domingo, 31 de janeiro de 2010

Cyber Lip (Neo Geo)


Neo Geo / SNK / 1990
Já imaginaram CONTRA numa época do futuro ? Então nem precisam imaginar, Cyber Lip pode lhes mostrar isso facilmente. Apesar dos fortões do Contra sempre estarem em guerra contra alienígenas e similares, em Cyber Lip andróides e outras coisas bizarras também dão as caras.

Na pele de um ou dois soldados super armados, a missão é chutar a bunda de vários tipos de inimigos e que ameaçam nosso planetinha azul.

Lançado para Arcades, foi facilmente convertido para Neo Geo, que é esta versão que joguei. O game tem gráficos bacanas, chefes bem grandes e muito tiroteio.
Se fosse pra criticar algo em Cyber Lip, eu criticaria duramente o maldito programador que não incluiu o tiro na diagonal. Cacete, isso faz uma falta ENORME. Imaginem estar em uma sala onde canhões no teto estão BEM no alto e BEM mais adiante no cenário....não há como atingí-los sem chegar perto deles e mirar pra cima.


Algumas armas extras existem, mesmo que em baixa quantidade. Temos lança-chamas, uma espécie de tirinho verde (o melhor), uma rajada de tiros que varre a tela e até granadas. Além disso, em algumas portas existem munições pra essas armas, portanto vasculhar os cenários se torna uma tarefa quase obrigatória.

Uma coisa que me chamou atenção no game foram os caminhos alternativos que ele lhe dá pra escolher em alguns momentos: num elevador, por exemplo, lhe é perguntado se preferes subir ou descer, mudando completamente o próximo estágio a ser enfrentado. Isso dá uma boa variada no jogo, tornando-o menos repetitivo.

As músicas são básicas, assim como os efeitos sonoros.



Talvez o que mais chame atenção no jogo são seus chefes e o capricho gráfico em geral. Tudo é muito bem detalhado, desde prédios, tiros, naves e inimigos. Alguns até perdem a cabeça e ficam rodopiando até caírem mortos.



Se Cyber Lip tivesse tido um tratamento melhor na jogabilidade, poderia ter se tornado facilmente uma grande franquia ao lado de Metal Slug ou Contra. Gráficos e desafio o jogo tem de sobra. Faltou mesmo é uma mira na diagonal...

O melhor: gráficos bem caprichados;
O pior: não atirar na diagonal;
Cyber Lip, Contra, Metal Slug: tudo farinha do mesmo saco;

Nota do Cosmão: 7.5

11 comentários:

  1. Não conheço esse não Cosmão, nunca ouvi falar!!! Cyber-lip?? beiço cibernético?? ahUHAUhauAUH mas parece ser bem caprichado mesmo, e cheio de elementos que lembram CONTRA.

    ResponderExcluir
  2. @Sabat
    Cara, alguns nomes de jogos não tem o menor sentido MESMO, ainda não tinha reparado no nome desse, pqp!!! BEIÇO CIBERNÉTICO!!! WADAFOC!

    ResponderExcluir
  3. Conotação Sexual no Nome e Chefão Fálico?
    Não tem como não dar certo.
    KKK!

    ResponderExcluir
  4. Assim como o Sabat, também desconhecia este game. Pelas imagens e por seguir a mesma linha de Contra/Metal Slug, acho que vou gostar! Depois vou ver se dou uma conferida na versão Arcade via MAME.

    ResponderExcluir
  5. @André Breder
    O jogo roda via Kawaks facilmente, eu pelo menos acho o Kawaks mais amigável que o MAME, mas vai de gosto :D

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia a existência do Kawaks, vou dar uma procurada por ele agora aqui para testá-lo. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem interessanete o jogo, eu também não conhecia não, vou dar uma jogadinha pra ver como é o negócio!!!

    ResponderExcluir
  8. Esse eu não conhecia e acho q as revistas de videogame da época tb.

    ResponderExcluir
  9. Esse chefe-piroca é um clássico, acho estranho como tão pouca gente conhece os jogos de Neo Geo, será que eu fui afortunado em conhecer muitos na época? O_o

    ResponderExcluir
  10. Eu ate curtia mas eh fraquinho, eu prefiro ninja warriors. Ótima Matéria
    A definição de cyber lip se refere a outra conotação de lip. não é só beiço, mas sim pode ser o algo referente a carne, ou algo orgânico aparente. nesse caso o nome foi feito pra ter 2 sentidos, o primeiro era beiço mesmo, mas o sentido do jogo eh pelo fato de vc lutar contra uma estrutura cyber ORGÂNICA.

    @MATT eu tb fui afortunado.Conhecia esse game e alias o primeiro emulador q rodou redondo na minha primeira maquina(pentium 133)AAAAANOS atras, foi o NEORAGEX 5 e de quebra eu joguei quase toda a biblioteca de NEOGEO hehe e conhecia da maquina tb.
    Abração a todos!!

    ResponderExcluir
  11. Caramba lembra bem o Contra do Nes nunca tinha ouvido falar dele .

    ResponderExcluir