terça-feira, 11 de maio de 2010

Rockin' Kats (NES)


Em termos de jogos de plataforma, o NES superou em muito seu principal rival, o Master System. Enquanto os donos do sistema da Sega se esbaldavam com os jogos do Alex Kidd e Sonic principalmente, a galera do NES tinha uma variedade enorme de jogos de qualidade, como Mario, Megaman, Castlevania, Metroid, entre tantos outros.



Por ter um acervo enorme de jogos do estilo (que explodiram na época), o NES contava sempre com muitos jogos obscuros, de todos os estilos inclusive, com personagens mais obscuros ainda, alguns inclusive nunca viram esse lado do mundo e outros que não foram ainda aproveitados o quanto deveriam.

Alguns jogos não faziam tanto sucesso quanto outros, mas ainda assim conquistavam seu espaço em um mar de mascotes que eram criados quase todos os dias. Rockin' Kats pode ser encaixado nesse contexto, um personagem novo, diferente, mas em um estilo bem conhecido da galera.

Controlando um gatuno chamado Willy, armado com uma luva de box acionada por uma mola (!), era nossa obrigação salvar sua namorada das mãos de uma gangue de cachorros malvados que tomaram conta da cidade. Só que a coisa funciona de forma diferente aqui: as fases são escolhidas numa TV por meio de canais. A ordem pode ser escolhida até a quarta etapa, sendo que a quinta e a última fase só podem ser jogadas após completar as quatro primeiras.

o jogo tem uma apresentação bem bacaninha

Os gráficos do jogo são bons, mas a movimentação dos personagens em geral deixa muito a desejar. Willy ataca de forma lenta e precária, além de sua arma não ajudar muito também. Os inimigos geralmente morrem com um ataque, mas nos chefes as coisas podem complicar. A energia de Willy é bem farta, mas ainda assim é fácil ser alvejado pelos tiros dos inimigos mais fortes.

Willy radicaliza tanto na luva quanto no skate

A luva do gato pode ser usada ainda como trampolim (atacando para baixo) ou como um gancho para rodar e ser arremessado nas partes mais altas dos cenários, onde geralmente estão os melhores itens e vidas. Dominar tais movimentos acaba sendo primordial pro sucesso em algumas partes, como em um que devemos subir pela tela usando o trampolim e o gancho enquanto os inimigos surgem de todos os lados atirando.

No som não existe surpresas, as músicas são simples, mas pelo menos não enjoam. Os efeitos sonoros são básicos, dignos de uma produção simples que não buscava o aperfeiçoamento do título. Uau!

Ok, eu não gostei dos sons, pronto.

a fase do parque é uma das mais difíceis, assim como a do avião

Rockin' Kats é um jogo bacana. Dá pra se estressar um pouco pela dificuldade apresentada, mas ainda assim consegue divertir, diferente de outros jogos mais irritantes, como Yo!Noid ou Megaman 1.

3 comentários:

  1. Putz! Você desenterra cada coisa.
    Na cidade do meu primo tinha esse jogo na locadora e cheguei a jogá-lo umas duas vezes. Me lembro bem da luva dele. Arraso no Exumamento!

    ResponderExcluir
  2. Cara, que concidência! Peguei esse jogo pra jogar anteontem no Dingoo! É meio chato mesmo essa luva... Tem vez que você quer apenas acertar o inimigo, mas ela vai e pendura... affz!
    Mas é um bom jogo XD

    ResponderExcluir
  3. @GLStoque @Zolini
    Realmente, a luva do gato mais atrapalha do que ajuda, mas qualquer dia eu pego pra jogar até o fim.

    ResponderExcluir