segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sonic the Hedgehog 2 (Master System)

SEGA / 1992


Na minha tenra juventude gamística pude provar os mais deliciosos games de Master System, mas nenhum deles marcou tanto como Sonic 2. Talvez pela febre que ele ocasionou na época, talvez por suas músicas memoráveis, ou pelos gráficos maravilhosos, não sei ao certo, mas esse game poderia figurar num top 10 pessoal tranquilamente.

Desta vez, Sonic tem a missão de resgatar Tails, a raposa de duas caudas que sempre gera discussão se é macho ou fêmea, que foi raptado/a por Robotnik e está aprisionado/a num lugar chamado Crystal Egg, numa ilha vizinha onde Sonic vive.
Sonic recebe um bilhete de Tails, explicando o ocorrido. Apesar da história ser simples, temos agora algo mais grandioso do que apenas salvar a ilha: temos que resgatar Tails, ou nenhum Sonic no futuro terá ele como personagem jogável. Sentiram o drama, hein?


Bom, como todo bom Sonic da época, para tal missão, devemos coletar TODAS as 7 esmeraldas. Nas versões do Master System, as tais esmeraldas estão escondidas no próprio cenário, diferente das versões do Mega, onde precisamos vencer uma etapa de bônus para consegui-las. Ao meu ver, o modo do Master System é muito melhor e menos enjoativo do que no Mega, o que me faz questionar até hoje o porque das mudanças...

Enfim, coletando todas, temos o direito de enfrentar a fase secreta, a tal Crystal Egg, derrotar Robotnik e finalmente salvar Tails....ou simplesmente jogar normalmente, vencer o Metal Sonic e salvar.......a ilha......Sim, um Sonic com dois verdadeiros finais, um "bom" e outro "ruim", algo raro de se ver na época...

Uma mudança bacana no jogo é que não enfrentamos as várias de máquinas de Robotnik durante o jogo: cada chefe agora é um animal robotizado, diferente dos outros jogos, onde o próprio gordão vinha nos enfrentar com alguma máquina maluca. Tirando o primeiro chefe, onde Robotnik faz uma rápida aparição, só enfrentamos ele denovo caso todas as esmeraldas forem coletadas.


Sonic 2 teve muitas adições se contrapondo ao primeiro game do Master System: neste temos loopings, temos Sonic quicando na superfície da água, temos alguns elementos de cenário para interagir e temos fases muito mais elaboradas, apesar das fases do primeiro game serem mais charmosas, por assim dizer.

Em algumas zonas temos até alguns "veículos", como o carrinho de mina logo na primeira fase, a asa-delta na segunda, uma bolha para nadar na terceira etapa e por aí vai. O controle desses "veículos" geralmente é bom, apesar de que alguns, como a asa-delta, requerem alguma prática para serem "pilotados" com mais eficiência. Sim, já apanhei pra caralho dessa merda de asa-delta...


As músicas estão num nível fora do normal, todas as CANÇÕES (by Iyasu) são lindas, especialmente a da Green Hill Zone e a música do final "bom", quando se salva Tails. Os controles continuam firmes como sempre foram em toda a série dos 8 aos 16 bits. Depois disso a coisa descambou tanto que nem vou entrar em detalhes aqui.........Aliás, vou sim: SONIC é feito pra correr, bando de programadores idiotas, Lobisonic de cu é rola, falomermo...

Arram, continuando....mais uma novidade é que Sonic, ao tocar os inimigos, agora faz com que os anéis pulem, podendo ser pegos novamente, diferente do primeiro game, onde ao se tocar no inimigo, adeus anéis. Isso é ótimo quando se está cercado de espinhos....


Enfim, não há muito mais o que se dizer do game. Explorar cada canto das fases é ainda primordial, caso queira ver o final verdadeiro. As esmeraldas estão muito bem escondidas e não há mais aquela regra de que todas elas estejam na segunda fase de cada Zona, agora é tudo random, obrigando o jogador a explorar mesmo os cenários.

