quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mickey Mania

Produtora: Traveller's Tales
Lançamento: 1994
Gênero: Plataforma
1 Jogador

Jogos com o Mickey sempre fizeram sucesso, principalmente no passado, nos 8 e 16 bits. Desde Castle of Illusion até Mickey e Donald 3, o rato trilhou um caminho de sucesso nos games. E com Mickey Mania não foi diferente...

Mickey Mania é como uma homenagem à história do rato mais famoso do mundo.

Como o próprio sobrenome do jogo indica (The Timeless Adventures of Mickey Mouse) controlamos ele próprio, passamos por fases temáticas, todas elas baseadas em alguma época do desenho animado, desde a primeira fase, Steamboat Willie, onde tudo é preto e branco, Mad Doctor, em um laboratório com o médico maluco até o Castelo do Gigante, onde precisamos escalar diversas etapas até chegar no tal castelo e vencer a fase, entre muitas outras.

Muitas delas eu sequer fazia idéia de que existisse no desenho animado, mas algumas dá pra reconhecer logo de cara.

Mickey está muito bem animado aqui. Aliás, não só ele, os gráficos como um todo estão excelentes, desde efeitos tridimensionais espalhados por todo canto, até sprites que parecem terem sido tirados direto do desenho, o capricho foi enorme. Esperem pra ver a fase onde Mickey foge de um alce maluco e ficarão se perguntando "COMO DIABOS FIZERAM ISSO NO MEGA DRIVE ???".


Nos controles tudo roda suave, desde saltos (apesar de ter o mesmo bug de Tinhead quanto aos pulos) até ataques, Mickey faz tudo suavemente, com uma jogabilidade bastante agradável. A dificuldade do jogo está em saber atacar e desviar de inimigos. Na fase dos fantasmas, por exemplo, é bom ter os reflexos em dia pra desviar dos sacanas, pois eles surgem na sua frente do nada e arrancam preciosos pontos de vida.

Falando nisso, Mickey pode levar 5 porradas antes de morrer, o que deixa o jogo mais complicado ainda....

Em muitas vezes é quase impossível desviar dos ataques. Claro que o jogo disponibiliza diversas estrelas que enchem a energia do ratinho, mas mesmo assim, pra um jogo voltado ao público infantil, poderiam pegar mais leve na dificuldade.

Poucas pessoas conheceram o final do game na época, e eu fui uma delas, conseguindo terminar apenas anos depois com a magia supimpa dos emuladores. Mickey dispõe de dois tipos de ataques: ou pulando nos inimigos (como sempre fez, só que agora, talvez devido ao reumatismo, ele apenas pisa com os pés ao invés de dar bundadas) ou então usando a única arma do jogo: as bolinhas de gude fatais.

No departamento musical, o jogo brilha mais ainda. Todas as músicas são únicas, são CANÇÕES (como diria Iyasu McFly) que realmente GRUDAM na cabeça. Basta ouvir o começo de um fase (quando o lápis desenha alguma coisa simbólica do desenho) pra descobri de que se trata de Mickey Mania.

O jogo foi lançado em diversos consoles, sendo que sua última versão saiu pro Playstation em 1995, versão a qual eu nunca vi mais gorda. A versão SNES eu achei inferior à essa, e não me perguntem o por que, pois eu não saberia explicar.

Já a versão SEGA CD conta inclusive com trechos do desenho animado e até algumas fases novas.
Mickey Mania surgiu timidamente no mercado e roubou a cena como um dos jogos mais bonitos e caprichados do rato.



Mesmo com uma dificuldade acima da média, é prazeroso percorrer as fases, procurar por vidas e passagens secretas enquanto faz das tripas coração pra não morrer no percurso. É um game genuinamente caprichadíssimo !

O melhor: gráficos, jogabilidade, músicas !
O pior: talvez a dificuldade espante alguns...
Mickey Mouse: o rei dos plataformas nos 8 e 16 bits !

NOTA: 9

NEXT - Captain America and the Avengers

10 comentários:

  1. Jogaço. Tenho o cart pro Snes e jogo ainda volta e meia, tive a versao do playstation tambem :D

    ResponderExcluir
  2. @maxcarnage
    Nunca joguei a versão do PSX, mas já ouvi falar dela.

    ResponderExcluir
  3. Cara, nunca avancei muito nesse jogo por causa da maldita dificuldade, que de vez em quando me lembrava Battletoads pro Nintendinho...O irônico foi que zerei Battletoads...

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei este game belo graficamente, mas por acaso do destino, nunca peguei para jogá-lo! :)

    Vou ver se consigo fazer isso qualquer dia, pois o jogo parece ser mesmo interessante.

    ResponderExcluir
  5. Vou ser direto: bonitinho mas ordinário...

    Prefiro os outros jogos do Mickey. (Menos o do Nes)

    ResponderExcluir
  6. A versão do PSX chama-se Mickey's Wild Adventures.

    =D.
    o Mickey do Nes é muito foda...não sei o que o pessoal tem contra. Deve ser pq não passavam da floresta. =P

    ResponderExcluir
  7. Não consigo passar da 1ª fase, chega uma hora que simplesmente não sei o que fazer, quando o Bafo aparece.

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo
    Acerte-o para derrubá-lo e use sua barriga para alcançar as caixas à direita.

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo é demais! Joguei há coisa de... 12 anos. Com o passar do tempo me esqueci do nome e, por mais que me lembrasse do jogo em si, nunca mais consegui encontrar nada sobre ele. Vê-lo aqui... Não tem nem como explicar. É uma puta viagem no tempo! Hahaha! Eu tinha um Mega Drive 1, que na época já era velho. Acho que cheguei bem lá na frente, mas não me lembro de zerar esse jogo. Era difícil demais! Essa fase em que Mickey foge do alce é quase mágica mesmo. Haha. Não sei como meu velho Mega Drive suportava isso.
    Bons tempos.
    Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Esse jogo é absurdamente difícil, quando era pequeno, não avançava muito. Eles acham mesmo que as crianças iam conseguir fechar isso? Consegui zerar com muito esforço a versão do SNES usando o emulador. Pior é o final que só perde para Shinobi do Master System, então dá para ter uma ideia de como é "fantástico"...

    ResponderExcluir