sábado, 27 de fevereiro de 2010

Megaman (NES)

Capcom / 1987


Megaman surgiu em uma época onde as softhouses estavam fazendo experimentos com novas idéias para o mercado. A Capcom, uma das pioneiras no assunto, resolve lançar no mercado um jogo que talvez nem ela imaginaria o sucesso que o mesmo faria. Acho que ela não imaginava nem que fosse vender tanto, pois o primeiro Megaman era precário até dizer chega. Mas ele tinha o mais importante: carisma...

O jogo tinha alguns trunfos, mas já vou destacar o melhor logo de cara: a escolha do jogador. A maioria dos jogos de plataforma da época, no máximo, davam uma tela de entrada com um enorme PRESS START e vamo embora enfrentar tudo pela frente até o final. Pronto!

Com Megaman era diferente, era possível escolher qual chefe iríamos enfrentar, traçar alguma estratégia e tentar inutilmente vencê-los até acertar a ordem correta. Escolhas! A Capcom nos permitiu escolher! Isso pra um moleque de 12 anos na época era o quase máximo! Só perdia pro fato de se conseguir ver um filme pornô...

O primeiro Megaman, como eu já mencionei, serviu praticamente como um experimento. Ele tinha 6 fases pra escolher, todas temáticas e com seus respectivos chefes com o sobrenome MAN, como o próprio personagem.

Na época não importavam a roupa e nem nada dos personagens, contanto que fossem expressivos e tivessem um certo carisma, qualquer pixel nos conquistava. E ver Megaman, mesmo com um pijama e um canhão na mão atirando por fases escabrosas era tudo que queríamos, principalmente após voltar da escola. Tempos bons esses...

Outra proeza do jogo era a dificuldade. Na época, jogadores não reclamavam de dificuldade, não choravam quando se perdia a última vida (tínhamos VIDAS, lembram-se?), não tinha saves, nem passwords, não nesse primeiro Megaman. Era um jogo pra ser vencido numa paulada só, como um chefe quase impossível.

Megaman pesava 16 toneladas, o que prejudicava seus saltos. Cada buraco, por mais minúsculo, exigia uma força tremenda do jogador pra poder passar sem cair. Claro, muita gente arrebentou controles, mas foram esses controles arrebentados que formaram os HOMENS JOGADORES DE HOJE. Eu incluso.

Megaman quase não tinha vidas, não esse primeiro. Achar uma vida era tarefa árdua, e, quando se achava, geralmente ela estava escondida em alguma parte do cenário que nos levaria as outras 4 vidas pra descobrir como chegar lá. Isso pra descobrir, pra alcançá-la iam aí mais umas três ou quatro tentativas...E vocês pensam que isso desanimava? Nem um pouco, o desafio dava mais gás pra continuar a brincadeira e conseguir vencer o game.

Isso era regra pra 90% dos jogos da época, tanto de NES quanto de Master System! 8 bits, formando homens de verdade desde 1900 e bola de gude!


Enfim, deixando o papo sensacionalista de lado, Megaman também tinha seus poréns. Além da dificuldade azeda e às vezes mal programada, o jogo não tinha nem ao menos passwords, problema esse que foi consertado nas versões posteriores.

Imaginem vocês, alugar o game à tarde, chegar em casa, ligar o console, vencer 3 chefes de forma suada e sua mãe berrar pra você ir dormir....Era uma das coisas mais frustrantes, e posso lhes garantir que isso acontecia com a maioria de vocês. Eu incluso.

Outro porém, mas esse menos mal até, é o desbalanceamento de alguns chefes. Alguns como o CutMan são facilmente vencidos até com a arma normal, outros como o IceMan podem dar mais trabalho até mesmo se incendiar a fase inteira com ele dentro. Aposto os bigodes de Robotnik que muitos ficaram extremamente putos quando tiveram que enfrentar denovo essas belezinhas lá perto do final do jogo...


Apesar de tudo isso, o jogo nos presenteava com belas músicas, todas elas, uma mais caprichada que a outra. Aliás, a qualidade das músicas só foi melhorando com cada jogo da série que era lançado, sendo praticamente livres de críticas. Eis uma OST que ouço até hoje e que merecia ser remakeada em algum jogo atual. Ou não.

Megaman tinha sim seus defeitos, mas tinha muitas qualidades também. Uma dificuldade alta, porém adaptativa e não apelativa, caso o jogador se dedicasse, boas músicas e os controles eram um pouco pesados, o que era compensado pelo fator de escolha de fases. Tudo isso não levou esse jogo a ser a série de prestígio que é hoje, mas com certeza foi um belo pontapé inicial. Megaman 2 sim, foi o MARCO, mas isso fica pra uma próxima resenha.

