sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Asterix (SNES)

SNES / Infogrames / 1993

Quando eu tinha meu Master System, uma das fitinhas que eu sempre alugava era Asterix. Eu nem sabia de quem se tratava, nem de sua fama nos quadrinhos e desenhos animados, muito menos que se tratava de um personagem famoso da França, talvez o desenho animado mais famoso de lá.

Mas eu adorava o jogo, como talvez muitos de vocês. Era um jogo de plataforma carismático ao extremo, com muitíssimas fases inspiradas, músicas marcantes e gráficos lindos pro console. Os anos se passaram e vimos versões para vários consoles, mas nenhuma atingiu o potencial da primeira versão do Master. Nem mesmo essa do SNES que lhes trago hoje...

Asterix do SNES não é um jogo ruim, contudo. É um game de plataforma, estilo que consagrou o personagem e de onde ele nunca deveria ter saído.

O jogo tem vários lances que lembram o jogo do Master, como as poções, os romanos perambulando pelas fases, Ideiafix que surge às vezes e socos, muitos socos. Enquanto a versão do Master permitia escolher entre Obelix e Asterix, essa daqui só permite jogar com o magrinho ranzinza.

Claro, a história gira em torno do sequestro de Obelix, obviamente só jogamos com Asterix....Mas dá pra jogar de 2 jogadores, como na versão Master System, mas sem o gordão carismático...

O jogo tem gráficos bacanas, com um colorido bem típico do SNES, ele usa uma palheta de cores muito próxima de Super Mario World, dá pra notar bem isso nas fases de neve e nos efeitos das moedinhas no ar.

Bom, como todo jogo de plataformas, esse estilo precisa ter controles bons, ou o jogador vai mais se frustrar do que conseguir jogar alguma coisa. E nisso esse jogo peca por detalhes que poderiam ter sido polidos antes do jogo ter sido lançado...

São coisas talvez idiotas, mas é bom lembrar que, no mesmo estilo e com o mesmo personagem, a Sega criou um dos melhores jogos de plataformas da época e, porque não, de todos os tempos! Esse aqui chegou perto, se não fosse por dois detalhes: controles meio zuados e uma sensação de pobreza nos cenários...


Vou explicar! Os controles usam 3 botões: um pra socar, um pra saltar e um pra correr, o que gera saltos maiores apertando o botão de salto junto. O problema é que, correndo, Asterix pula DEMAIS, e como o jogo tem várias plataformas estreitas, conciliar pulos precisos nesse tipo de plataforma se torna uma tarefa árdua e estressante.

Poucos jogos conseguiram unir essas duas habilidades de forma soberba e Super Mario World é um deles.

Sobre os cenários, achei tudo muito morno, com poucos detalhes, uma árvore ali, uma montanha ali, um morrinho acolá, alguns romanos e alguns corvos voando. SÓ! Podem reparar, os inimigos às vezes se resumem em apenas corvos voando...

Claro, isso muda nas fases adiantadas, onde inimigos mais chatos aparecem, mas mesmo assim, esse lance deu um ar meio vago ao jogo, diferente do carisma da versão Master System. Vai ver o designer de fases estava naqueles dias ruins...


Uma coisa que já ia esquecendo de comentar é sobre as músicas do game. São extremamente..........chatas. Poderiam ter incluído músicas melhores aqui, se trata de um jogo de plataforma alegre, caralho. Até a versão do Mega tem músicas mais caprichadas, esculacharam total nessa versão SNES.

Os itens coletáveis vão desde as famosas poções já citadas até moedas espalhadas pelos cenários (100 dão a famosa vida), ganchos de ouro (valem 3 moedas, se não me engano), capacetes e artefatos deixados pelos romanos ao morrerem, que aumentam a pontuação no final das fases e os eternos frangos, que valem energia extra.

Nada muito longe dos outros jogos do estilo, mas achei bacana esse lance de capacetes e moedas, isso deveria ter em todo jogo. Sim, eu gosto de coletar todo tipo de tranqueira em jogos de plataforma, sou um completo tarado por isso.

Por isso, apenas! E talvez por coca-cola também...ou Doritos?

