quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sonic Chaos (Master System)


Sonic Chaos do Master System nunca me chamou muito a atenção. Pelo menos não tanto quanto Sonic 2 pra esse mesmo sistema, que virou uma febre aqui onde eu moro no dia em que finalmente chegou na locadora. Enfim, acredito que Sonic Chaos é considerado por muitos uma ovelha negra nos jogos de Sonic pro Master System, independente das versões bizarras lançadas para Game Gear. Mas, por quê todo esse ódio? Vamos tentar descobrir...


Sonic Chaos é chamado de Sonic & Tails no Japão, e acho que só foi lançado por causa da falação sobre o final de Sonic 2. Pra quem não sabe, no final "bom" de Sonic 2, Tails é libertado e finalmente se tornaria o parceiro inseparável de Sonic até o fim de suas vidas. Tails só era controlável em jogos do Mega Drive, deixando os donos de Master System chupando o dedo. A Sega, vendo a cagada, resolveu deixar Tails controlável e criou Sonic Chaos, basicamente pra isso.

O que eu quero dizer é que não há razão pra esse jogo existir. Ele não tem nenhuma história importante, um personagem importante nem ao menos faria falta na cronologia de Sonic, tanto no Master System quanto no geral. Diferente de Sonic 2, onde é contado como Tails foi resgatado, aqui não há nenhum desdobramento importante o suficiente que justifique sua existência.

A história se resume no seguinte: Robotnik roubou a esmeralda vermelha, ocasionando o caos nas outras esmeraldas (!) e cabe a Sonic e Tails por um fim na bagunça coletando todas e organizando tudo novamente. Brilhante enredo pra um jogo caótico, sem trocadilhos.

dois momentos únicos de Sonic Chaos

Bom, como eu já disse, aqui dá pra escolher entre Sonic ou Tails, sendo impossível os dois andarem juntos como no Mega Drive (acho que seria pedir demais do hardware do Master). Jogando com qualquer um, o esquema é o mesmo: juntar argolas, destruir inimigos e acabar com algum maquinário do Robotnik no final. Como em Sonic 2, o gordão só dá as caras no final do game, sendo que em todas as fases é preciso destruir algum ser robotizado que ele enviou. Me critiquem, mas eu prefiro chutar a bunda do velho Homem-Ovo em toda fase do destruir esses robôs imbecis. E vou além: acho que é falta de criatividade colocar essas máquinas ao invés de dar novos brinquedinhos ao Doutor Ivo.

chefes acéfalos são a especialidade aqui
mas pelo menos o sprite do Sonic correndo nesse jogo supera o do Sonic 4

Primeiro vamos falar de Sonic. Controlando Sonic, temos um gameplay similar à todos os jogos dele, sendo que agora é possível dar o spindash e encontrar um novo item disponível: os rocket boots, que fazem Sonic realmente VOAR. Sim, podemos VOAR com Sonic agora, pelo menos até terminar a duração dos rocket boots. A outra novidade fica por conta das esmeraldas. Agora elas não estão mais escondidas nos cenários, como eu elogiei em Sonic 1 e 2, mas sim nos fatais Special Stages. Mas as condições mudaram, é preciso coletar 100 anéis pra poder pegar uma delas no Special Stage, que consiste em voar em linha reta com os rocket boots até chegar na dita cuja. Concordo que é diferente, mas é outro meio de evitar o trabalho de colocá-las em lugares escondidos nas fases, mais fácil pros criadores juntar 100 anéis (o que é uma coisa praticamente obrigatória nesse jogo, visto a quantidade absurda de anéis) e entrar no especial. Hunf.

oh! um novo item, o PÉ DE MOLA!
observem também como eu junto facilmente QUARENTA ANÉIS

Com Tails as coisas são um pouco diferentes..... Eu disse um pouco? Eu quis dizer MUITO diferentes. Em primeiro lugar, Tails não coleta as esmeraldas...
.
.
.
.
Claro, Tails veio PASSEAR em Sonic Chaos, visto que ele ficou preso durante o jogo inteiro de Sonic 2, agora é sombra, água fresca e anéis. Outro diferencial é que Tails pode voar com suas caudas. Basta PARAR e apertar pra cima e pulo, pronto, temos aí uns 10 segundos pra dar aquela voadinha pelo cenário. Além disso, Tails é, naturalmente, mais lento que Sonic e não pode usar o rocket boots....

Sonic faturando a primeira esmeralda e Tails correndo de lado, num efeito bem bacana do jogo, provando que nem tudo aqui é caótico (ok, vou parar com esses trocadilhos malditos)

...mas que droga, eu não consigo pensar que Tails é macho, pra mim tem tudo pra ser fêmea..... Enfim, continuemos...

Sonic Chaos talvez tenha o pior design de fases de todos os jogos de Sonic. Tudo é muito bagunçado, cheio de plataformas no ar, cheio de rampas sem sentido e de buracos... mais sem sentido ainda. Vidas são ganhas aos baldes, o jogo é extremamente fácil e nem os chefes representam perigo. Diacho, no Sonic 2 me lembro que já dei vários game-overs no segundo boss simplesmente por encostar naqueles passarinhos malditos. Aqui as fases dos bosses vem cheias de anéis, o que os tornam praticamente sacos de pancada.


