quem já passou por isso:

Primeira Fase

Cães que cospem letras
Alex começa a sua jornada em uma fase onde o rosa e o azul predominam em quase 90% do cenário. Muitos inimigos estão esperando por ele, mas acredito que nenhum deles chamou mais atenção que o cãozinho imóvel que cospe letras embaralhadas pra atrapalhar a travessia do cabeção.

Muitas vezes podemos ler BLORSH, BLEWS, BLURM ou qualquer outra onomatopéia voadora. Qual a razão da sua existência ? É um mistério, mas que sua concepção chamou a atenção na época, chamou...

Trens nas cordinhas
Em determinadas partes, vemos TRENS MINIATURAS rodando em varais por onde Alex inclusive pode se agarrar....


"Chefe" ursinho
O boss da fase é uma CABEÇA DE URSO, uma espécie de balão que segue a tela até o final e que cospe NOTAS MUSICAIS em Alex, que vai saltando em blocos-mola até conseguir pular por cima do urso e passar a fase....que coisa, não ?

Segunda Fase

Dedadas no cabeção
A fase é meio hi-tech, com robôs, esteiras e prensas por todo lado, mas, de LONGE, o que mais chama atenção aqui são as mãozinhas que cutucam Alex caso ele não salte à tempo....exame de próstata nos games...


Terceira Fase

Ok, esta fase talvez reúna uns 80% de toda bizarrice no jogo em forma de inimigos: primeiro, encontramos uma caveira azul doidona que anda pra frente pra trás. Ela não atira nem nada, apenas anda feito uma maluca.

Depois, mais adiante, um carinha pelado peida crânios azuis na direção de Alex enquanto rebola. Sim amigos, agradeçam aos japas fumetas que provavelmente fumaram o xaxim dos vasos dos escritórios da Sega para pensar nessas coisas lindas como inimigos.

E o carinha peida um atrás do outro, sendo um colossal combo de crânios azuis. Vale dizer que é complicado pacas desviar do safado com pulos.

Quarta Fase


Tudo agora é debaixo d'água e Alex veste um traje próprio, com uma máscara e aqueles tubos pra crianças, sem um tubo de oxigênio.

Os inimigos aqui são os mais normais do jogo, excentuando um peixe que nada apenas com sua espinha exposta e uns tubos de maionese que despencam na água.



Quinta Fase

O tema agora é jurássico, lembram do cãozinho que cuspia letras ? Pois bem, aqui temos um dinossauro miniatura que faz o mesmo, logo no começo da fase.

Além dele, tem um maldito que fica voando e jogando ovos que chocam e viram dinos menores ainda. Mas é dentro da caverna que moram as loucuras: mãos verdes despencam do teto enquanto paredes verdes descem e tentam esmagá-lo.


Ao sair, mais surpresa: uma bola gigante (que mais parece uma rosquinha) desce atrás de Alex numa ribanceira até que ele pega uma BEXIGA e sai voando...o sprite do Alex muda pra algo surreal...enfim, as imagens acima mostram tudo...


No final da fase ainda temos que descer por um ganchinho que dá de frente com um dinossauro que mais parece de papelão....depois basta pular um fosso de onde pedras saem pra conseguir sair desse inferno.


Sexta Fase

Preparem-se, pois esta é considerada uma das fases mais BIZONHARRAS de todos os tempos ! Estamos num local que mais parece o interior de alguma coisa VIVA !

Alex percorre e o primeiro inimigo parece um grilo verde, laranjas marrons cortadas ao meio caem do teto, junto com barras verticais que sobem e descem tentando pegar o orelhudo à todo custo. Acreditem, é um fase que estimula a criativade, pois para descrevê-la estou fazendo um ESFORÇO TREMENDO !

Mais adiante, bolas de ferro presas ao teto balançam de forma FATAL e, no caminho mais estreito adiante, gotas de água pingam do teto e CABEÇAS DE BEBÊ ROLAM PELO CHÃO E ALGO PARECIDO COM UMA ESPONJA VERDE SAI DAS PAREDES ! OK ! CHAMEM OS PARAMÉDICOS ! VOU INFARTAR !


Ufa, ainda bem que no final só temos TORRADAS que aparecem e somem, mais algumas cabeças de bebê rolando alegremente e um desafio antes do EXIT: passar por 2 rodas de coisas verdes que ficam girando no ar. UFA !



Sétima Fase

A "última" fase é no planeta ZIGURATT ! Não me perguntem O QUÊ a estátua da liberdade faz no símbolo da fase, acho que é mais fácil responder o porquê das cabeças e bebê estarem rolando na fase anterior....Cristo senhor...enfim, Ziguratt é o último desafio não repetente do jogo, a fase toda não tem gravidade, o que ajuda nos pulos. Meteoros caem o tempo todo e os monstros que cospem letras voltaram.


GOARRR !! Mais adiante o chão é gelado e estacas estão prontas pra...hmm...você sabem, espetar a bunda de Alex. Máquinas com estacas que sobem e descem dão duplo sentido na coisa, mas SÃO SOMENTE MÁQUINAS COM ESTACAS QUE SOBEM E DESCEM, SUAS MENTES SUJAS !


O desafio final é um monstro cabeludo que cospe um monte de bolinhas que ficam pulando, complicado pacas se não tiver o SHOT (S), pois o EXIT fica meio longe.


O "final" mostra a Estátua da Liberdade (!?) em meio à planetas bizarros e seis signos que conseguimos. Agora as fases se repetem DENOVO e o final é o mesmo, só que com os outros signos. Fim !

Pois é, apesar de todas essas coisas malucas, o jogo fez um relativo sucesso, principalmente pelo personagem, é claro. Se tivessem colocado qualquer outro aqui, o jogo mal sairia da fábrica...

O pior de tudo (ou melhor de tudo) é que as músicas do jogo são bacanas, se repetem pra cacete, mas são bem legais e quem joga periga sair assobiando-as depois.

Enfim, isso é o que eu queria mostrar de Alex Kidd in the Lost Stars, um jogo estranhíssimo, com uma história praticamente nula, efeitos sonoros mais estranhos ainda e inimigos, bem....acho que já entenderam.

Até o próximo !

6 comentários:

  1. O único Alex Kidd que presta é o Miracle World.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca gostei do Lost Star também...

    Prefiro os Miracle World, Shinobi World e o Enchanted Castle... o Shinobi World é o melhor !!!

    Aliás, aí Cosmão vc se esqueceu de dar a nota pra esse jogo [:D]

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, os jogos da seção GAME CRAP não possuem nota, são jogos geralmente bizarros e mal feitos, coisas estranhíssimas em formato digital, pra ser mais exato hehehe.

    ResponderExcluir
  4. esse jogo foi o primeiro q consegui zerar do master sistem , ele é muito bizarro mesmo, mas gosto muito

    ResponderExcluir
  5. Esqueceu de comentar do narrador bizarro, FIND THE MIRACLE BALLS!!!

    ResponderExcluir