terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Darkwing Duck (NES)

NES / Capcom / 1992

Eu nunca assisti ao desenho desse cidadão, nem mesmo sei qual emissora transmitia isso na época, mas já ouvi falar muito bem desse game. Então, por que não experimentar e trazer essa experiência pro SHUGAMES?


Darkwing Duck é um jogo de plataforma, antes de mais nada. É um jogo carismático, com bons controles e gráficos bacanas pro Nintendinho. Mas o que ele tem além disso? Carisma....E eu não diria pelo personagem, mas pelo jogo em si.

Por ser obra da Disney, podemos esperar um bom capricho gráfico, certo? Correto! Mais ainda: temos a mão da Capcom, ou seja, garantia de boa jogabilidade e controles firmes.

Darkwing Duck tem uma jogabilidade MUITO parecida com Megaman: o pato atira e salta da mesma forma que o robô azul (os dois parecem ter até o mesmo "peso"), mas ele tem uma vantagem: um gancho que serve pra poder subir em qualquer plataforma mais alta. Isso ajuda e muito na exploração das fases.

Uma outra característica do jogo é que Darkwing pode trocar de arma à qualquer momento, a lá Megaman. Mas suas armas são mais simples, como flechadas, um tiro em várias direções e um outro mais potente. As armas são achadas pelas fases e uma sempre substitui a outra, sendo impossível acumular várias delas.


O jogo tem gráficos bem bacanas, mas achei os cenários meio vazios. Alguns inimigos podem dar uma tremenda dor de cabeça, visto que a dificuldade aqui beira os primeiros Megamans. São poucos pontos de vida, o que requer um certo planejamento ao saltar ou atacar os inimigos.

As fases estão repletas de itens que valem pontos, como diamantes e barras de ouro. Como a única forma de juntar vidas e fazendo pontos, caçar esse itens é quase obrigatório se quiser chegar ao fim do jogo.


Darwking Duck é foi uma agradável surpresa em um gênero que existe aos milhares no NES. Combinando um estilo muito parecido com Megaman, gráficos bacanas e uma boa dose de exploração, o jogo acaba cativando até quem não curte muito o gênero plataforma.

O melhor: gráficos bacanas;
O pior:
alguns cenários são bem vazios;

O gancho: te deixa muito mal acostumado;

Nota do Cosmão: 7.5

8 comentários:

  1. Um jogão esse, na época, lembro que foi feito um HACK em cima desse jogo, trocaram o Darwind pelo Megaman e vendiam como Megaman 5 nas lojas, inclusive, a Dynacom vendia esse cartucho pirata!

    ResponderExcluir
  2. @Nesbitt
    Isso! Eu lembro que tinha visto um hack desse jogo em algum lugar, então era esse Megaman 5! Vou atrás dele só pra conferir hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Adorava... O INIMIGO DO CRIME!
    Tenho que rejogar essa pérola, minhas habilidades aos 8 anos não me deixavam passar nem da primeira fase eu acho.

    Valeu o Lembrete!

    ResponderExcluir
  4. O desenho era muito bom!!! lembro que eu bem viciado,e quando vi o jogo, fui logo deixando tudo para jogar, mas...
    Poutz, dificuldade extrema, apanhei bastante e não consegui ir muito além!! quase deixei de gostar do desenho,hahahhahaha
    Mas qualque dia desses eu tento detonar ele com mais paciencia ;)

    ResponderExcluir
  5. O Hack saiu em cartucho mesmo joguei na época.

    Sobre o cenário vazio, eu acho que é tipico de nes ;p

    ResponderExcluir
  6. LOL... Megaman 5! O famoso Megaman amarelo com crise de identidade. Eu também tive esse cartucho pirata do Dynavision com nome de Megaman 5, mesmo sabendo que era pirata, zerei com orgulho :D

    ResponderExcluir
  7. Cara, sempre considerei o Darkwing Duck um clone do Megaman XD

    O jogo é bãozão sim!! jogabilidade muito boa, eu daria té uma nota um pouco melhor pra esse game!

    O desenho passava na globo, não lembro se era na TV Colosso, ou no Show da Xóxa, mas era bem legau!! Era um spin-off de Duck Tales, desenhado pela mesma equipe e que inclusive contava com a presença de personagens como Capitão Boing (eu era fã desse cara)e Guismo Duck (o Robô Pato).

    ResponderExcluir
  8. "..Dynavision com nome de Megaman 5, mesmo sabendo que era pirata, zerei com orgulho :D"

    Somos dois! =D

    ResponderExcluir