quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rolling Thunder 2

Por: Namco
Ano: 1991
Gênero: Shooter / Ação
Também para: Arcade e Virtual Console (Wii).
1-2 Jogadores

Rolling Thunder 2 segue a história do primeiro game, lançado na década de 80 pra uma porrada de consoles domésticos e arcades. Nele, controlamos dois agentes especiais da agência Rolling Thunder, uma divisão fictícia da FBI americana.

A missão é impedir que a organização Geldra tome conta do mundo, organização essa que já deu um bom trabalho no primeiro game da série. Dessa vez, ela andou sumindo com alguns satélites que orbitavam a Terra, provocando o caos mundial.


O jogo é um shooter bem bacanudo, onde controlamos dois policiais em uma visão lateral, com plataformas pelo caminho, além de muitos capangas pra meter chumbo. Se comparado com o primeiro game, podemos dizer que este segundo adotou um visual mais moderno, desde os inimigos até a apresentação do game como um todo.

Na verdade, o game se parece com um daqueles filmes de espião dos anos 70/80, mas tem um quê de anos 90 que não o deixa envelhecer. Resumindo: é um jogo bem competente.

Na abertura já podemos ver os dois agentes com quem jogamos: a moça com o codinome de Leila ou o Albatross, o policial com pinta de galã estilo 007. Ambos são idênticos no que diz respeito à jogabilidade, mas formam uma dupla bacana.

A primeira missão envolve uma perseguição à Gimdo, líder da Geldra, que foi visto num cais em Miami.

O jogo todo é envolvo em cut-scenes antes e depois das fases, bem caprichadas, mas que ainda perdem (óbviamente) pra versão Arcade.

Falando nisso, os gráficos do jogo são ótimos, mesmo sendo uma conversão de arcade, há muito pouco o que se reclamar aqui.

O jogo, como um todo, lembra muito Shinobi: seu personagem pula, atira, se abaixa e pode saltar em lugares mais altos ou no fundo dos cenários apertando pra cima + pulo. Desnecessário dizer que esse movimento é ótimo para escapar de algumas enrascadas.

Algumas fases tem portas, que geralmente tem armas (metralhadoras, pistolas e até lança-chamas), munição ou tempo para serem coletados, o que aumenta o fator de exploração do jogo. Até em partes do cenário dá pra se esconder, um movimento similar usado em Blackthrone, por exemplo.

Inclusive as portas servem bem pra esse propósito: dá pra entrar em uma e ficar um tempo ali esperando o momento certo de sair e metralhar os inimigos. Inimigos esses que geralmente são abatidos com um ou dois tiros, mas os chefes podem dar trabalho se não tiver munição ou armas melhores.


Uma das coisas bacanas, mas que pode irritar os jogadores menos pacientes, é que o jogo segue um modelo real de combate: ao levar um tiro, dependendo da quantidade de energia, seu personagem morre na hora.

Um mísero tiro arranca 2 pontos de energia, o que, na maioria das vezes, é fatal, pois medidor começa com 2 pontos.

As fases ainda escondem outros perigos tais como tigres no jardim da mansão da segunda etapa, que podem atacar e alguns capangas que podem descer o sarrafo com chutes e socos.

A energia pode ser aumentada achando portas que tenham o item ESPECIAL, portanto, vasculhar portas nos cenários acaba se tornando uma necessidade aqui.

Apesar de todas essas "facilidades", os inimigos aqui não dão a mínima chance, partindo pra cima e atirando sem parar. Saber se esquivar e usar os elementos do cenário à seu favor é quase obrigatório. Sair na louca atirando definitivamente não vai funcionar aqui.

Lógico que o jogo melhora (e muito) quando se jogado de dois, cada um controlando um agente e se ajudando pra passar as fases. Na verdade, aqui está a grande atração do jogo.


Sob o aspecto sonoro, Rolling Thunder 2 tem canções memoráveis, algumas delas que fixam na memória com muita facilidade. O jogo até tem um player que simula um CD-PLAYER pra tocar as músicas no options. Em se tratando de efeitos sonoros, tudo está muito bem encaixado no jogo.

Rolling Thunder é um jogo bem executado, foi um belo port dos arcades pro Mega, afinal, a Sega supervisionou tudo para assegurar a qualidade. É um game gostoso de se jogar, com fases bem bacanas que estimulam a criatividade na hora de sair de enrascadas.

Prós: gráficos legais / trilha sonora de primeira / modo 2 players
Contras: dificuldade pode afastar alguns /

Nota Final: 8.5



Next > The Simpsons - Virtual Bart


3 comentários:

  1. Cara, eu gostava pra caramba desse jogo aí. Aliás, nunca joguei nenhum outro jogo da série, qualquer dia eu experimento.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita revisão do RT 2, disse tudo !!!!!

    A mecânica do jogo é verdadeiramente excelente !

    ResponderExcluir
  3. Você gosta de Rola Entrander!
    Esse é o melhor dos 3 ^^

    ResponderExcluir