sexta-feira, 9 de julho de 2010

The Revenge of Shinobi (Mega Drive)


Jogos envolvendo ninjas sempre me fascinaram. Quando ganhei meu Master System, um dos primeiros jogos que aluguei foi Shinobi, o qual eu terminei com muito sofrimento, sofrimento esse que só não foi pior do que ver o final do game. Enfim, os tempos passaram e o Mega Drive chegou. Com ele, uma batelada de jogos novos, novos Sonics, novos Out Runs, e um novo Shinobi com certeza apareceu. Revenge of Shinobi é o primeiro da Sega pro Mega Drive e uma sequência direta do primeiro título, lançado apenas para arcades e Master System. Será que o game fez a lição direitinho e conseguiu se sobressair com tanta coisa boa pro Mega na época? É o que vamos ver...



Pra começo de história, só pra dar uma variada, vou falar das belas canções presentes no jogo. Produzida pelo mago musical chamado Yuzo Koshiro, carinhosamente apelidado de Koshirão, as músicas de Revenge of Shinobi fazem jus ao trabalho do japa, que nunca negou fogo em nenhum jogo da Sega. Ok, talvez em Streets of Rage 3 ele tenha feito experimentalismos demais e por isso prejudicou um pouco as trilhas, mas nada que seja alarmante. Confesso que sou fã do cara e nada que disserem contra ele eu vou aceitar. Sim, sou um sovina filha da mãe, admito.

vejam, ninjas genéricos lançando suas estrelinhas mágicas

Bom, tanto em músicas como em efeitos sonoros, o jogo está impecável. Melodias lindas e grudentas, bem compostas, mesmo estando abaixo das composições máximas de Koshirão como em Streets of Rage 1 e 2, ainda assim são belas. Dá gosto jogar um game com músicas bacanas, e esse é o caso de Revenge of Shinobi.
Ok, após tanta melação musical, vamos falar da história do joguete.

o jogo tem algumas armadilhas básicas com bambus,
mas recompensa com power-ups que transformam sua espada num belo facão sanguinário

Revenge of Shinobi se situa logo após o primeiro game, onde chutamos a bunda da organização Zeed com tanta força que foram precisos anos pros caras se recomporem, contratarem centenas de ninjas genéricos e montar maquinários vagabundos novamente. E, novamente, controlamos nosso ninja supremo com o singelo nome de JOE! O querido Joe Musashi!

A organização Zeed vem com algumas surpresas, sendo a maior de todas é o novo nome, chamada agora de Neo Zeed, ou NOVA ZEED. Criatividade definitivamente passou longe aqui... Pois bem, os caras da Zeed raptaram Naoko, a japonesinha bela e random que dá sentido pra matança sem fim e ainda assassinaram o mestre de Joe, provando que são uns canalhas de primeira. Jurando vingança, nosso ninja lançou mão de alguns kunais, pegou sua espada e partiu em vingança para chutar a bunda da Neo Zeed novamente.

transformando o primeiro chefe em sucata e vasculhando os caixotes

Enredo simples, direto, envolvendo vingança, naturalmente. Acredito que 99% dos enredos envolvendo ninjas tem a ver com vingança, então não dá pra crucificar Shinobi neste ponto. E Joe ainda é o ninja querido de todos, que desfilou pelo primeiro game com toda malemolência de um.... assassino impiedoso.

Em Revenge of Shinobi temos algumas novidades muito bem vindas. Joe agora pode executar um salto duplo. Uau! E se nesse salto o jogador apertar o botão de ataque, Joe lança uma chuva de kunais nos inimigos que os transformam em explosões na mesma hora!! Uau denovo!! Kunais explosivas! Tirando o fato de ninjas explodirem (o que é perfeitamente normal em um game com ninjas, o que eu estou querendo??), o jogo conserva o que existia de melhor no primeiro: seus controles firmes.

selecionando magias e percorrendo os telhados da cidade à noite
a variedade de cenários é sempre bem vinda

Tudo em Shinobi (ou Revenge of Shinobi) envolve muito planejamento. Não adianta sair pulando feito louco e atirando kunais feito um idiota, pois você morrerá em poucos segundos, seu imbécil! É preciso calma, calcular saltos, atacar no momento certo e fazer um bom uso do pulo duplo. Para ajudar, Joe conta com 4 magias poderosas e que não servem apenas pra despachar inimigos, mas também para ajudar o jogador em determinados momentos. Por exemplo, ao pausar o jogo, podemos escolher qual delas utilizar: tem magia de ataque,de ficar invencível, de explodir o mundo e de saltar bem alto, o que ajuda pra caralho em momentos difíceis onde não sabemos mais o que fazer pra alcançar o maldito caixote lá no pico da montanha. E todos sabem, "itens em lugares difíceis dão excelentes recompensas", o que pode explicar o fato de ser obrigatório explorar muito bem as fases nesse jogo.

essa fase dos soldados requer muita atenção,
assim como dentro da fortaleza voadora, qualquer escotilha aberta é morte na certa

Revenge of Shinobi é um jogo difícil? Eu diria que sim e que não. Na primeira jogada tudo pode atrapalhar um pouco, o boneco não é lá tão flexível, digamos assim, mas dá pra levar numa boa após passar um tempo se acostumando. O problema é que os inimigos muitas vezes estão tão bem posicionados que acabam obrigando o jogador a usar ou alguma magia ou o ataque da chuva de kunais, sugando as armas restantes.

Nas fases é possível achar, além das kunais, vidas, energia e o power, que aumenta o ataque das kunais e da espada, fazendo de Joe um ninja mais mortal ainda.

não poderia faltar o chefe MAQUINÃO DIABÓLICO,
nem a maldita fase dentro de uma fábrica...