Bom, finalizando, eu insisto pra, quem curte jogos de plataforma, tentar esse jogo do Asterix, um jogo muitas vezes esquecido, mas que pode agradar quem gosta de um pula pula com muitos itens espalhados. Não é nenhuma maravilha da tecnologia como Mario e sua turma, mas cumpre seu papel de certa forma.

O melhor: coletar itens;
O pior: saltos fora de sincronia;
Eu já falei:
que a versão do Master System é inesquecível? XD


Nota do Cosmão: 6.5

19 comentários:

  1. Esse aí ficou massa mas o do Master realmente é fodão

    ResponderExcluir
  2. @max
    O do master é insuperável! *corre pra jogar uma partidinha*

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é soberbo! Joguei demasiadamente!

    Já notaram como em jogos do Asterix sempre alguém é sequestrado? Nessa versão do SNES foi o Obelix (uma desculpa para tirá-lo do jogo), uma pena não poder selecioná-lo para jogar.

    Na excelente versão do Master System já citada era a vez do druida Panoramix ser capturado pelos romanos...

    E nesse jogo de SNES há de se ter muita paciência para terminá-lo! Aluguei-o e terminei-o em muito tempo de jogatina (creio que mais de 6 horas)! Afinal são 42 fases!

    ResponderExcluir
  4. Eu joguei um pouco a versão do SNES, mas não fui com a cara dela logo no início. A versão do Master System ainda comanda, embora eu tenha algumas críticas sobre ela também.

    ResponderExcluir
  5. @??????
    Poxa, 42 fases??? Jogo pra MACHO mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Lembro de uma GamePower zoando: "O quê? O Asterix aprendeu a var? pra quê isso?"

    ResponderExcluir
  7. O unico jogo do Asterix que eu consigo jogar é o do Master mesmo, só o primeiro

    ResponderExcluir
  8. Caramaba, 42 fases, dessa nem eu sabia!
    Os jogos do Asterix são todos muitos bons, muitas cores, musicas fieis ao desenhos, coisa de primeiro mundo.
    Eu como fã não tenho do que reclamar quanto as jogos, apesar de envergonha-los por nunca chegar ao fim!! Oh! Dor, o orgulho ferido! rsrss

    Grande post meu caro ;)

    ResponderExcluir
  9. Esse eu não joguei Cosmão... mas 42 fases, PQP num sei se vou encarar não kkkk

    ResponderExcluir
  10. @Cyber Woo, Sabat

    42 fases não é pra qualquer um não, haja paciência.....se bem que já terminei Kid Chameleon sem save-states, na época do Mega :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que mentira cabeluda em fera!! Kid Chameleon sem save-states!! duvido!!!

      Excluir
  11. É até engraçado... mas o único jogo do Asterix que eu realmente curti e achei perfeito foi o primeiro lançado para o Master System. Todas as outras versões que joguei, inclusive as lançadas para consoles mais avançados do que o velho Master, se mostraram inexplicavelmente piores... vai entender...

    ResponderExcluir
  12. @André
    Isso é um consenso: de todos os jogos Asterix, o único que realmente presta é essa primeira versão do Master System.

    ResponderExcluir
  13. "se bem que já terminei Kid Chameleon sem save-states, na época do Mega"

    Cara, como você conseguiu tal proeza, tu deve ter ficado varios dias sem comer e dormir!!!
    È fase pra caramba meu caro O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kid Chameleon sem save-state... Desculpa, mas isso é mentira.

      Excluir
  14. Eu gosto do segundo do Master System, que a TecToy lançou aqui no Brasil como TV ColOsso
    O arcade tb é legal.

    ResponderExcluir
  15. não tem como colocar senha para continuar na fase que paramos? não temos todo o tempo do mundo..

    ResponderExcluir
  16. Joguei essa versão e não curti tanto quanto a de Master que tem uma trilha fantastica e também seus cenarios grandiosos e com detalhes animais.

    ResponderExcluir
  17. Ah, esse Asterix na verdade é uma versão estendida do mesmo Asterix de NES, inclusive também publicado pela Infogrames no NES.
    Só que a versão do NES é bem curta , tem 4 fases.

    Essa por causa da jogabilidade zoada é mais difícil de vencer do que a do NES.

    ResponderExcluir