quinta-feira, 6 de maio de 2010

Saiyuuki World (NES)


Algumas vezes me deparo com alguns jogos que me lembram outros, e fico tentando adivinhar quais as verdadeiras razões por trás de tais obras para que as mesmas existam. No caso do jogo de hoje, eu nem precisaria citar o jogo no qual ele foi baseado, basta uma simples olhada pelas imagens pra qualquer um que jogue video-games desde a década de 80 matar na hora qual o jogo original. Bom, pra quem ainda não sacou, Saiyuuki World é baseado em Wonder Boy in Monster Land, do Master System, mais comumente conhecido como Mônica no Castelo do Dragão por essas bandas.



Goku esfaqueando uma pobre cobra e.....
OMFG! O QUE O DRAGÃO SHENG LONG FAZ AQUI VENDENDO ESCUDOS?

Por trás de tudo, rola uma história de que a Westone, responsável pelos jogos Wonderboy na época, havia cedido os direitos para que a Jaleco fizesse sua versão para o NES. Por conta disso, algumas coisas foram mudadas, mas a essência do jogo é a mesma, bem como a maioria das fases e até mesmo a localização de algumas portas e lojas.

Saiyuuki World segue à risca quase todos os elementos do jogo original. Apesar de estar todo em japonês, o jogo é fácil de seguir, mesmo não entendendo picas da história. O lance ainda ocorre através de compra de itens em lojas, de chefes em portas e dos personagens que se vai encontrando pelas fases em locais escondidos. Só que tudo sob o âmbito japonês, ou seja: itens, personagens e fases são todas baseadas no Japão, bem diferente de Wonderboy, onde tudo seguia um estilo de RPG mais comum.

o primeiro boss e a segunda cidade.... bastante parecido com o início de Monster Land

A história é sobre um personagem chamado Goku que deve salvar a China.
.
.
.
.
.
OK! Só não pensem ser o Goku que todos conhecem, esse aqui é diferente..... não me perguntem como, mas é diferente. Ou então a Jaleco tem bolas de aço o suficiente pra copiar o jogo da Westone e ainda colocar Goku & cia em um jogo sem a permissão de Toriyama....

a entrada da caverninha e um velhote me dando alguma dica...
ou não, já que nunca vou sabe mesmo do que se trata...

Saiyuuki World, contudo, é bem mais difícil que Monster Land. Talvez pela falta de entendimento da língua, ou por qualquer outro motivo, o fato é que é bem fácil morrer logo na segunda ou terceira telas, visto que os chefes aqui são bem mais apelões que o normal. Os inimigos são os mesmos encontrados em Monster Land, desde as cobrinhas até os cogumelos, o homem das cavernas, morcegos e etc, só que tudo levemente modificado.

As músicas pelo menos são originais, pelo menos eu nunca as ouvi em nenhum outro game. Os efeitos sonoros são o padrão do NES, mas acredito também que sejam exclusivos desse jogo. Só faltava a música ser igual à de Monster Land, teríamos o pacote completo de uma versão japa do Garoto Maravilha em suas aventuras pelo Japão...

uma foto comparativa entre as versões, prefiro bem mais a Mônica e seu Sansão do que uma cópia mal feita de Goku (nunca achei que fosse dizer isso)

Como curiosidade até vale a pena baixar e testar, principalmente os que curtem o jogo da Mônica por essas bandas, mas não esperem entender muita coisa, pois infelizmente ainda não traduziram o jogo.

NOTA: 6.5

8 comentários:

  1. O 6.5 é pela cópia discarada né Cosmão? Pq o jogo original do Garoto Maravilha merece pelo menos uns 8 ou até 9 (10 mesmo é a sequencia Dragons Trap), mas se for igualzinho o Wonder Boy, o jogo é bom, hehe

    ResponderExcluir
  2. @Leo S.
    Sim, o 6.5 foi pela cópia discarada e mal feita, o original merece no mínimo 9.

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que Goku é um personagem de uma lenda chinesa chamada de "Saiyuuki" e não é criação do Akira Toriyama. Ele pegou a lenda, trabalhou em cima e criou o Goku de Dragon Ball.

    ResponderExcluir
  4. @8-bit Retarded
    Bom saber disso, não fazia idéia. Obrigado por informar!

    ResponderExcluir
  5. Pow, valeu, depois de anos, e graças a esse review, encontrei um jogo que eu gostava quando tinha meu nes: Saiyuuki World II. Jogando agora, não é tããão bom, mas tem lá suas qualidades. Depois faz um review dele também, é diferente desse, é um pouco mais megaman, com seleção de fases e armas obtidas depois de matar os chefes. Tem a versão em americanizada, mas ainda não encontrei o nome.

    ResponderExcluir
  6. @Marcos
    Valeu pelos elogios.
    Pretendo resenhar o Sayuuki World II sim, inclusive já andei jogando o bichinho, melhorou em muita coisa em relação ao primeiro e não tem mais nada a ver com Wonderboy. Uma pena não ter tido mais continuações e nem ser traduzido, o jogo é promissor.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser uma cópia de Wonder Boy parece interessante.

    ResponderExcluir