domingo, 6 de junho de 2010

Super Adventure Island (SNES)

Demorei, mas voltei! Após uma breve pausa de uma semana praticamente (por pura falta de tempo), voltei a atualizar o Shugames e já começando com uma nova análise, espero que gostem. Sobre o The Immortal, infelizmente não tive tempo para continuar o sofrimento jogo, portanto, durante a semana quero ver se atualizo ele também, agora no terceiro andar do inferno em forma de dungeon. Illusion of Gaia terá sua continuação durante a semana, o jogo tá ficando cada vez mais interessante!

Mas chega de enrolar, vamos tocar o barco de uma vez por todas!


Já falei uma vez sobre Adventure Island por aqui no Shugames, um jogo bacaninha, onde controlamos Master Higgins, o homem de nome cool que precisa salvar sua amada de um vilão aterrorizador que a sequestrou. Pois é, o jogo ainda recebeu mais 3 continuações no NES, as quais ainda pretendo falar aqui no futuro, mas hoje reservei um tempinho pra jogar outro jogo da série, dessa vez no Super NES.



Super Adventure Island é muito subestimado, talvez pela série ter sido muito desgastada no NES, com continuações parecidíssimas, o povo já estava meio enjoado de ficar pulando e coletando frutinhas por cenários básicos como cavernas, florestas, campos e cavernas novamente. Pois bem, SAI não inova em quase nada disso, aliás, ele praticamente repete tudo denovo, mas por quê mesmo assim eu acho o jogo bacana? A resposta é.... não sei. Talvez por sempre ter gostado do Wonderboy original e este daqui lembrar muito ele.

Exatamente tudo que existia na versão NES existe aqui, menos o mapinha, que dessa vez desapareceu, nos deixando totalmente a mercê de fases random pela frente. Os gráficos, claro, tiveram um bom upgrade, Master Higgins ficou maior, os inimigos são mais variados e as fases possuem mais cores e até mecânicas diferentes (fases com scroll vertical foram inseridas). O objetivo ainda continua o mesmo, coletar frutas pra aumentar pontos e o tempo, além de destruir inimigos e caçar a saída das fases, tudo porque sua namorada foi transformada em pedra e VOCÊ foi o raptado da vez. Mas pelo menos dessa vez os produtores deram uma inovarada no enredo.


Higgins pode dar upgrades nas armas, mesmo sendo apenas duas (machadinha e bumerangue), o que dá alguma vantagem na hora de enfrentar chefes e passar pelas fases infestadas de inimigos. Existe ainda também o skate, que continua complicado de mantê-lo no jogo enquanto a onda de inimigos vai surgindo pela frente. O jogo não é fácil, qualquer encostadinha em inimigos ou em algo perigoso e lá se vai uma vidinha. Mesmo assim é possível atravessar a maioria das fases tomando apenas alguns cuidados, pois todas elas são bem parecidas entre si, mudando apenas o background.

o eterno skatinho de Higgins e sua arma de machadinhas,
praticamente marcas registradas de toda a série desde o Nintendinho

Uma das características mais profundas do jogo é o pulo do personagem. Higgins pode pular bem alto, desde que esteja correndo ou tomando uma certa distância pro salto. Caso contrário, o pulo será baixo e provavelmente vai te matar nas horas mais desgraçadas. Isso fica bem evidente logo na terceira etapa, se não me engano. Precisamos subir por um morro pulando plataformas, dentro de uma caverna, mas Higgins não consegue alcançar sem que o jogador dê uma distância entre os pulos.

obliterando o primeiro chefe e pegando kiwis na praia

Outra evidência fica logo no primeiro chefe, onde seu ponto fraco fica impossível de ser acertado se não aplicar pulos altos. Isso adiciona alguma estratégia no jogo, sem dúvidas, mas também atrapalha muito em alguns momentos, principalmente quando existem alguns inimigos chatos na tela. Eu diria que dominar a distância dos pulos em Super Adventure Island seria meio caminho andado pra terminar o game.

Higgins e sua cara de OMG!
a fase segue dentro da baleia, com direito a Higgins nadando e tudo mais

Enfim, sobre sons e músicas eu não tenho muito o que dizer. Os jogos de NES, principalmente o Adventure Island II, tinham músicas legais, mas que acabavam enjoando com o tempo. O mesmo acontece aqui, assim como os efeitos sonoros, que não devem aproveitar nem 10% do poderoso chip sonoro do SNES.

lembra ou não lembra o primeiro chefe de Kirby ??

Super Adventure Island chegou ao SNES com uma cara de 8 bits melhorado, mas mesmo assim diverte. É um jogo praticamente ARCADE, onde morrer muitas vezes faz parte, assim como a impressão dele ser infinito às vezes.

Resumão:

+ um belo upgrade das versões de NES;
+ sensação nostálgica;


- músicas e efeitos sonoros fracos;

Final Score: 6.5

8 comentários:

  1. Essa cena da baleia foi EPICA ... na época todos paravam em silêncio para apreciar o peixão vir engolir Higgins... depois todos na sala faziam cara de WOOOOOOOW hehehe

    good times

    ResponderExcluir
  2. Essa arvore tb lembra o primeiro Chefe do jogo do MIckey (Castle off illusion) do Mega Drivve

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive paciência para Adventure Island. Este estava em um daquele cartuchos com um milhão de jogos e nunca consegui jogar. Acho Uóh esse gordinho de tanguinha. Gostei das imagens dessa versão se SNES. Boa desenterrada.

    ResponderExcluir
  4. @Matt
    Naquela época, não era todo dia que algum personagem era engolido por uma baleia no jogo...

    @Anônimo
    Bem lembrado, a arvore que jogava troncos é bem parecida com essa também.

    @GLStoque
    Sempre gostei de Adventure Island e Wonderboy, são jogos simples, rápidos, perfeitos pra passar o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Fala Cosmão!
    Cara, essa versão do SNES me pareceu bem legal, principalmente a imagem da Baleia estilo Moby Dick... rsrs
    Mas tenho que concordar contigo: ".... não sei. Talvez por sempre ter gostado do Wonderboy original e este daqui lembrar muito ele."

    ResponderExcluir
  6. Sempre dificuldade nos pulos desse jogo, eu escorregava demais e não dominava, ficava com raiva e desligava.
    Mas, algo me impulssionava novamente a jogar, algo que me prendia nele.
    Fitas de games são mágicas!
    Parabéns Cosmão!

    ResponderExcluir
  7. fala cosmão XD

    Mais um que eu não joguei... minha biblioteca de jogos terminados de SNES é bem fraca XD

    RETWITTANDO!

    ResponderExcluir
  8. So´joguei a versão de gameboy que é muito dificil, cheguei no penultima fase mas não consegui fechar.O jogo tem continue infinitos apesar de frustar em algumas partes .

    ResponderExcluir