sábado, 21 de novembro de 2009

Castle of Illusion

Produtora: SEGA
Lançamento: 1990
Gênero: Plataforma / Aventura
1 Jogador

Por Cosmão

Castle of Illusion, por si só, poderia representar pra muita gente o que realmente significou a época dos 16 bits. Um joguinho agradável visualmente, com músicas bacanas, historinha singela, controles perfeitos e fases que esbanjavam criatividade. Tanto a versão Mega como a versão Master System, são inesquecíveis pra quem jogou na época...


Em Castle of Illusion controlamos Mickey, o rato símbolo da Disney, em uma aventura pra resgatar a Minnie, que foi raptada pela bruxa Mizrabel. Aliás, esse nome é bem peculiar, na época acredito que muito moleque não sabia pronunciá-lo corretamente.

Pois bem, Mizrabel fugiu com Minnie para seu castelo e espalhou as 7 (ou 6, não me recordo) gemas coloridas, as únicas capazes de ajudar Mickey à alcançar tal castelo. A missão do rato é coletar essas pedras preciosas e salvar sua pobre namorada das garras da bruxa.

Sendo um jogo de plataforma, Mickey é capaz de saltar e atacar, mas de forma bem diferente: além dos itens encontrados nas fases, Mickey pode dar BUNDADAS nos inimigos, um tipo de ataque, digamos, um pouco doloroso. Mario, pelo menos, pisava nos inimigos, ao invés de sentar...Hum....

As fases são todas temáticas, mas aqui há também novidades, como uma fase inteira dentro de uma biblioteca e outras em um castelo de brinquedos, fases essas que se tornaram inesquecíveis, mesmo com o passar dos anos. Minha única reclamação é não ter a deliciosa fase dos doces aqui, presente apenas na versão Master System.


Em cada fase há um chefe diferente, que deve ser vencido para conseguir cada uma das gemas coloridas. Além disso, itens de ataque (que variam de maçãs à bolinhas), vidas e energia estão presentes em todas fases, bem como as famosas passagens secretas.


No campo sonoro, músicas lindas, nostálgicas e inesquecíveis. A Sega, em conjunto com a Disney, criou melodias maravilhosas pro jogo, canções essas que fazem muita falta hoje em dia. Não nem um pouco difícil sair assobiando as mesmas após uma partida do jogo.

Apesar do jogo parecer meio meigo e até fácil, as fases adiantadas apresentam algumas dificuldades e até alguns puzzles que levam à caminhos fechados.

É sempre importante manter Mickey com um bom estoque de energia, pois os inimigos, muitas vezes, são bem traiçoeiros.

Castle of Illusion, juntamente com Quackshot, formaram a dupla imbatível de jogos de plataforma, sendo lembrados como os melhores jogos com os personagens da Disney até os dias de hoje.

NOTA: 10

O melhor: fases, músicas, controles...
O pior: não ter a "fase do chocolate"...
Mas ainda assim: não existe jogo melhor com o Mickey do que esse !

NEXT - Tinhead

4 comentários:

  1. O interessante é que Castle of Illusion para Master System e Mega Drive são jogos diferentes. Mesmo quando os cenários são iguais (floresta, brinquedo), o mapa é outro.

    Mesmo sendo um ótimo jogo, tenho dúvidas se é o melhor "Mickey" do Master System, pois acho Land of Illusion excelente também. Claro que a proposta é um pouco diferente, LoI mistura com elementos de RPG, enquanto CoI é mais linear.

    ResponderExcluir
  2. Mr.Cosmão, eu adoro este, mas gosot mais do MAster que tem influencias Megamenianas. ;p

    Anyway, Epic Mickey, lançamento pro ano que vem vai tentar trazer a grandiosidade aos jogos de plataforma Disney

    ResponderExcluir
  3. Castle of Illusion, do Master, eu joguei e terminei um zilhão de vezes. A versão do Mega, por incrível que possa parecer, eu apesar de já ter jogado um pouco, nunca peguei para jogar de "cabo a rabo". Ainda tenho que fazer isso um dia...

    ResponderExcluir
  4. @9voltclub
    Eu vi uns vídeos desse Epic Mickey, tá ficando bacana, apesar de dark demais... Voltar a ser como Mickey era na época dos 8/16 bits, acho que nunca mais vai acontecer.

    @André
    Recomendo que jogue logo no hard, é muito melhor que no normal.

    ResponderExcluir