Algumas vezes me deparo com alguns jogos que me lembram outros, e fico tentando adivinhar quais as verdadeiras razões por trás de tais obras para que as mesmas existam. No caso do jogo de hoje, eu nem precisaria citar o jogo no qual ele foi baseado, basta uma simples olhada pelas imagens pra qualquer um que jogue video-games desde a década de 80 matar na hora qual o jogo original. Bom, pra quem ainda não sacou, Saiyuuki World é baseado em Wonder Boy in Monster Land, do Master System, mais comumente conhecido como Mônica no Castelo do Dragão por essas bandas.
Goku esfaqueando uma pobre cobra e.....
OMFG! O QUE O DRAGÃO SHENG LONG FAZ AQUI VENDENDO ESCUDOS?
OMFG! O QUE O DRAGÃO SHENG LONG FAZ AQUI VENDENDO ESCUDOS?
Por trás de tudo, rola uma história de que a Westone, responsável pelos jogos Wonderboy na época, havia cedido os direitos para que a Jaleco fizesse sua versão para o NES. Por conta disso, algumas coisas foram mudadas, mas a essência do jogo é a mesma, bem como a maioria das fases e até mesmo a localização de algumas portas e lojas.
Saiyuuki World segue à risca quase todos os elementos do jogo original. Apesar de estar todo em japonês, o jogo é fácil de seguir, mesmo não entendendo picas da história. O lance ainda ocorre através de compra de itens em lojas, de chefes em portas e dos personagens que se vai encontrando pelas fases em locais escondidos. Só que tudo sob o âmbito japonês, ou seja: itens, personagens e fases são todas baseadas no Japão, bem diferente de Wonderboy, onde tudo seguia um estilo de RPG mais comum.
o primeiro boss e a segunda cidade.... bastante parecido com o início de Monster Land
A história é sobre um personagem chamado Goku que deve salvar a China.
.
.
.
.
.
OK! Só não pensem ser o Goku que todos conhecem, esse aqui é diferente..... não me perguntem como, mas é diferente. Ou então a Jaleco tem bolas de aço o suficiente pra copiar o jogo da Westone e ainda colocar Goku & cia em um jogo sem a permissão de Toriyama....
a entrada da caverninha e um velhote me dando alguma dica...
ou não, já que nunca vou sabe mesmo do que se trata...
ou não, já que nunca vou sabe mesmo do que se trata...
Saiyuuki World, contudo, é bem mais difícil que Monster Land. Talvez pela falta de entendimento da língua, ou por qualquer outro motivo, o fato é que é bem fácil morrer logo na segunda ou terceira telas, visto que os chefes aqui são bem mais apelões que o normal. Os inimigos são os mesmos encontrados em Monster Land, desde as cobrinhas até os cogumelos, o homem das cavernas, morcegos e etc, só que tudo levemente modificado.
As músicas pelo menos são originais, pelo menos eu nunca as ouvi em nenhum outro game. Os efeitos sonoros são o padrão do NES, mas acredito também que sejam exclusivos desse jogo. Só faltava a música ser igual à de Monster Land, teríamos o pacote completo de uma versão japa do Garoto Maravilha em suas aventuras pelo Japão...
uma foto comparativa entre as versões, prefiro bem mais a Mônica e seu Sansão do que uma cópia mal feita de Goku (nunca achei que fosse dizer isso)
Como curiosidade até vale a pena baixar e testar, principalmente os que curtem o jogo da Mônica por essas bandas, mas não esperem entender muita coisa, pois infelizmente ainda não traduziram o jogo.
NOTA: 6.5
O 6.5 é pela cópia discarada né Cosmão? Pq o jogo original do Garoto Maravilha merece pelo menos uns 8 ou até 9 (10 mesmo é a sequencia Dragons Trap), mas se for igualzinho o Wonder Boy, o jogo é bom, hehe
ResponderExcluir@Leo S.
ResponderExcluirSim, o 6.5 foi pela cópia discarada e mal feita, o original merece no mínimo 9.
Vale lembrar que Goku é um personagem de uma lenda chinesa chamada de "Saiyuuki" e não é criação do Akira Toriyama. Ele pegou a lenda, trabalhou em cima e criou o Goku de Dragon Ball.
ResponderExcluir@8-bit Retarded
ResponderExcluirBom saber disso, não fazia idéia. Obrigado por informar!
Pow, valeu, depois de anos, e graças a esse review, encontrei um jogo que eu gostava quando tinha meu nes: Saiyuuki World II. Jogando agora, não é tããão bom, mas tem lá suas qualidades. Depois faz um review dele também, é diferente desse, é um pouco mais megaman, com seleção de fases e armas obtidas depois de matar os chefes. Tem a versão em americanizada, mas ainda não encontrei o nome.
ResponderExcluirE eu mano, so vim achar esse jogo agr
Excluir@Marcos
ResponderExcluirValeu pelos elogios.
Pretendo resenhar o Sayuuki World II sim, inclusive já andei jogando o bichinho, melhorou em muita coisa em relação ao primeiro e não tem mais nada a ver com Wonderboy. Uma pena não ter tido mais continuações e nem ser traduzido, o jogo é promissor.
Apesar de ser uma cópia de Wonder Boy parece interessante.
ResponderExcluir