O melhor: liberdade de escolher qual chefe chutar a bunda primeiro....ou ter a bunda chutada;
O pior: Megaman pesando 16 toneladas;
Arma de fazer plataforma: pena que só durou até acabar esse primeiro game...

Nota do Cosmão: 7.0

12 comentários:

  1. Na verdade considero Mega Man 3 um mamrco, não o 2

    ResponderExcluir
  2. Belo jogo Cosmão! Meio bugado, mas belo jogo kkk

    @anônimo o Megaman 2 definiu como seriam todos os megaman's posteriores: tela de seleção de adversário, apresentação deles, musica, paswords, revanche contra os robôs ja detonados em uma sala com teletransportes, tanques de energia, aparência dos itens de recuperação, nada de contagem de pontos, etc, ou seja, o 2 é realmente o MARCO na série. O 3 é excelente, mas só inovou no escorregão, assim como no 4 inovou o tiro carregado ^^ .

    ResponderExcluir
  3. Mega Man foi o pontapé inicial de uma das séries mais cultuados do universo dos videogames, só isso já torna o game importantíssimo! E foi um excelente começo, trazendo um sistema de jogo original, um alto nível de dificuldade e muita, muita diversão! Não foi por mero acaso que o robô azul se tornou (ou passou a ser considerado) o mascote da Capcom na época…

    ResponderExcluir
  4. @Sabat
    Realmente, quando eu disse que Megaman 2 foi o verdadeiro marco na série, não me lembrava de tantos fatos assim, agora sim, realmente, Megaman acabou por definir tudo que viria à respeito de Megaman no futuro.

    @André Breder
    Concordo com vc, ele tem seus defeitos, mas ali estava plantada a semente que germinaria e se tornaria a série tão amada por tantos gamers hj em dia. E, reparem: o sprite do Megaman clássico nasceu aí e perdura até os dias de hoje, com Megaman 10 quase saindo aí..

    ResponderExcluir
  5. HAHAHA

    acabei de resenhar esse jogo no blog BO JOGA ;p

    ResponderExcluir
  6. Como joguei Mega Man para Nes em ordem decrescente, ou seja do melhor para o pior começando do V, sempre achei o primeiro hyper limitado. Mesmo assim é um game inovador e excelente para a época. Sendo que só foi melhorado e sua fórmula segue até hoje.

    Já analisei o Mega Man V e como sempre jabazarei aqui. Dá uma olhada lá.

    http://glstoque.blogspot.com/2009/10/mega-man-v-nes.html

    Adorei o tema novo. Preto Arrasa! E acho que até tirei algumas idéias pro GLStoque daqui. Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Por coincidência, acabei de falar de um jogo do Mega Man no meu blog, hehe.
    Boa análise!

    ResponderExcluir
  8. Quase chorei de remorso! snif,snif! Porque, Porque eu nunca joguei Megaman I.
    De qualquer forma megaman é fodastico, e concerteza irei joga-lo até meus dedos sangrarem porque é bão.

    Grande post Shu! ;)

    ResponderExcluir
  9. Cara, Megaman é um dos meu pecados gamísticos, e, na busca da salvação, os estou jogando... QUe jogo mais apropriado para pagar pecados! Chefes difíceis, locais impossíveis de se passar sem ser atingido... E AQUELES MALDITOS BLOCOS QUE SOMEEEEM! A sorte é que quando tava jogando no Dingoo, deu um bug doido e aquele robozinho sumiu... Mas mesmo assim, custei viu rs
    Megaman tem todos os requisitos para um clássico, achei muito difícil, mas ADOREI! Já tô jogando o 2 (cujo grau de dificuldade é menor, pelo menos, eu achei)

    ResponderExcluir
  10. @Zolini
    Os famosos blocos TUUU são responsáveis por 97% das quebras dos controles de NES quando esse jogo foi lançado, segundo as pesquisas recentes.
    E talvez eu seja um noob, mas acho Megaman 2 mais difícil que o 1 X)

    ResponderExcluir
  11. Cosmão, o 1 é mais dificil so por causa de nao ter as passwords ^^
    e os malditos blocos estao tb no megaman 2 tem uma fase praticamente inteira com eles. ali ja rolu savestate brabo, kkkkk

    ótima analise!

    @Sabat
    Eu acho que o megaman 3 foi o mais marcante , tu ja sabe neh? rs xD


    OFF: Mano, o novo karate kid ta ficando MUUUUITO LOKO oO
    HUAHUAHUAHAUAHUHAUA
    MINHA HISTÓRIA xD
    Favoritei aqui

    ResponderExcluir
  12. Muito bom cheguei a o castelo do Dr Willy mas nunca consegui passar e falar , em dificuldade esse ai é um dos mas foda que joguei ate´hoje ´

    ResponderExcluir