segunda-feira, 26 de outubro de 2009

It Came From the Desert

Produtora: Cinemaware
Lançamento: 1990
Gênero: Ação
1-2 Jogadores

A abertura do jogo mostra uma espécie de meteoro caindo num grande deserto. Após isso, dá pra se escolher entre jogar sozinho ou com um acompanhante. Espere, eu disse jogar ? Quis dizer sofrer....

It Came From the Desert narra a história de sobreviventes ao ataque das terríveis formigas verdes do espaço. Nada mais é que um game baseado em histórias de Hollywood, feito pela produtora Cinemaware, o que já indica o que esperar aqui: um jogo baseado num filme B daqueles bem antigões.

Na verdade, o jogo até lembra aquele filme com Kevin Bacon, o tal Ataque dos Vermes Malditos, onde sobreviventes de uma cidade remota no deserto tentam sobreviver à monstros enormes que cavam túneis no subterrâneo. Neste caso aqui, os tais monstros são FORMIGAS VERDES GIGANTES, que saem aos montes e sugam a energia de seu herói em poucos segundos.

Eu diria que elas rivalizam com os escaravelhos de Tomb Raider IV: basta tocá-las para ver sua energia se esvair como areia no vento.

O jogo é visto de cima. Controlando um dos sobreviventes, sua única arma inicial é um lança-chamas, pois formigas verdes alienígenas só morrem se tocar fogo nelas.

Além disso, granadas e algumas armas novas podem ser vistas pelos cenários - repare que eu disse VISTAS, pois para coletá-las vale mais do que apenas ir até lá, é preciso balls of steel...

Seu personagem se locomove com uma lentidão de dar pena, salta em diversos níveis de altura e leva dano de quase tudo no cenário. Seu objetivo é achar mais sobreviventes e prosseguir pelo jogo. Confesso que não passei da parte onde ele encontra o pai dele e este vira um monstro verde e aniquila o filho.

É tão complicado combater esses inimigos em um terreno tão sacana que desisti na segunda tentativa. Ah, e se morrer, volta pro início do cenário.

Sair do primeiro cenário já é uma tarefa de macho, pois as formigas cavam túneis que vão cercando o personagem, obrigando o jogador à ir traçando estratégias para chegar ao norte, onde um doutor te espera.

Nessa primeira etapa não dá pra atacar ninguém, sobrando pro jogador apenas andar e saltar pelos túneis. E se tocar neles, adeus energia.


Por essas e outras dificuldades, eu diria que o jogo até tem uma idéia interessante, mas é frustrante tentar vencer aqui. Por qualquer motivo, seu personagem enrosca num buraco e morre ali mesmo. Saltar fica complicado e mirar nos inimigos é quase impossível quando a tela fica forrada de formigas verdes tentando devorar até sua alma.

Recomendo o game pros que se acham machões e encaram qualquer pedra.

Prós: ....cri....cri....cri...
Contras: gráficos / mecânica lenta / sons fraquíssimos

Nota Final: 1.5

NEXT - Flash Back

5 comentários:

  1. Cara esse jogo é original de Amiga, e a versão do Amiga é absurdamente melhor que a do Mega, esse é um dos maiores clássicos do Amiga.

    Assim como o Shadow of the Beast (americano), It Came From the Desert é mais um jogo original de Amiga com péssima conversão no Mega Drive.

    ResponderExcluir
  2. Verdade mesmo Guilherme. Andei dando uma olhada em outras versões e vi que algumas possuem até FMV nas cutscenes, algo bem bacana pra época.
    Descobri também que existe uma segunda versão chamada It Came From the Desert II.

    ResponderExcluir
  3. PelamordeDeus!!rs Nota 1,5 foi até muito para esse jogo!

    ResponderExcluir