Uma das coisas que considero idiotas que incluiram aqui foi a velocidade final quando se passa pela conhecida plaquinha no fim das fases. Ali é mostrada a velocidade que o personagem passou, muitas vezes causando riso em quem vê, pois geralmente passa dos OITOCENTOS QUILÔMETROS POR HORA! E o que isso faz? Simples: resulta em pontos que geral continues.... Certa vez terminei o game com doze continues...

As músicas e efeitos sonoros seguem o padrão dos jogos anteriores, mais puxados pro Sonic 2, principalmente nos efeitos sonoros. As músicas são bacanas, nenhuma se destaca tanto assim como em Sonic 1 e 2, mas ainda assim não são tão ruins à ponto de serem execradas.

essa fase se chama Metal Green Hill, acho que nem preciso explicar o porquê...
ao lado, vemos Tails executando o famoso "corridinha"

Sonic Chaos, ao meu ver, não faria falta se não existisse. E eu me lembro bem da minha alegria ao ver a capinha na locadora na época, era uma alegria ver um novo Sonic disponível e não foi diferente com Sonic Chaos. Infelizmente, a impressão que se tem hoje é de que fizeram um jogo às pressas, sem a qualidade dos anteriores. E pensar que esse game gerou uma sequência...... mas outro dia eu falo sobre ela, um de cada vez, por favor.

Nota: 6.0

12 comentários:

  1. Se o Chaos levou 6.0, imagino os fracos Triple Trouble e Blast de Master System.

    ResponderExcluir
  2. "Me critiquem, mas eu prefiro chutar a bunda do velho Homem-Ovo em toda fase do destruir esses robôs imbecis."

    Assino embaixo.

    Jogo esquisito mesmo. Ele é tão bizarro que o Sonic solta "adugui" na tela secreta de seleção de fases:

    http://www.youtube.com/watch?v=M8g3H_TSjpI

    ResponderExcluir
  3. Po, qndo eu joguei esse jogo no Master ele não me pareceu assim, tão sem sal. Acho que agora q vc falou, eu nunca notei que um jogo do sonic tivesse história. Aliás, uma história diferente de salvar os passarinhos da floresta. huahuahuhauhuahuahuahuahuhauhuah.

    P.s.: Se vc qser zerar wild guns, tem uma dica de um golpe pra vc, q talvez vc nao aprendeu. Muito valiosa por sinal. Olha nos comentarios do post la, sou o Psycrow.

    ResponderExcluir
  4. "...mas que droga, eu não consigo pensar que Tails é macho, pra mim tem tudo pra ser fêmea....."
    O Gabriel do GLStoque já cantou essa bola, rsrs.

    Cosmão, pode atirar pedra, mas eu curto esse jogo, mas pq eu encaro ele como um joguinho gostoso de jogar. Só!

    Mas concordo contigo, é bem fraco principalmente comparado ao 1 e 2 que foram espetáculos (eu até comprei o 2 na época).

    A nota 6.0 está bem adequada. Gostei do review!

    ResponderExcluir
  5. @Alcure
    Aliás, a passarinha da placa do Sonic Chaos é a Flicky. E só agora que descobri que os Flickies do jogo Sonic 3D Blast remetem a um jogo antigo da SEGA, Flicky, que tem port pro Mega Drive entre outros. Tem uma homenagem bem explícita ao jogo no Gunstar Super Heroes do GBA.

    E Sonic 3D Blast é horrível na minha opinião.

    E talvez o Gabriel do GLStoque esteja certo: o Sonic está sempre salvando animaizinhos fofinhos, não sai do lado do Tails, foge da Amy Rose, além de outras coisas duvidosas. Estranho, não?

    ResponderExcluir
  6. @ANTIDEUS
    Muito bem dito, a passarinha da placa é a Flicky.

    Eu gosto de Sonic 3D Blast, pra mim é o menos horrível dos "spin-offs" do Sonic nos 8 e 16 bits.

    ResponderExcluir
  7. Bom galera é mais 1 jogo bacana da sega sonic chaos.
    não tanto como os anteriores sonic 1 e 2,mas minha nota é 6.0

    ResponderExcluir
  8. Sonic Chaos e um dos melhores jogos de Mater System assim como Sonic Triple Trouble considerado o melhor dos 8 bits

    Leva 9.0 somente nao leva 10 pela falta de um final diferente de Triple Trouble que e 10

    ResponderExcluir
  9. Na epoca quando joguei até achei ele legalzinho mas se comparar aos Sonic 1 e 2 ele perde feio mesmo viu .Mas não deixe de ser um jogo bem jogavel apesar de algumas coisas meio nada a ver com a serie´.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho Sonic Chaos excelente!!!
    É o Sonic 2 com gráficos inferior, mas dá pra jogar com Tallis.

    Nota 9.

    ResponderExcluir
  11. Quase ninguém conhece essa jogada: apertar cima e botão ele inicia a corrida sem sair do lugar. Se você ficar fazendo isso por um tempo ele fica com estrelas no corpo e invencível durante a corrida.

    O jogo é bom, mas realmente muito fácil.
    Você pega as 100 rings e passa de fase. Poucos inimigos nas fases também.

    As musicas e que ficaram bem bacanas.

    ResponderExcluir