sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ghosts'n Goblins (NES)

NES / Capcom / 1986

Primeiro post de 2010, um jogo relaxante que proporciona momentos de alegria e paz...
Tudo era lindo e promissor na vida de Arthur. Ele estava feliz com sua amada, estavam apaixonados e ele resolveu fazer uma surpresinha levando-a num local romântico para namorar: num cemitério....Isso é uma coisa que nunca entendi.

A história desse jogo começa no CEMITÉRIO, onde o protagonista e a sequestrada estão conversando numa boa, como se fosse a coisa mais normal ir pro cemitério à noite pra trocar uma idéia com a patroa. Quem diabos planejou essa história?

Enfim.....Arthur estava lá, de boa, quando, DO NADA, surge um demonho e rapta sua amada, levando pra sei lá onde...ARRGHHH!, Arthur berra, então ele pega armadura que havia deixado encostada ali (sim, ele estava só de cueca conversando com sua mulher quando ela foi raptada NO CEMITÉRIO), arma-se e vai pra batalha, começando dali mesmo!

Bom, não vale a pena quebrar a cabeça pra tentar entender o enredo de GnG. Ele simplesmente existe e na época ninguém se importava com isso, por que picas vamos nos importar agora? Deixa o jogo correr homem, press start button!


Temos aqui um belo exemplo de como passar nervoso em um jogo. Oriundo dos arcades lazarentos da Capcom, GnG era um ladrão de fichas que se tornou um ladrão de almas no NES.

Pra começar, Arthur só pode levar um dano. Ele perde armadura e fica de cueca. Se for acertado denovo, perde a vida e emputece o jogador, que terá que voltar boa parte da fase e refazer tudo denovo. Se acontecer pela terceira vez, joysticks podem ser arremessados e pessoas do seu lado podem sofrer graves acidentes.

Isso deveria vir impresso na capa do jogo. Mas tudo seria simples de se resolver se mais coisas ruins não acontecessem durante a jogatina...


Por padrão, temos um pulo e ataque, onde Arthur arremessa a arma que tiver de posse. Elas variam entre lanças, facas, fogo e talvez outras que não tive a oportunidade de encontrar ainda. Com a possibilidade de somente atacar ou pra frente ou pra trás, tanto faz a arma, logo morrerás mesmo...

Os inimigos vão desde zumbis até dragões, bichos voadores, gnomos, gárgulas, gaviões, totens demoníacos que cospem bolas azuis, capetas de sunga voadores, colossus dentuços com pose de headbanger e todo tipo de DEMONHO existente na cabeça dos amarelos fumetas da Capcom. E tudo programado com extrema exatidão para acertar Arthur não importa o que ele faça.

Sério, esse jogo poderia competir com Megaman no quesito FODANCHÃO, pois não dá mole pro jogador nem na sombra. E, que surpresa, temos um TEMPO pra passar a fase ainda! Ou seja, faça milagres, aprenda a parar o tempo ou não terminará a fase vivo....

Sobre os gráficos, não há muito que comentar. São simples e bacanas, bem coloridos. As fases possuem design legal, variando entre castelos, florestas, cavernas e etc. Os inimigos são bem variados também e atacam de diversas formas.


Agora, os controles.....primeira reclamação: Arthur não atira pra cima e nem pra baixo, algo que foi consertado nas sequências. Aqui, faz uma ENORME falta, mas dá pra se virar após morrer umas 87 vezes e aprender os macetes. Segunda reclamação: pulos sincronizados. Eu já falei aqui mesmo, eu acho, sobre esses pulos malditos que não tem volta. O Super Ghouls'n Ghosts do SNES tem disso também e foi exatamente por isso que desisti de avançar naquele game. Se você errar UM MILÍMETRO do salto, Arthur cai no buraco e adeus vida.

Se pular um milésimo de segundos antes, vai perder a plataforma móvel e virar poeira. Não dá pra controlar o salto NO AR, diferente de 99% dos jogos do tipo. Pombas, até MEGAMAN é controlável no ar, e olha que ele pesa 300 toneladas...

Terceira reclamação: ao se abaixar, Arthur fica preso no solo por pelo menos uns 2 segundos, o que é mais do que suficiente pra horda de inimigos fazer um lanchinho dele. Descer as escadas é um inferno por conta desse bug, é descer as escadas e ficar lá, agachado, feito idiota esperando o inimigo te espetar das formas mais criativas possíveis.

Bom, mas nem só de reclamações o game é feito. É um jogo pra ser jogado aos poucos. BEM AOS POUCOS. Jogue meia hora por dia até pegar a manha dos saltos sincronizados e aprender a descer corretamente as escadas. E torça pra não aparecer aqueles diabinhos vermelhos pelo caminho.....nunca consegui desviar deles, Arthur sempre acaba ficando só de cuecas...ou transformado numa pilha de ossos.

O melhor: matar demonhos só de cuecas;
O pior:
ficar preso no chão agachado só de cuecas;
Série GnG:
a única onde podemos jogar confortavelmente só de cuecas;

Nota do Cosmão: 6.5

15 comentários:

  1. Eles estavam num cemitério pq são um casal de góticos. E ele estava na cueca, pq.... Bem, o que um casal de góticos faz no cemitério? :P

    É um jogo extremamente difícil. Tanto esse quanto a continuação Ghols and Ghosts. Dá para fusionar os nomes: Ghouls & Ghosts & Goblins.

    ResponderExcluir
  2. Ta no meu TOP 3 dos mais dificceis de todosos tempos. Mas eu prefiro jogar ele na versão de arcade que nesta.

    ResponderExcluir
  3. Um game que eu com toda certeza nunca irei terminar... vai ser difícil assim lá na pqp!!!

    ResponderExcluir
  4. Joguei mais um pouco e morri logo depois daquele capetinha vermelho da última foto.....concordo com o Breder: jogo foderasticamente difícil....

    ResponderExcluir
  5. Se você gosta de seu gamepad se afaste desse jogo. É sério, se você jogar esse jogo dois minutos que seja seu controle vai ser arremessado na parede mais rápido do que você consegue dizer PQP!!!
    Mesmo assim um bom jogo e um clássico.

    ResponderExcluir
  6. PQP jogo do capeta esse ¬¬

    Dá coceira só de lembrar, cheguei la dentro da caverna onde tem lava e de lá não passo nem com ajuda divina. Os outros para Mega/SNES pra cima são dificeis pra cacete E AINDA ASSIM são mais fáceis que esse, então se imagina o perreio...

    ResponderExcluir
  7. dá pra baixar gng pro pc?eu jogava antes(n pc)n mais num sei mais onde tem, alguem sabe aí?

    ResponderExcluir
  8. @Anônimo
    Geralmente o jogo é emulado, desconheço uma versão PRÓPRIA pro PC. As roms são facilmente achadas, assim como os emuladores de NES.

    ResponderExcluir
  9. zerei este dificil jogo tinha treze anos de idade em 1986 +ou- 500 fichas por mes no periodo de oito meses, um monte de aulas matadas ,mesadas perdidas , a primeira que ele chegara ao ultimo nivel era ilusão a segunda sim ai ARTHUR pegou essa safadinha!!!rs!

    ResponderExcluir
  10. Muito foda esse jogo cheguei a jogar muito mas nunca passei da quinta fase .

    ResponderExcluir
  11. joguei e terminei o jogo mas com o tempo parado fica bem mais facil

    ResponderExcluir
  12. Cara, esse post é bem antigo pelo q vi, mas se vc ainda for ler e puder responder, eu agradeço.
    Só agora tive a oportunidade de jogar essa versão no próprio NES, e qdo o Arthur fica de cueca eu não encontrei mais armadura. Tipo nas outras versões pra SNES, mega drive e PSP ele perde a armadura mas encontra outras dentro dos baús. Nessa versão do NES eu não achei nenhum baú pelo caminho, nem pulando igual loko aparece algum baú. Tem aqueles zumbis a mata e aparece armaduras, eu pego mas ele continua de cueca.
    Quer dizer, dpois q perco a armadura a primeira vez fico só de cueca o tempo todo.
    Vc sabe dizer se nessa versão é assim mesmo ou eu q não estou conseguindo achar a armadura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem sim armaduras extras, mas elas só vem dentro de baús mesmo. Essa armadura que os inimigos soltam só valem pontos.

      E sim, é um jogo bem difícil, achar armaduras extras nele é algo meio raro, por isso é recomendável não perder a sua hehehe!

      Excluir