Finalmente, o game é bastante bonito. As fases são bem variadas, indo de templos até montanhas com cachoeiras, fábricas, cidades e esgotos, tudo com uma boa fidelidade gráfica. Os personagens se repetem um pouco, mas mesmo assim estão no padrão. Joe tem uma boa movimentação, que poderia ser melhor, claro, mas quebra o galho.

Termino recomendando fortemente o game pra quem não conhece, ou só tenha jogado o Super Shinobi II, também pro Mega. Lembrando que este game é conhecido como Super Shinobi no Japão, mas foi renomeado pra algo mais bacana ao chegar no ocidente, diferente da segunda versão.

Resumão:

+ gráficos bacanas;
+ dificuldade prazerosa de se aprender;
+ é um legítimo Shinobi;
+ Yuzo Koshiro;

- movimentação limitada;
- requer insistência pra pegar a manha de atacar cautelosamente;

Final Score: 8.0

21 comentários:

  1. Taí um jogo que exigia muita paciência e estratégia. Fui jogar hoje em dia e xinguei muito caindo nos precipícios. Mas faz parte do desafio

    A única coisa chata que cito desse jogo é a exigência de um timing perfeito para fazer o pulo duplo, e aquela maldita fase do Labirinto, no final... Grrrrr!

    ResponderExcluir
  2. Traumas da fase do labirinto... Depois daquilo tudo o chefe final era até fácil.

    ResponderExcluir
  3. Nunca joguei Revenge Shinobi e cada vez que leio sobre ele fico com mais peso na consciência.

    Aproveitando a deixa, jabazearei por aqui. Escrevi uma análise sobre Shinobi III você eu sei que já viu. Quem não viu aproveite:

    http://glstoque.blogspot.com/2009/08/shinobi-iii-return-of-ninja-master-mega.html

    Arrasa Shu!

    ResponderExcluir
  4. MAQUINÃO DIABÓLICO e maldita fase da fábrica. HUASHUASHUAS
    São clichês que sempre enfrentamos e sempre vamos enfrenatr.
    Eu tinha o cartucho do "Mega Drive com 10 jogos" e no meio desses jogos veio The Revenge of Shinobi.
    E desde pequeno curtia as músicas do game, porém sofria jogando por não ter muita experiência com joystick em mãos, eu sofria para passar da segunda tela. Bons tempos aqueles...
    Belo review Cosmão, você honrou os ninjas!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando você for falar do outro Shinobi não vai esquecer do "He Runs", "Japonesque", "Shinobi Walk", "Sakura", e "Getufu"!
    :-)

    ResponderExcluir
  6. Antes tarde do que nunca. Taí um jogo muito bom que eu tive o prazer de jogar em 96 através do cartucho 6 pack, com aquela coletânea maravilhoosaa. Shinobi é um dos meus jogos favoritos.. The Ravenge detona na trilha mesmo. Destaco, como cenário, a fase do navio. Realmente, labirintos são fases extremamente indigestas - tem até um sonzinho pesado esse título que te deixa tenso pacas. Parabéns pela análise, como sempre, muito ágil e descontraída.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo game, mas eu prefiro Shadow Dancer, a jogabilidade era melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Emerson garcia.... Concordo !
      os jogos mais antigos eram mais legais.....tinha conteudo ok

      Excluir
  8. Jogaço...quando eu tinha mega, um parceiro meu tinha essa fita. Ele me emprestou e fiquei viciadaço nesse game.

    ResponderExcluir
  9. tenho esse jogo original no md1.... mas nunca passei do 1 chefe.... e olha que não foi falta de insistência... é falta de habilidade mesmo! hahuaehuaeuha

    ResponderExcluir
  10. meuuuuu! muito bom esse jogo,consegui fazer final, amo jogos do mega.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse jogo jogava ele na locadoras mas só fui jogar pra valer na casa de um amigo que tinha o jogo.Esse ai é uns dos outros jogos que não,fechei cheguei numa fase no ferro velho onde o mestre era o hulk rsrsrsrs .

    ResponderExcluir
  12. ely mauricio vernick elogia este lindo jogo na rede mundial de computadores

    ResponderExcluir
  13. Ely mauricio vernick,diz lindo shinobi ,lindo jogo,linda cultura ninja.um feliz ,ano novo gueridos amigos da sega.

    ResponderExcluir
  14. esse jogo era massa joguei no cartucho 6 pack na epoca de 90

    ResponderExcluir
  15. Esse foi o primeiro jogo do mega que joguei. Amo esse jogo.

    ResponderExcluir
  16. por causa dessa fase do labirinto eu gravei no video cassete e levei pra um colega na epoca do 2 grau, zerei muito esse jogo, as vezes deixava a piriguete morrer só pra ouvir a musica e ver o rosto dela.

    ResponderExcluir
  17. Só uma observação, Cosmão. Sonic foi lançado originalmente para o Mega Drive e não para o Master. Um dos destaques do The Revenge of Shinobi são as batalhas contra os chefes. Podemos enfrentar o homem-aranha, o exterminador do futuro, godzila e batman (os dois últimos na versão japonesa). Por conta de modificação em função de direitos autorais desses personagens o jogo demorou para sair nos EUA e por pouco ele não faturou o título de jogo do ano da EGM, que ficou para a versão da sega de Ghouls'n Ghosts (também para Mega Drive). Esse prêmio também ficou para o Mega Drive e para a Sega (como softhouse) nos dis anos seguintes (1990- Strider e 1991- Sonic the Hedgehog).Um record não igualado até hoje. Em 1992 e 1993 o prêmio foi para jogos multiplataforma que também tiveram grandes versões no Mega.

    ResponderExcluir