Por essas e outras qualidades, Sonic 2 figura como um dos melhores jogos do porco-espinho (ou ouriço, como queiram), deixando pra trás toda essa tralha atual dele (o que não é nenhum esforço).
Espero que em Sonic 4 as coisas voltem a ter qualidade, Sonic merece um jogo à altura de sua história.

O melhor: esmeraldas escondidas, todo jogo do Sonic deveria ser assim;
O pior: fases dos chefes estão um pouco mais difíceis;
Asa-Delta: difícil de controlar, impossível de se dominar;

Nota do Cosmão: 9

11 comentários:

  1. Jogão!

    Pena que o Tail é apenas a vítima a ser regatada e não um persnagem jogável como em Sonic Chaos.

    ResponderExcluir
  2. @Oráculo
    Eu lembro bem que sempre queria jogar com Tails, mas ela só aparecia no final, correndo com Sonic, deixando todos os fãs com água na boca...

    ResponderExcluir
  3. "Sim, já apanhei pra caralho dessa merda de asa-delta..."

    Uhauhauahuahuahahaua! Essa frase simplesmente resume minha experiência com este jogo!
    Não conseguia passar da fase 2 (se não me engano) onde era origatório passar partes usando a asa-delta. Depois acho que tinha uma galinha robótica e eu sempre morria...
    Como eu havia alugado o jogo, não pude tentar mais vezes, e foi a última vez que o joguei.

    São tantos jogos legais que as pessoas ficam me fazendo recordar ultimamente, que sinto-me triste em não poder jogá-los todos. Uma pena.
    Esse Sonic é outro que entrará em minha lista de jogos a se jogar.

    ResponderExcluir
  4. Cosmão, excelente review e excelente jogo! Sem duvidas esse Sonic foi um dos melhores mesmo!

    ResponderExcluir
  5. dos sonics de 8 bits eu só consegui gostar muito do primeiro, esse aí eu acho até legalzinho mas nada demais

    ResponderExcluir
  6. Puts Cosmão, a melhor coisa dessa versão de Sonic eu não acho nem que tenha sido a adição dos looping's, que não existiam no prumeiro game: o bom mesmo desse jogo era a variedade na jogabilidade nos "veículos" XD isso ficou de mais!!!

    Esse é sem duvida, um dos melhores jogos do Master System que eu NÃO joguei aHUAHuhau!!! Só assisti jogarem XD

    ResponderExcluir
  7. Eu acho o Sonic 2 do Master System inferior ao primeiro por um motivo: Sky High Zone e as suas asas-deltas.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post!
    Só discordo do que foi dito acerca das esmeraldas.
    "As esmeraldas estão muito bem escondidas e não há mais aquela regra de que todas elas estejam na segunda fase de cada Zona, agora é tudo random, obrigando o jogador a explorar mesmo os cenários."
    Elas ficam somente na segunda fase de cada Zona sim. Eu jogo todo dia e posso te garantir que estão nas segundas fases.
    Do mais, é sempre bom relembrar esse magnífico game. Hoje as crianças vivem jogando games terrivelmente violentos. O Sonic foi um game, na minha infância, que não estimulava violência, embora tivéssemos que dar umas cacetadas no Robotnik.

    ResponderExcluir
  9. Esse Sonic 2 é foda mesmo viu joguei um pouco e que me deixou muito animado por ser tâo bom dessa vez eles capricharão nos detalhes.De cada fase e nas musicas que estão otimas e esse lance de dois finais é bem legal .

    ResponderExcluir
  10. Sonic 2 é um dos melhores jogos do Master System!!!

    Graficos chocantes, música envolvente, jogalidade ótima e dificuldade na medida.

    Com realação a asa delta, é uma questão de manha. Eu custei a aprender, mas depois é mamata.

    Nota 10.

    ResponderExcluir
  11. Putz pegar a esmeralda da asa-delta foi muita treta consegui zerar com todas as esmeraldas, existe depois das fazes normais uma fase de gelo que tem que matar um chefe para recuperar o Tails!ZEREI!

    ResponderExcluir