quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Powerblade 2 (NES)

NES / Natsume-Taito / 1992

O primeiro Powerblade estreou a seção Retronados, aqui no Shugames. A história gira em torno de Nova, o herói de nome bizarro, que salva o planeta da destruição eminente provocada pelo computador central que endoidou. O governo, não tendo outra solução, chamou o cosplay de Schwarzenegger mais famoso (já que o mesmo já estaria falecido, estamos em 2191 aqui) e pediu encarecidamente pra ele dar um jeito em tudo. Nova partiu em uma missão de desativar todos os setores críticos e desligar o computador central antes que tudo fosse pelos ares. No caminho, descobre que existe um ser maligno por trás de tudo, como sempre.

Enfim, em Powerblade temos a oportunidade controlar um herói com uma arma no mínimo interessante, um bumerangue que é capaz de receber upgrades. Além disso, Nova pode equipar uma armadura mais forte pra encarar os diversos estágios. Bom, chega de falar dessa primeira versão, se quiserem conferir o game por completo, basta clicar aqui!


Em Powerblade 2, Nova é novamente (!) recrutado pra salvar o mundo, desta vez contra outra criatura ameaçadora. O jogo acontece em 2200, 9 anos após o primeiro incidente. Nova ainda equipa seu velho e querido bumerangue e ainda conta com alguns truquezinhos à mais na manga...

O jogo segue o mesmo estilão do primeiro, com direito à escolha da fase inicial (bem como das outras), inimigos parecidos e um controle praticamente perfeito sobre o personagem. Sério, o que mais atrai no game é seus controles suaves e sua jogabilidade gostosa, é viciante, dá pra pegar numa tarde e terminar tranquilo, ficando com aquela sensação de dever cumprido ao ver o final, coisa rara nos jogos atuais. Nova conta com uma moto que vemos logo no início do game, mas ela só serve mesmo pra escolher as fases, infelizmente (ou felizmente) ela não é controlável em nenhuma etapa.


Os gráficos continuam bons, bem coloridos e com fases bem bacanas. Talvez a variedade aqui seja menor, tínhamos fases mais variadas no primeiro game, como a fase na usina de energia eólica ou numa espécie de estufa, sem se esquecer do submarino afundado. Em Powerblade 2, as fases são basicamente torres, cheias de armadilhas e inimigos à espreita. Isso não tira pontos do game, mas poderiam ter dado uma variada melhor nesse ponto.

Entre os novos truques de Nova (impossível não fazer esse trocadilho entre novo e Nova), estão a rasteira, útil pra escapar ou passar por fendas atrás de itens e as armaduras. Sim, ARMADURAS, no plural. Enquanto no primeiro game tínhamos apenas aquela armadura azul que nos dava um tiro mais potente, agora são 4 delas, todas bem diferentes e com utilidades únicas.


A primeira delas permite escalar, além de dar um tiro mais potente, uma outra permite nadar, outra voar e a última lhe dá um poder destrutivo bem maior, excelente para chefes e inimigos mais fortes. Todas são encontradas em portas específicas nas fases, ocupando lugar dos agentes do primeiro game. Derrota-se um sub-chefe e coleta-se a nova armadura. Simples assim.


As armaduras possuem uma durabilidade que é medida por uma barrinha. Itens repõe a barra, naturalmente. Além disso, existem itens que podem ser acumulados e servem como os E-TANKS do Megaman, servindo tanto pra repor energia quanto repor o poder das armaduras.

Apesar de toda essa variedade, as fases não fazem muito uso das armaduras. Salvo alguma área inundada ou alta o bastante para que se precise voar, o resto do jogo pode ser muito bem atravessado com Nova sem armadura nenhuma.


Entre todos esses prós e contras, temos um jogo bem sólido de plataformas com muita ação. Quem gostou do primeiro vai curtir esse segundo, principalmente porque a essência do jogo está intacta. Os bumerangues continuam sendo a melhor arma, Nova continua com a cara de Schwarzenegger e o jogo continua com uma dificuldade aceitável.



O melhor: diversas armaduras à escolha do freguês;
O pior:
poderia ter mais fases;

Rocket Suit:
te dá a liberdade de voar pelos cenários;


Nota do Cosmão: 8

9 comentários:

  1. Esse parece ser um dos melhores games de Nes pelos gráficos e profundidade, mas nunca o vi em nenhum TOP de ninguém. Será que estou enganado?

    E olha que eu nunca joguei nenhum POWER BLADE... Será que devo me punir? Já cuidarei disso, darei ao menos uma olhada nele.

    ResponderExcluir
  2. Alguém além de mim acha o gráfico da terceira screenshot (onde diz que a rasteira é útil) parecidíssimo com Batman pra NES? Comparem aí: http://bulk.destructoid.com/ul/user/2/24804-112050-Batmanpng-468x.jpg

    Parece até que foi a Sunsoft que fez...

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que a aparência de Schwarzenegger não combina pra um cara que simplesmente atira bumerangues -> http://theavatarreturns.webs.com/sokka.jpg

    ResponderExcluir
  4. @GLSToque
    Comece com 5 chibatadas por dia, às 17 horas.
    Zueira, baixe e jogue já esses dois games, são excelentes e viciantes.

    @Dancovich
    Cara, são bem parecidos realmente. Outro que se parece muito é o Shatterhand, até as fases lembram um pouco.

    @9Volt
    Quem é esse carinha ?

    ResponderExcluir
  5. Mais um game de Snes que eu só joguei um ouquinho e no emulador para psx XD mas o pouco que eu joguei foi muito recompensador!! Lembro que fui longe, sei lá se estava perto de salvar, mas é um grande jogo, tanto o 1 quanto o 2!!!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos dois games da série Power Blade. É uma pena que ela tenha ficado restrita ao NES... imagino como seria legal uma versão 16 bits desta franquia.

    ResponderExcluir
  7. Beleza Cosmão? É um belo game esse mesmo, logo mais a noite, ou se der um tempinho aqui na hora do almoço eu te linko lá no blog valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, joguei um pouco do primeiro, o dois não tinha noção ainda. =/
    Mas irei conferir concerteza :D

    Boa Cosmão ;)

    ResponderExcluir