sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Retronado - Sonic the Hedgehog (Master System) [1]


E estamos de volta com mais um retronado, dessa vez um jogo mais leve, Sonic 1 do Masterzinho, como diria o Diego Batera. Nesse retronado, pretendo mostrar passagens secretas, vidas escondidas, e, principalmente, a localização de cada esmeralda no jogo. Como o Sonic 1 (e o 2 também) do Master é diferente da versão do Mega, as esmeraldas estão localizadas nos próprios cenários e não em bônus especiais. Lembrando que o final do jogo muda ao coletar todas.

Os itens do jogo são os mesmos na maioria dos games da série, como a proteção do escudo, a invencibilidade temporária, os sapatos que deixam Sonic mais rápido ainda, a caixinha que vale 10 anéis, vidas, etc. À cada 100 anéis Sonic ganha uma vida e à cada encostada em inimigos ou espinhos, lá se vão todos eles de uma vez. Sim, aqui os anéis não se espalham e nem podem ser pegos novamente, todos os anéis somem se encostar em inimigos ou em partes espinhosas no cenário.

Bom, deixemos de papo então e vamos pro jogo !






A primeira fase de todo Sonic serve pra mostrar comandos, acostumar o jogador com a velocidade do jogo, entre outras coisas. Logo após a primeira rampa e fosso de espinhos, há uma vida escondida no coqueiro. Basta pular embaixo dele pra vida cair.

Mais adiante, não deixe de pegar a caixa com uma seta, ela permite que você volte ali caso morrer. Tem a mesma função dos postes giratórios do Sonic 2 do Mega. Terminando a fase com 50 anéis pelo menos, terá direito ao bônus Special Stage.

Nos bônus, sempre tem a oportunidade de conseguir CONTINUES e VIDAS. Eles funcionam como máquinas de fliper: basta lançar Sonic nas molas e ir guiando seu caminho coletando anéis, vidas, etc. Vale lembrar que os bônus tem tempo, se vacilar, sai de lá de mãos abanando.





A segunda etapa começa ao ar livre e depois despenca numa espécie de subterrâneo. Já ao cair, siga pra esquerda e passe pela parede para coletar uma vida escondida.

Na hora de subir, ao alcançar o "primeiro andar", entre na passagem à esquerda e siga pelo riacho: passando por baixo dos espinhos, caia no final e pegue a primeira esmeralda à direita.

Aproveite o resto da fase pra acumular anéis e conseguir outro Special Stage.

a passagem com a vida




Nesse Sonic, em toda fase dos chefes, existe uma vida no caminho. Nessa primeira, caia no segundo buraco e siga pra direita para consegui-la. Suba pela mola e vá enfrentar a primeira máquina de Robotnik.

É um chefe simples, seu único ataque é ir pra lá e pra cá e, invariavelmente, descer até o solo. Esse é o momento de pular nele e tirar o máximo de energia. Cada boss precisa ser acertado 8 vezes.

Na próxima parte, Sonic parte pras encostas de um rio, onde saltos precisos serão mais do que necessários para sair vivo !

4 comentários:

  1. BOA COSMÃO !!!!!!!!!

    E o mais legal mesmo é que as esmeraldas ficam escondidas, foi uma boa sacada da Sega.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu joguei isso a primeira vez, quase que eu nao consigo parar!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que saudades desse Sonic...

    Eu achava ele melhor que o de Mega Drive, pelo motivo de ter fases mais explorativas, além das músicas que nunca me saíram da mente.

    ResponderExcluir
  4. Só faltou falar do bug da rampinha. Se você usar a rampa direito (descê-la com o Sonic em bolinha e sempre segurando para a direita) poderá passar a fase toda em poucos segundos.

    ResponderExcluir