sábado, 28 de novembro de 2009

Tinhead

Produtora: Microprose
Lançamento: 1993
Gênero: Plataforma
1 Jogador

O que acontece quando um tirano chamado Grim Squidge rouba todas as estrelas do universo ? Tinhead, o personagem fofo da história, entra em ação para resgatá-las e colocar um pouco de ordem na casa !

Falando sobre personagens fofos, Tinhead é mais um que tentou seu lugar ao sol ao lado de Bubsy, Sonic, Mario, Ristar e tantos outros personagens.

Mas este aqui parece ser um pouco diferente dos demais...

Com uma história tão "profunda" como essa, o jogo começa te colocando na pele de.......Tinhead, uma espécie de robozinho carismático que solta tiro pela cabeça....mas calma lá, ele não usa canhões ou algo do tipo. Seus tiros são pequenas bolinhas que podem ser atiradas em 3 direções, escolhidas com o botão A. E é justamente aí que mora um dos maiores problemas do jogo...

O jogo tem como objetivo resgatar as estrelas perdidas, geralmente uma por fase, mas existem muitas outras coisas para serem feitas. Existe um sem número de itens que dão pontos, mais alguns que dão energia e vidas, além de alguns power-ups que permitem pular mais alto ou flutuar por um determinado tempo. Tinhead começa com a possibilidade de atirar poucas bolinhas, mas isso pode ser aumentado conforme o jogador coleta itens.


A dificuldade do jogo é progressiva conforme avança nas fases, sendo que as primeiras, como a maioria dos jogos, serve mais pra se acostumar com os controles. Nas últimas vai querer arrancar os cabelos e clamar por piedade, podem apostar nisso.

Falando nos controles, outro problema irritante do jogo é o botão de pulo que, ao se manter pressionado, Tinhead sai pulando feito louco, o que geralmente ocasiona em mortes e acidentes.


Sobre os gráficos não tem muito o que dizer, as fotos dizem tudo. Ou não. Tinhead tem uma tara pela cor ROSA, principalmente nas primeiras fases. Mas, apesar disso, o jogo conta com gráficos bacanas e as fases tem um belo design, com muitas passagens secretas e itens escondidos. Não se acanhe de fuçar cada cantinho do jogo, aqui é realmente preciso juntar pontos pra formar vidas, ou não vai sair do segundo mundo, um mundo horrendo cheio de espinhos afiados e ansiosos pela bunda metálica de Tinhead.

No som, nada tão sobrenatural, músicas normais de elevador e efeitos sonoros comuns fazem um jogo morno no aspecto sonoro.

Tinhead é um jogo bastante carismático, com um personagem diferente, fases diferentes e estilão cata-tudo, coisa rara hoje em dia. Se decidir se aventurar, reserve aí algumas horas, pois as fases costumam ser enormes e o fator de exploração das mesmas pode lhe tomar um bom tempo.

O melhor: design de fases.
O pior: controles.
Tinhead: mais um personagem fofinho esquecido no tempo...

NOTA FINAL: 7.5

NEXT - Thunder Force II

6 comentários:

  1. "(...)as fases costumam ser enormes e o fator de exploração das mesmas pode lhe tomar um bom tempo."

    Já me atiçou a vontade de jogá-lo...Belo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Achei esse jogo muito interessante. Fiquei com muita vontadade de jogá-lo. É muito bonito. Já tá na Lista.

    A propósito, o link do GLStoque não está mais na sua lista de pareiros? O que aconteceu?

    ResponderExcluir
  3. @GLSToque
    Opa, foi mal, andei mexendo no template do blog e sumiram os parceiros, já re-adicionei o GLSToque aos parceiros :D

    ResponderExcluir
  4. Perfeito esse jogo, ótimo, esse jogo fez parte da minha infância, então tinhead não será esquecido por aquelas pessoas q tem um bom coração. Tinhead um fofinho personagem, que jamais será esquecido por todos nós..: .'.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito esse jogo, ótimo, esse jogo fez parte da minha infância, então tinhead não será esquecido por aquelas pessoas q tem um bom coração. Tinhead um fofinho personagem, que jamais será esquecido por todos nós..: .'.

    ResponderExcluir