domingo, 25 de abril de 2010

Danan the Jungle Fighter (Master System)


Quando eu era moleque, toda sextas-feira era dia de correr pra locadora logo de manhã pra garantir os melhores jogos antes dos outros. Ou era isso ou alugar os restos que os outros não quiseram alugar. Muitas vezes isso aconteceu, mas a maioria das vezes eu garantia os melhores jogos, tanto no Master System quanto no Mega Drive.



Acho que a definição do que é bom ou ruim pra cada um é diferente, mas sempre existe um consenso geral quando um jogo é MUITO ruim. Danan ficaria no meio termo entre PÉSSIMO e MUITO BOM, e já vou explicar isso.

Em Danan controlamos.... Danan, o guerreiro enviado por alguma entidade para impedir que Gilbas domine o planeta com tuda sua perversão, maldade e ganância. Gilbas já teve a bunda chutada no passado, mas conseguiu escapar e voltou a atazanar tudo e todos, cabendo à nós chutar seu traseiro novamente.

um belo exemplo de variedade nos cenários de Danan

Danan tem apenas uma arma: uma faca. Sua única forma de sobrevivência se resume à um CANIVETE, sendo que os inimigos são dos mais variados tipos, indo desde os simples pássaros à guerreiras armadas com facões, ogros enormes e todos os perigos de uma SELVA. Danan é macho pra caralho, devo reconhecer. Se me dessem um canivete pra enfrentar um demônio sozinho em uma floresta enorme cheia de inimigos hostis, eu me encolheria em posição fetal e choraria feito um lazarento até o pesadelo acabar...

não dá pra perdoar nem as amazonas na floresta
muito menos uma chefe sacana que tenta torrar o rabo de Danan com raios

Pois bem, devo adiantar que Danan não está sozinho nessa. Ahá, então ele tem amigos, vocês pensam... Sim e não. Na verdade, Danan pode conseguir ajuda de três animais da floresta: um macaco, que ataca os inimigos, uma águia, que pode transportá-lo por grandes distâncias e um tatu, que serve pra.... acho que atacar também, não me lembro agora. Nenhum deles é perfeito no que faz, mas qualquer coisa já é uma ajuda no caso de Danan.

Os itens se resumem no já manjado repositor de energia, em um outro que aumenta a força do ataque, os 3 animais e mais um que aumenta dá experiência. Sim, nosso guerreiro pode avançar níveis e aumentar o máximo de energia.

vida dura na selva, nem em cabanas Danan pode descansar

Os gráficos do jogo são bem agradáveis, coloridos e diversificados. Existem florestas, cavernas, montanhas e até uma base no final do jogo, o que dá uma boa variedade de locais por onde Danan passa. Todos eles tem seus próprios inimigos e chefes, doidos para escalpelarem o pobre Danan.

As músicas são.... digo, a única música acaba cansando após repetir pela décima quinta vez, mas ela funcionou como uma marca registrada do jogo pra mim. Engraçado como a gente acaba gostando até de porcarias quando não se tem outras opções pra jogar. Na época era raro conseguir alugar mais do que 2 cartuchos por final de semana...

chefe maldito apelando com machado e escudo, enquanto Danan vai só com o CANIVETE
ao lado, o menuzinho com os animais ajudantes

Danan, no final das contas, é um jogo divertido. Tem lá suas cagadas no controle, que faz o personagem se movimentar rápido demais pela tela, mas mesmo assim vale a pena jogá-lo, pois o jogo é curto e serve muito bem como um passatempo divertido.

Nota: 6.5

9 comentários:

  1. Belos gráficos.
    Esse jogo é um daqueles que a gente aluga sem opção, sabe que é ruim, mas acaba gostando.

    ResponderExcluir
  2. "Se me dessem um canivete pra enfrentar um demônio sozinho em uma floresta enorme cheia de inimigos hostis, eu me encolheria em posição fetal e choraria feito um lazarento até o pesadelo acabar..." huauhauhahauhauha me matei de rir!

    Cosmão, eu gosto de Danan, acredito que pelos mesmo motivos, peguei uma vez por falta de opção e me simpatizei.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não conhecia esse game, e parece ser muito divertido! Uau! irei atrás o quanto antes.
    Alias, sua analise esta fantastica Cosmão, muito boa! ri muito!

    Excelent post meu caro ;)

    ResponderExcluir
  4. Danan é um game que tem alguns defeitos, mas ainda sim não é um game ruim. Já faz muito tempo que o joguei, mas quando o fiz consegui me divertir com ele.

    ResponderExcluir
  5. @GLStoque @Leo S @Woo @André
    Danan não é mesmo um jogo ruim, mas é um jogo um pouco mal executado. Talvez se tivesse um capricho maior e um pouco mais de variedade nos ataques, o jogo poderia se sair melhor.

    ResponderExcluir
  6. Essa do canivete foi de rolar de rir...

    Eu joguei esse jogo na minha cruzada Master System, e achei bem legal. A história não levaria nenhum prêmio, mas é curiosa e se desenvolve mais do que costumava acontecer em outros jogos desse estio lançados para o Master System.

    Dose é a arminha do cara, dá muita raiva, toda hora a gente perde energia tentando matar alguém. Se ele tivesse uma espada o jogo ia ser quinhentas vezes mehor.

    ResponderExcluir
  7. @Gagá
    Pois é, eu também odeio esse canivete maldito, mas gosto do jogo..... o que a nostalgia não faz com a gente....

    ResponderExcluir
  8. Me parece ser um jogo divertido viu apesar de eu nunca ouvi falar dele na epoca quando eu tinha meu Master System.Mas vou dar uma chance e baixar pra ver .

    ResponderExcluir
  9. Minha única crítica a esse jogo, e por conta das músicas. Além de ser repetitivas, ainda têm uma transição BEEEEM esquesita (cortando a música sempre que entra ou sai dos lugares).

    ResponderExcluir