sábado, 17 de abril de 2010

Megaman 2 (NES)

E o Dr. Willy voltou, pra alegria da galera que virou fã do robozinho azul da Capcom no primeiro game. Mesmo que, segundo a Wikipédia, o primeiro game não tenha surpreendido a mãe Capcom com tantas verdinhas assim (e de ser um terror pros joysticks), ela insistiu numa sequência e logo encomendou a continuação. Pra isso, tratou de melhorar quase tudo do primeiro game, fazendo dessa vez valer a pena o dinheiro suado que muitos gastaram alugando ou comprando o cartucho na época.



Megaman 2 foi o jogo da série que mais se sobressaiu naquela época. Os programadores pegaram tudo que havia de bom no primeiro (o que já não era muito, portanto, foi um trampo hérculeo), melhoraram e incluiram mais coisas interessantes.

Dessa vez nosso robozote não pesa mais 16 toneladas, o que ajuda na hora dos saltos e do manuseio do mesmo no jogo. Tudo ficou mais intuitivo agora, se você quer ir até tal local na fase, você consegue com um pouco de habilidade. No primeiro jogo contava mais a sorte pra não morrer no percurso. Isso é fruto de um design de fases superior, mais cadenciado, distribuído e que até hoje rende elogios por conta dos fãs da série.

Os gráficos do jogo pouco mudaram, talvez algum detalhe aqui e ali, mas Megaman original já era bem bonito, nisso nem precisavam se esforçar tanto. De novidade, tiraram aquele ridículo marcador de pontos e também as bolinhas vermelhas que davam pontos. Pra dizer a verdade, nunca entendi direito porque Megaman tinha contador de pontos...

Megaman em dois momentos distintos: nas nuvens e num labirinto

Além disso, temos uma nova ruma de chefes, todos terminados com Man e, por isso mesmo, carismáticos ao extremo. Ou vai dizer que Airman não tem seu charme, com aquele ventilador no peito? Claro, a criatividade dos caras um dia iria acabar, mas em Megaman 2 e também no 3 eles fizeram história e criaram chefes únicos na série. No 7 as idéias já estavam escassas e no 8, bom... digamos que HOMEM-CEBOLA não seja lá tão bacana assim...

Bom, deixando isso de lado, outro ponto que se destaca aqui são as novas habilidades de Megaman. Se no primeiro game tínhamos a bizarra arma de criar plataformas (que nunca entendi porque incluíram isso no jogo), agora temos 3 novos brinquedinhos tipo gadgets que vão sendo ganhos conforme o avanço: um capaz de criar uma mola, outro uma espécie de plataforma que voa na vertical e uma terceira plataforma que voa na horizontal. Tudo isso ajuda e muito na exploração dos cenários.

esse sub-chefe é bom pra encher a vida, mesma coisa esses parafusos

No aspecto sonoro, as músicas ficaram bem bacanas, talvez melhores até que o primeiro game, que tinha músicas grudentas. Nesse segundo, com mais chefes e mais etapas, os criadores foram além e criaram melodias que até hoje são cultuadas com uma das melhores de todos os tempos, em se tratando de games. Os efeitos sonoros continuam os mesmos, mas isso nunca vai precisar mudar mesmo, Megaman 9 e 10 estão aí pra comprovar.

homem-pau levando serra na cabeça e Megaman sobre um gadget bem útil

Mesmo com mudanças bem sutis nos gráficos, Megaman 2 veio recheado de novidades que acabaram por fixar o azulão como um dos personagens mais amados da indústria de games. O esforço da Capcom realmente valeu a pena, recriou o jogo praticamente do zero, modificaram as coisas que eram necessárias e entregaram um clássico aos fãs!

Nota: 10

6 comentários:

  1. Opa Cosmão!!!

    cara, concordo plenamente com a nota: pra mim esse game é o melhor dos Megamans de NES. É o mais inovador, o capítulo que disse DAQUI PRA FRENTE MEGAMAN É ASSIM BELEZA??

    Só não concordo em parte de algumas coisas. Não é opinião contrária, mas é que eu acho BEM MAIS kkkkk

    Não acho que os gráficos mudaram pouco ou tiveram mudanças sutis: eu acho que o robozinho é o mesmo e o resto mudou da água pro vinho! Cores mais vivas, gráficos muito mais detalhados, efeitos de brilho e reflexo, menos serrilhado e mais formas redondas (no 1 tudo era muito quadrado)... ou seja, pra mim Megaman 2 é tão bonito quanto todos os outros que vieram depois dele, e ditou como deveria ser a aparencia grafica da série.

    A outra parte é quanto as músicas do jogo! Eu considero que elas são fantásticas, um milagre se comparado as musicas do 1.

    Megaman 2 é meu preferido, tando que eu tinha o game no meu saudoso Phantom Syatem XD

    Boa materia como sempre cosmao!! XD

    ResponderExcluir
  2. Sabat, olhando pela tua ótica, acho que Megaman 2 tem cores mais vivas realmente, mas isso, na minha opinião, se dá pelos novos temas das fases, temos fases novas em florestas, fases nas nuvens, acho que tudo isso contribui pra melhorias gráficas no jogo. No Megaman 1 era tudo muito parecido, principalmente o fundo de tela, geralmente com uma cor só.

    Sobre as músicas concordo contigo. Só acho as músicas de Megaman 3 melhores que essas.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo o que tanto as pessoas enxergam em Mega Man 2. Deve ser porque não vivi a época do lançamento. Mesmo assim não acho que a série atingiu o seu ápice antes do V que é o meu preferido em todos os aspectos. E só declinou a partir daí. Não gosto de não poder carregar a buster e de passar de chefes sem estratégia alguma, só atirar e pronto.

    É uma excelente continuação, mas não acho que mereça nota máxima. E ainda acho que a maioria das notas 10 dadas a ele são influenciadas pela mídia e todo veículo que sempre enche a bola de MM2.

    PS: Li uma vez que a Capcom lançou MegaMaN2 tão rápido porque o contrato para o desenvolvimento do Game já previa dois jogos.

    ResponderExcluir
  4. Mega Man II é muito bom, trouxe avanços e melhorias, mas para mim, Mega Man III é insuperável (e olhe que encarei recentemente uma maratona de Mega Man). Foi neese título que senti realmente um maior capricho na sua feitura. Os gráficos e sons melhoraram, e houve o aparecimento de personagens como Proto Man e Rush.
    Então, Sabat, foi o MM3 que disse "DAQUI PRA FRENTE MEGAMAN É ASSIM BELEZA??" :P

    ResponderExcluir
  5. Esse ai eu nunca joguei mas pelo que eu acabei de ler e também pelo que ouço é um dos melhores que deu a serie um outro rumo .Tenho que jogar um dia ele vai estar na minha lista de jogos serem jogados .

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de Megaman,mas infelizmente ele não gosta de mim.
    Tenho uma dificuldade enorme pra jogar,qualquer jogo da franquia.

    ResponderExcluir