quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sonic 3D Blast (Mega Drive)


Conheci Sonic 3D Blast meio sem querer, alugando ele no meio de umas 5 fitas, tudo junto. Há de se dizer que as capas dos jogos do Sonic sempre me chamaram muita atenção na época, era quase inevitável o aluguel de um jogo com Sonic na capa, tamanha a qualidade. Mas nem só a qualidade das capas eram o chamariz, algo nos jogos do Sonic fazia a diferença, assim como algo nos jogos do Mario, no caso da Nintendo. Mas deixemos isso de lado e vamos falar do dito cujo logo.


Contrariando a maioria, eu gosto muito de Sonic 3D Blast. Tá certo que o jogo tem seus inevitáveis problemas, mas ainda assim conserva uma boa aventura do nosso amado Sonic, mesmo sob uma perspectiva diferente. Sonic 3D Blast é jogado com uma visão isométrica da coisa, algo no estilo Desert/Jungle/Urban Strike, a série da Electronic Arts. Como na época tudo que envolvesse o 3D virava febre (não muito diferente de hoje em dia, aliás), a Sega logo tascou o 3D no título com o óbvio desejo de ver seu jogo vender bem. Vale lembrar que o jogo não foi feito tradicionalmente pelo Sonic Team, mas sim pela Traveler's Tales.

as cores do jogo são bem vivas

A história é quase a mesma de sempre, só que agora Robotnik foi atrás dos pássaros místicos chamados simplesmente de Flickies (clara referência ao lendário jogo da Sega chamado Flicky), pois ficou sabendo que através deles é mais fácil conseguir as tão sonhadas esmeraldas do caos. Para tanto, raptou todos e botou seus robozinhos do mal para trabalhar. Sonic, que conhece os bichinhos, resolveu fazer uma visita à ilha deles e descobriu toda a bagunça. Agora ele precisa livrar seus amigos, coletar as esmeraldas e salvar o mundo novamente.

Cada tipo de flicky a ser resgatado se comporta de maneira diferente. Alguns são mais fáceis de se pegar, outros dão mais trabalho, pois podem voar, enquanto outros correm, etc. São 4 tipos deles, todos presentes nos inimigos que precisam ser destruídos. Conforme vão sendo achados, eles formam um fila atrás de Sonic e o seguempor toda fase, ajudando inclusive a coletar itens e anéis mais altos com a ajuda das molas. Caso encoste em algum inimigo, todos os flickies escapam e é preciso pegá-los novamente antes que eles se dispersem. Cada pedaço da fase requer um número de flickies para ser concluída, sendo preciso entregá-los no anel central antes de passar pra próxima etapa.

Sonic encarando o segundo boss

O jogo, apesar da visão diferente, flui como qualquer jogo do Sonic. Temos uns dois atos por zona, as zonas ainda são todas temáticas mas algumas coisas são novas. Agora o lance pra conseguir a chance de ganhar uma esmeralda depende muito do quanto o jogador é curioso e procura todos os cantinhos das fases, pois é preciso achar Tails ou Knuckles tendo pelo menos 50 anéis pra entrar no bônus stage. O bônus é bastante simples, talvez o mais fácil de se conseguira as esmeraldas de toda a série. Consiste em andar por uma ponte rumo ao norte, enquanto os anéis vão surgindo, assim como espinhos e outros perigos. É preciso coletar um certo número de anéis para cada checkpoint até alcançar a esmeralda.

a famosa fase do gelo, naturalmente escorredia pra diabo

Os gráficos são ótimos. Claro que todo mundo preferia um jogo do Sonic nos moldes clássicos, mas a perspectiva isométrica não prejudica em nada o jogo. Os inimigos em geral possuem uma animação muitíssimo bem feita. Alguns elementos do cenário são bem agradáveis aos olhos também, como os efeitos na fase da neve e a água das cachoeiras. Os loopings também estão presentes e estão em grande número também.

Mas uma das coisas mais interessantes mesmo é a abertura do game, enfiaram uma CG com Sonic correndo com os flickies por um cenário cheio de árvores. Como eles fizeram isso num cartuchinho do Mega eu nunca vou saber...

apesar do visual, os bônus stages tem uma movimentação estranha, dando a impressão de que estamos correndo sobre um rolo

Sonic 3D Blast não é difícil. Os controles são meio chatos no início até se acostumar, depois fluem de maneira natural. Talvez alguns pulos que necessitem de mais precisão possam dar algum trabalho, mas nada que algum treino não resolva o lance. Sonic pode ainda dar o famoso spin-dash, bastando segurar o botão B e depois soltá-lo. O movimento agora tem a utilidade de rebater Sonic pelo cenário e arrebentar paredes falsas.

entregando os flickies no anelzão

As músicas são agradáveis em sua maioria, o que é bastante comum em jogos do Sonic. Não conheço nenhum jogo do Sonic com músicas ruins ou passáveis, podem não existir clássicos sonoros aqui, mas as músicas são bem executadas e compostas.

Apesar de ser bem diferente, Sonic 3D Blast é um jogo bem bacana que honra do jeito que pode com o nome personagem. Tem fases enormes, muitos segredos e tem um visual bastante único e agradável. Se for levar em consideração os jogos mais atuais do Sonic então, 3D Blast se torna um clássico instantâneo.

17 comentários:

  1. Concordo com a análise! O jogo tem um dos melhores gráficos do Mega Drive, o que é o mínimo que se pode esperar, já que saiu no fim do ciclo de vida do console. Lembro que na primeira vez que aluguei era um cartucho pirata, então a CG de abertura não possuía música; então, achava que aquele filminho era mais um defeito que qualquer outra coisa.

    Acho que o problema desse jogo está no fato de ser longo demais, sendo maçante também ficar explorando tudo, procurando pelos flickies e pelo Knuckles/Tails, etc, sem aquela velocidade toda. Mas eu gosto muito do game mesmo assim

    ResponderExcluir
  2. @00_Agent
    Realmente, após um tempo acaba ficando maçante correr pelas fases enormes em busca de flickies e por Tails e Knuckles.

    Mas eu também adoro esse game, mesmo com seus defeitos, acho os gráficos dele incríveis!

    ResponderExcluir
  3. Na época que joguei esse jogo o que me desagradou de cara foi a falta de velocidade. Como podem deixar o Sonic lerdo? Tirando a velocidade Sonic vira só mais um platformer e na época existiam centenas deles, daí esse passou batido, mesmo assim não é de todo mal, como aluguel valeu.

    ResponderExcluir
  4. Po, que dó do Mega Drive.. olha os "melhores gráficos" que ele conseguia :(

    Esse me lembra o viciante Snake Rattle 'n Roll do NES, e estranhamente os graficos me lembram Rock n Roll Racing...

    ResponderExcluir
  5. Peguei emprestado esse jogo uma vez e não consegui entendê-lo. Parece que vale a pena uma jogadinha. Você sabe alguma coisa sobre a versão para Saturn? Quais as diferenças?

    ResponderExcluir
  6. Nunca gostei desse jogo, já tentei jogá-lo algumas vezes mas logo me entediava. A falta de velocidade, os Flickies, a visão isométrica... quase nada me agrada >_< .

    @GLStoque
    Segundo a Wikipedia, a versão do Saturn tem vídeos e gráficos em melhor qualidade (incluindo Special Stage realmente em 3D) e uma trilha completamente nova em qualidade de CD composta por Richard Jacques, que posteriormente produziu a trilha de Sonic R. Depois lançaram um port da versão do Saturn pra PC.

    A trilha do Saturn tem até uma música cantada, You're my Hero:

    http://gh.ffshrine.org/song/947/24

    ResponderExcluir
  7. @Matt
    Mega Drive >>> Snes :P

    @GLStoque @ANTIDEUS
    O ANTIDEUS já deu a dica, a versão do Saturn tem special stages totalmente em 3D, gráficos levemente melhores e músicas com qualidade de cd.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, este é um dos "peores" games do ouriço já lançados! O que me faz detestar este game é sua visão isométrica... não consigo gostar de games feitos desta forma.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de Sonic 3D Blast, muito embora ele seja uma "ovelha negra" dentre os fãs da série. Eu acho que o grande fator que pesou contra ele foi a falta de velocidade do ouriço.
    Entretanto, o jogo não é ruim... Eu gostava dessa questão de explorar as fases.. Pô, Sonic sem tempo correndo? Ótimo demais XD
    Eu tenho uma passagem interessante com esse jogo: uma vez eu aluguei o game, coloquei o cartucho no Mega e... Apreceu uma tela de seleção de fases, sem eu fazer manha nenhuma! Pelo o que eu lembro, era tipo uma "premiação"... O pior foi explicar pro meu primo como fiz aquilo XP. Ele não acreditava de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
  10. @Zolini
    Na verdade, esse é um bug do cartucho, quando se coloca ele meio torto a seleção de fases é acionada. Pelo menos foi o que eu andei lendo por aí heheheh

    ResponderExcluir
  11. Cosmão, esse jogo ae mano, joguei a primeira fase e não gostei, nunca mais encostei a mão denovo!!

    Como estou jogando a coletanea Sonic Collection de Game Cube, pode ser que eu jogue denovo esse pra ver como é!!

    ResponderExcluir
  12. Sim Sonic 3D Blast é um ótimo jogo, mas não tem comparação com os outros jogos da série no Mega Drive seja em termos de trilha sonora, jogabilidade ou diversão. Prefiro, também, o jogo do Sonic para arcade, que nunca foi lançado em uma console doméstico. A fase de bônus da versão Saturn é apenas um aperfeiçoamento do clássico bônus de Sonic 2.
    Parece que esqueceram (até hoje) que um dos charmes do Sonic era um visual retrô (vejam o as músicas de Sonic 1, o design de Sonic e Robotnik- que lembram muito cartoons da década de 1930- e o avião de Tails em Sonic 2 - onde os personagens já tinham um visual mais animê)

    O fato de Sonic 3D Blast ter sido feito pela Traveler's Tale é um dos sintomas da crise gerencial da SEGA na época.
    Muitos dos principais lançamentos da própria Sega em 1995 tiveram sua produção terceirizada(
    X-Men 2: Cole Wars - Head Games; Beyond Oasis - Anciente; Vectorman - Blue Sky; Desert Demolition - Blue Sky). Pulseman, um ótimo jogo lançado no Japão no final de 1994 teve seu lançamente cancelado no ocidente. Enquanto isso a Nintendo emplacava sua série de maior sucesso no snes (Donkey Kong), mesmo já fora da chamada "era dos 16-bits".

    A explicação é que final de 1994 houve uma batalha entre a SEGA dos EUA e a do Japão. O Genesis/Mega Drive foi o 16-bit mais vendido nos EUA, Europa, Brasil e no mundo todo, exceto no Japão, onde as vendas do snes foram muito superiores. O resultado é que houve estratégias diferentes nas duas principais sedes, com lançamento do 32X quase simultâneo ao do Saturn.
    Outras consequüencia foi que a Sega, sempre principal softhouse de seus próprios consoles, deixou de produzir jogos para Master System e diminuiu muito a produção para Mega Drive e Sega-CD, apenas um ano após o ano com record de lançamentos para ambas as plataformas (1994).

    ResponderExcluir
  13. @Arnold
    Nunca consegui emular satisfatoriamente o jogo do SONIC dos arcades no MAME, sempre a configuração dos botões fica extremamente comprometida e nunca tive paciência de configurar corretamente.

    Sobre as produções de além-Sega, a maioria tem bastante qualidade, pois provavelmente era supervisionadas por algum diretor ou chefão da Sega. Beyond Oasis é um dos jogos que mais amo no Mega, em breve pretendo fazer uma matéria bem abrangente sobre o game.

    Acredito que a maior cagada da Sega foi criar aparelhos que pouco aumentavam a "potência" perante ao Mega Drive, devia ter soltado ou investido pra valer num console com a mídia CD de uma vez, não ficar enrolando com 32X, SEGACD, etc.

    Não sabia do boom de vendas do Mega Drive no mundo todo, sequer que o SNES só vencia ele no Japão.

    Muito bacana as informações Arnold, to quase te contratando pro Shugames heheheheheh!

    ResponderExcluir
  14. Grande Cosmão.

    Também gosto muito dessas produções além-SEGA, mas houve uma diminuição muito grande no lançamento dos jogos, numa época em que as vendas ainda eram grandes.
    Uma curiosidade sobre Beyond Oasis é que foi desenvolvido pela Ancient - empresa da mãe de Yuzo Koshiro!

    A SEGA dos EUA queria aproveitar a plataforma com o 32X, já que tinham cerca de 23 milhões de Genesis no mercado. Já no Japão haviam menos de 5 milhões e a tendência era abandonar o Mega Drive. A filial esta ficando mais forte do que a sede...
    Existia informações desatualizadas na Wikipedia, dizendo que o Mega Drive tinha vendido apenas 29 milhões de cópias. Mas, os dados iam apenas até 1993 e não incorporavam outras versões do console. A estimativa atual é de 40 milhões de unidades vendidas mundialmente.
    A Poilítica da SEGA japonesa para o início da vida do Saturno foi bem (mesmo período do lançamento de Sonic 3D Blast), foi bastante estranha. Proibiram o lançamento de Ethernal Champions pela filial dos EUA, para não haver concorrência com o Virtua Fighter. Também embarreraram Ridge Racer e Tekken da Namco para preservar as vendas de Daytona USA e Virtua Fighter. O resultados é que a Namco tornou-se a principal Softhouse do início de carreira do Playstation e o resto da história todos já conhecem.
    Outra conseqüência dessa política equivocada foi o cancelamento de praticamente todos os jogos que seriam lançados para 32x em 1996 como "Castlevania: The Bloodletting" (Konami); "Alien vs. Predator" (Capcom -igual ao arcade game)e X-men (um jogo 3D).

    ResponderExcluir
  15. Ta ai um sonic que só ouvi falar nunca joguei ele mas me parece ser bem divertido ,tem que dar uma chance ao jogo pra ver se é bom .Jogarei ele quando tiver um tempinho de sobra ultimamente ando meio ocupado.

    ResponderExcluir
  16. O SNES vendeu mais de 50 milhões de unidades.

    ResponderExcluir
  17. O SNES vendeu mais de 50 milhões de unidades.

    ResponderExcluir