segunda-feira, 12 de abril de 2010

Batman (NES)


Hoje é dia de falar do Batman de NES. Não, não é nenhum dia especial, muito menos aniversário de Bruce Wayne e nem inauguração de uma nova bat-caverna ou lançamento de algum carro baseado no bat-móvel. É só uma vontade repentina de falar sobre um dos jogos mais bacanas do morcegão nos bits.



Batman nunca foi muito bem produzido nos consoles, essa é uma verdade indiscutível, até mesmo pelos maiores fãs do homem-morcego. Desde sempre, filmes não são bem adaptados aos consoles, mas isso é assunto pra outro post, vamos nos focar no Batman.

O primeiro game que joguei dele foi no Mega, o inesquecível Batman Returns, no qual era baseado na película dos cinemas. Claro, o jogo era uma droga, mas era a única droga com o morcegão em uma época onde emuladores ainda estava em estado embrionário.... ou não. Não joguei quase nada dele no Master/NES, portanto, esse foi meu primeiro contato com ele nos jogos.

Já no NES, o morcego havia brilhado em jogos como o de Revenge of Joker (que, particularmente, não acha nada tão assim) e esse que vou falar hoje. No Master eu desconheço qualquer coisa jogável dele, talvez aquela conversão de Game Gear que me parece bacaninha.

Bom, parece que no NES o morcego encontrou seu lar naquela época e foi onde seus primeiros jogos brilharam. Revenge of Joker, apesar de ser baseado em um filme de 1989, é considerado um dos jogos mais bonitos e mais bem feitos pro sistema de 8 bits da Nintendo. Uma excessão em um mar de filmes mal adaptados pros jogos, diga-se de passagem. Já o jogo de hoje também é baseado em um filme mas, assim como Revenge of Joker, é outra excessão que não caiu nas armadilhas de prazos curtos, pouca grana e pouca gente pra desenvolver um game. Muito pelo contrário, o jogo é ótimo.

No jogo, naturalmente, controlamos Batman e, naturalmente denovo, fazemos uso das mais diversas armas que todo mundo já conhece. A missão é a de sempre: capturar Coringa. Quando não é isso, é capturar o Pinguim. Ou capturar outra pessoa fantasiada. Batman usa Bat-rangs, bat-pistola e bat-arminha de 3 tiros, que podem ser acumuladas com itens deixados pelos inimigos. Não me perguntem e nem me critiquem por não usar os nomes oficiais das armas, gosto do Batman mas não sou fissurado em seus filmes/desenhos/quadrinhos e não sei de cor cada nome de arma, apetrecho, etc.


Uma coisa que senti falta no jogo foi do gancho dele, usado geralmente pra subir em lugares altos e explorar melhor as fases. Aqui ele pode sair escalando rebatendo nas paredes, no melhor estilo Prince of Persia ou Ninja Gaiden, mas ainda assim o gancho fez falta.

Os gráficos do jogo estão ótimos. Mesmo simples e com bonecos pequenos na tela, o jogo não deixa a desejar aos olhos de quem joga (uau!). As cores do NES são poucas, mas alguns produtores conseguiam fazer verdadeiros milagres na época. Um desses milagres é esse jogo, mesmo com Batman sendo um boneco inteiramente ROXO, os cenários são bem caprichados, com muitas nuances da cor preta em diversos detalhes. Como nosso morcego geralmente explora lugares com pouca luz (como esgotos, por exemplo), o uso das cores no game eu diria que foi bem empregado.


Os inimigos, em sua maioria, são homens armados e alguns maquinários malucos. Geralmente eles vem pra cima com tudo, sem dó nem piedade, como se não houvesse amanhã. Aí cabe ao jogador usar uma das armas do Batman ou sair nos socos. A dificuldade não é muito alta, mas segue o padrão da maioria dos jogos da época, é preciso estudar bem os movimentos dos inimigos e o cenário para conseguir chegar vivo no final das fases mais adiantadas.

A música e os sons eu achei na média, mas não há nada aqui que mereça algum destaque, me corrijam se eu estiver errado. Ou surdo.


Batman pro NES é um ótimo game, apesar da pouca variedade de fases, há alguma exploração com os movimentos de escalada do morcego e alguma estratégia pra sair vivo. Não é muito difícil, os controles são agradáveis e ainda contamos com algumas ceninhas entre as fases pra dar aquela relaxada.

Nota: 7.5

11 comentários:

  1. Considero esse jogo espetacular!

    Curto demais XD

    ResponderExcluir
  2. Joguei muito esse jogo.
    Eu era bem pequeno e acho que nunca passei nem da primeira fase direito. O meu irmão era quem conseguia. Tanto que nunca esqueci do barulho que o Batman faz ao despirocar e morrer.

    Ótimo Review!
    Arrasa Shu!

    ResponderExcluir
  3. Droga Sabat!
    Eu nunca consigo ser o primeiro aqui.

    ResponderExcluir
  4. Curioso, eu penso de forma inversa s vc. Adoro Batman Returns do Mega (que acho otimo) e acho esse Batman do Nintendo 8 bits abominável e mal feito

    ResponderExcluir
  5. pois é , este Batman ai , tem em cartuchos de polystation , meu primo jogou , eu não , mas parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Não jogo games do Batman e Super Homem. Medo de me decepcionar :P

    ResponderExcluir
  7. @GLStoque
    É complicado mesmo avançar no jogo, precisa calcular cada salto e ataque (malditos monstros da terceira fase)

    @Anônimo
    Não é exatamente NÃO GOSTAR, é que acho o jogo limitado demais.

    @Zolini
    Parece que a cena atual promete mudar a imagem de jogos de super heróis, vide Spiderman e o novo Batman.

    ResponderExcluir
  8. Discordo doq disse sobre as musicas.. são bem legais. Um jogasso.

    ResponderExcluir
  9. Atrasado chegando!

    Adoro esse Batman de NES. E curto muito a música, você está surdo sim :p

    Se você sentiu falta do gancho, saiba que o Batman de Master System (que também é muito bom, embora eu prefira o de NES) usa e abusa desse item. Vale uma conferida.

    Aliás, eu também curto o Batman de Mega Drive, como disse o anônimo. Mas o de NES é meu favorito, sem dúvidas. Só acho as fases e os inimigos um tanto... estranhos para um jogo do Batman, mas tudo bem :)

    ResponderExcluir
  10. Um bom jogo cheguei a jogar um pouco esse jogo mas não pude continuar o jogando por que era emprestado .Ele chega a ser meio dificl mas com um pouco de pratica você pega o jeito .

    ResponderExcluir
  11. Esse game me parece ótimo,vou baixar no emulador de NES.

    ResponderExcluir