sábado, 13 de março de 2010

Super Mario World Master Quest 7: Redrawn


Em alguns momentos da vida gamer, nos deparamos com coisas que custamos a acreditar que sejam verdade. Estou falando mais precisamente de hacks, modificações de jogos originais com o intuito de proporcionar uma diversão diferente do original. Esse tipo de técnica era comumente usada desde a época do NES e seus inúmeros cartuchos, passando pelo Mega e seu Super Mario até o SNES e seu Sonic 4 exclusivo.

Mas hoje não vou falar destes games, fica pra uma outra hora. Hoje vou falar de um ótimo hack feito pra se rodar exclusivamente no emulador de SNES. E o hack é do famoso Super Mario World.


Super Mario World Master Quest 7: Redrawn, foi feito com a famosa ferramenta Lunar Magic, que permite qualquer pessoa modificar o jogo original transformando-o às vezes num jogo completamente diferente. Não vou me aprofundar na tal ferramenta porque nunca testei, mas já vi algumas telas e já joguei muitos trabalhos feitos com ela, tanto bons quanto péssimos. O hack aqui, a propósito, é excelente!

A história gira em torno dos 7 ovos de Yoshi que foram sequestrados e precisamos invadir os 7 castelos para salvar todos antes que o pior aconteça. Mas se história é algo que você menos procura num jogo do Mario, fique feliz, o resto está praticamente livre de críticas.

Primeira coisa a ser notada: o sprite de Mario foi todo modificado. Agora jogamos com algo mais moderno, no melhor estilo Mario & Luigi do Game Boy Advanced, certamente uma mudança muito agradável no game. Segunda coisa: fases completamente novas. Todas as fases do jogo são novas e contém elementos de vários jogos da série Mario.

Os gráficos foram modificados não somente em Mario, mas em todos os aspectos do jogo. Desde blocos até inimigos, passando pelas plantas carnívoras e chefes, tudo muito bem balanceado para não se tornar mais um Kaizo entre tantos. Se não conhece Super Mario Kaizo, recomendo por o nome no youtube e preparar-se pra carnificina......HAHAHAHA!


Bom, se os gráficos mudaram completamente, as músicas também seguiram o embalo. Mas, ao contrário dos gráficos, as músicas aqui ficaram meio deslocadas do resto. Algumas são até originais, ou retiradas de jogos do Mario que desconheço, outras são do Yoshi's Island, outras do próprio Super Mario World, e assim por diante.

Os efeitos sonoros continuam os mesmos, ainda bem. Se tem uma coisa que odeio em hacks é os caras modificarem tanto, mas tanto que até os agradáveis efeitos sonoros originais são substituídos por porcarias ruidosas capazes de enlouquecer qualquer um.


A dificuldade do game é bastante alta. Notem pelas imagens que em muitas áreas é preciso certa habilidade para saltar, correr ou acertar os inimigos, além de muita sorte também. Os cogumelos não estão em grande quantidade, o que complica mais ainda a vida. Algumas fases precisam ser passadas inteiramente com o Mario pequenucho, fazendo alguns se descabelarem, literalmente.


A longevidade é outra qualidade do jogo. Feito com base no mapa original do SMW, este aqui empresta as etapas mas inclui tudo de forma diferente, com chefes muitas vezes fáceis, outras vezes dificílimos (espere pra encarar o maldito Lakitu), tudo bem mesclado. Até a Star Road existe!

Fechaduras escondidas (bem como suas chaves), salas secretas e até fases secretas estão espalhadas por todo o mapa do game, o que dá um bom trabalho pra explorar tudo e descobrir tudo do jogo.


Se me pedissem indicação de algum hack de Super Mario World, fatalmente eu indicaria este. Boas fases, alguns puzzles sacanas, dificuldade acentuada (bem mais difícil que SMW original), chefes e fases totalmente novos e um novo sprite do Mario fazem deste jogo um bom exemplo de que é possível se fazer bons hacks quando se entende do assunto.


Antes que me perguntem, encontrei esse jogo (e tantos outros) no blog que está aí nos parceiros, o Mario Hacks. Entrem e façam a festa também, tem muita coisa boa por lá.

Nota: 9.0

17 comentários:

  1. Cara! Tempo é a coisa mais preciosa do mundo.
    Se eu tivesse algum, com certeza dedicaria a alguma coisa assim. Muito bom. Claro que vou baixar. Arrasou!

    ResponderExcluir
  2. putz, ultra recomendado, preciso experimentar! :D Vlw mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, já baixei alguns hacks do parceiro Mario Hacks só para ver o que significava Kaizo... Meodeos corri pras colina! Como tem gente sádica nesse mundo!
    Agora, hacks só jogo pra ver como é mesmo rs... Ainda tenho vários clássicos para jogar (e pecados para redimir). Quando jogar tudo vou pros hacks :P

    ResponderExcluir
  4. Taí um jogo que eu nunca ví na vida! Será que dar vexame dizer isso...?
    :-)

    ResponderExcluir
  5. darei uma olhada nesse, tem um sonic 2 que eu peguei que vem todas as fases do original, mas uma versão completa das fases que estavam no beta do jogo

    ResponderExcluir
  6. Pow, muito interessante, esse eu qero experimentar!!
    Apesar de qe ainda tremo quando lembro de alguns hack do mario do Nes! -_-" terriveis!

    Excelente dica Cosmão :D

    ResponderExcluir
  7. @Anônimo
    Vc pode achar a rom no blog Mario Hacks, aí nos meus parceiros.

    ResponderExcluir
  8. pow alguem me explica pq tipo eu n consigo baixar alguem pode me dar o link quero mto jogar esse mario Super Mario World Master Quest 7: Redrawn
    mais eu vo em tudo quanto e lugar e nao axo , e esse mario vc baixa a room e precisa de algum programa pra executar tipo um emulador?

    ResponderExcluir
  9. Caramba esse Mario ai está muito bem feito viu nunca tinha visto um desse jeito tenho que testar a jogabilidade dele .Tai mas um a ser baixado e vamos ver no que da ne´.

    ResponderExcluir
  10. COMO A BAXAR Super Mario World Master Quest 7: Redrawn

    ResponderExcluir
  11. EU JATEITEI DE DUDO PRA A BAXA

    ResponderExcluir
  12. hack do mario só para sadicos..

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir