sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Magic Sword (arcade)

Arcade / Capcom / 1990

Quando eu era moleque, joguei poucos arcades na vida. Na minha cidade isso era raro mas eu conheci esse game num arcade no shopping. Lembro muito bem que não cheguei a jogar, mas observei a demo correndo na tela de olhos arregalados com aqueles personagens incríveis. Apesar de que na época, qualquer coisa com mais de 3 centímetros na tela logo se tornava INCRÍVEL no mundo dos games...



Magic Sword conta a história de um bravo guerreiro que precisa escalar uma enorme torre destruindo todo tipo de de inimigo e demônios pra salvar o mundo. Não dá pra esperar um enredo mais elaborado que isso de um jogo de arcade, então, devemos agradecer por este pelo menos ter um enredo, mesmo que simplório.

Controlamos um herói genérico, cujo nome não descobri qual é, mas que pode usar diversas armas diferentes e ainda chamar alguns amigos pra ajudá-lo na luta.

O jogo é um side-scroller, com direito à coleta exaustiva de itens que muitas vezes não fará nem idéia pra que serve. Por ser um game da Capcom, espere uma dificuldade acentuada, principalmente por se tratar de um jogo de arcade. Admiro quem, na época, conseguia passar do terceiro andar sem gastar uma fortuna em fichas.....isso em QUALQUER arcade da Capcom.....empresa mercenária do c#@$@#$!

Arram....como a tela fica cheia de inimigos facilmente, é muito fácil ser atingido e morrer. Mas nosso guerreiro tem aliados dos mais diversos tipos. Usando as chaves encontradas geralmente em baús, pode-se abrir portas e escalar um entre vários guerreiros disponíveis, desde magos à orcs, dark mages, ninjas, um cara que joga bombas e até amazonas com suas espadas afiadíssimas. Todos eles dependem de nível de mágica para usar seus poderes mais fortes, e isso tem relação direta com uma infinidade de itens encontrados nas fases.

Esses itens geralmente estão em baús que são abertos na porrada, mas alguns os próprios inimigos dão ao morrer. Vão desde maçãs pra repor energia, corações, armas novas, magias, itens estranhos, etc, etc....

Até hoje não sei pra que serve tanto item diferente, mas ainda assim, ficou bem bacana o jogo com essa variedade.

Os gráficos são bonitos, bem coloridos e diversificados. Apesar do jogo ocorrer numa torre enorme, os ambientes vão desde as clássicas masmorras até jardins e partes subterrâneas. Cada área é transposta quando um chefe é morto, e este costuma dar muito trabalho.

Além disso, em várias áreas, a única forma de avançar é encontrando uma porta que leva à uma escada, que por consequência te leva ao próximo nível.

À cada andar vencido, nosso guerreiro ganha uma espada nova e mais potente, chegando ao máximo no último andar, onde enfrentará o mal de uma vez por todas.

É um jogo longo, bacana e bem difícil, ótimo pra treinar os reflexos jogando com um parceiro/a.

O melhor: o jogo é viciante, mesmo sendo muito difícil;
O pior: morrer no último andar e não ter mais fichas (Deus abençoe o MAME);
Ninja: a melhor companhia nesse jogo;

Nota do Cosmão: 7

11 comentários:

  1. Eu conhecia a versão do Snes, não sabia que tinha uma versão de arcade, também nem conheço muito de arcades!
    Baixando para ver as diferenças!!

    ResponderExcluir
  2. Testado, muitooo melhor que a do Snes (que não é ruim), vale um destaques para as magias que na versão arcade são muito mais bonitas, a imagem tem mais brilho.
    Legal um bom jogo mesmo, baixem que vão gostar.

    ps:
    ( \m/ rodei no Mame e no Sne9x do Dingoo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jogos de arcade são sempre melhores que seus ports para consoles domésticos...

      Excluir
  3. @Ezequiel
    A versão Arcade é mais bonita que a versão SNES, as magias tem mais brilho realmente e parece que o jogo ficou maior como um todo.
    Mas a versão SNES ficou bem bacana pra uma versão caseira.

    ResponderExcluir
  4. Parece um jogo muito bom esse!!!

    Vou aproveitar que estou detonando os games da Capcom no Kawaks e vou testar esse também!!

    ResponderExcluir
  5. To jogando aqui
    (pior é que eu começo a jogar na cama antes de dormir e chego no 9º/10º floor(3º/4º fase) e não consigo terminar...)

    mas é viciante e uma dica quando forém pegando os reféns que ajudam a gente, fiquem com o NINJA ele é o melhor XD, só troquem quando aparece o outro ninja com shuriquens de fogo!

    O legal é que ao matar um chefe e trocar de fase você vai subindo o nível da sua espada, os ataques dela também mudam.

    O interessante é que não estou gastando tantos "coins", como você disse que era hard achei que gastaria mais, (o Ninja também me ajuda pra caramba), vamos ver se essa semana eu termino!

    (Mame não tem savestate, =X)

    ResponderExcluir
  6. @Ezequiel
    Vou jogar mais hoje à noite, mas o Ninja é de longe o melhor mesmo, se não tiver ele, o Mago verde pode ser uma boa escolha também.
    Sobre as armas, cada chefe derrubado garante uma espada melhor, mas fique esperto que você podê perdê-la em combate também.
    O jogo fica complicado demais nas fases finais, e sobre o save-state, é melhor que não tenha mesmo, apesar de ter fichas infinitas...

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito esse jogo. Já o vi antes, mas nunca tinha jogado. Já vai para a lista.

    Ah, só para lembrar. Esse fim de semana testei o Golden Axe de Arcade e a centaura arrasa. Tirando os bugs do emulador o games é perfeito.

    ResponderExcluir
  8. @GLStoque
    O jogo é ótimo mesmo e eu só jogo com a centaura !!! :D

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro esse jogo, e curiosamente sempre joguei pouquíssimo. Vou colocar no Dingoo e ver se finalmente conheço o danado de ponta a ponta.

    ResponderExcluir
  10. Jogasso...conheci no fliperama, era desse tipo de jogo que eu mais gostava...mas era um engolidor de fichas...mas valia a diversão

    ResponderExcluir