segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rolo to the Rescue (Mega Drive)


Acho que já mencionei aqui que, por algumas vezes no passado, éramos obrigados a alugar alguns jogos que nunca tínhamos visto ou ouvido sobre. E que, em muitas dessas vezes, descobríamos algumas pérolas e sempre questionávamos o porque do pessoal não alugar esse ou aquele jogo. Talvez tinham as mesmas dúvidas e medos que nós...

Rolo to the Rescue é mais um exemplo desses. Certa vez fui na locadora aqui perto de onde moro (que não existe mais, claro) com a pretensão de alugar algum Sonic ou, no mínimo, Quackshot ou similar. Como eu só arrumei grana no sábado, não achei muita coisa pra alugar, os melhores jogos já tinham ido embora. Mas um deles me chamou a atenção, pois, personagem fofinho + jogo de aventura = alegria enorme no final de semana. Essa era a fórmula básica nos 8 e 16 bits...



Cheguei em casa com o game e fui ligando correndo, como era de praxe. Acabei que descobri um jogo muito bom, cheio de segredos, com world map, personagens secundários jogáveis com habilidades diferentes e muitas, muitas fases. Rolo é quase um Super Mario World do Mega, com seu mapa cheio de segredos e fases que parecem não ter fim. E, claro, isso só ajudou o jogo a ser cada vez mais atraente.

esse é o guarda do circo que cuida das chaves das jaulas, 
é preciso destruí-lo antes de sair salvando os bichos

No game controlamos Rolo, um simpático elefantinho que precisa salvar seus amigos que foram aprisionados em jaulas pelo dono de um circo. Para soltá-los, é preciso achar primeiro a chave na fase, que fica com o guarda que, normalmente, perambula logo no começo dela. O jogo é assim o tempo todo, mas essa é apenas a base de tudo.

a foca (ou lontra, sei lá) é a única que pode cair na água
na tela ao lado, Rolo sugando um dos bichinhos espinhudos

Rolo pode saltar, correr e usar sua tromba para cuspir água, sugar pedras e outros bichos menores. Além disso, cada animal salvo lhe permite controlá-lo e usar suas habilidades para explorar as fases. São 4 os animais que podem ser salvos por Rolo:

• o coelho, que pula mais alto que todos, alcançando bons itens no alto de árvores;
• o esquilo, que pode escalar paredes e descobrir passagens nelas;
• a foca, o único que pode cair na água pois usa uma bóia;
• e a toupeira, que cava passagens com sua pá;

o primeiro chefe é esse carinha fortinho
ao lado, a fase do deserto, cheia de segredos

Só por essas características, Rolo to the Rescue já não poderia ser considerado um simples jogo de plataforma, pois ele é muito mais profundo do que isso. Mas a coisa vai além: o mapa do jogo é um enorme quebra-cabeças, e cada vez que uma fase começa, é mostrado o número de animais que precisam ser salvos pra se conseguir a peça básica pra próxima etapa. O detalhe é que em algumas fases existem duas dessas peças, o que dá um tom de exploração enorme e obriga os que querem destravar o mapa todo a queimar os neurônios atrás da peça faltante. Aí é que entram os animais e suas habilidades, extremamente úteis para isso.

  mapinha parcialmente revelado!
notem que ao lado esquerdo temos o "primeiro mundo", da floresta, e do outro lado temos o "mundo do deserto", aonde faltam muitas peças ainda!
o pássaro voando é controlável, útil pra ver o mapa todo e saber onde faltam peças

Vale dizer também que o jogo não fica somente na florestinha e seus perigos naturais. Além do mapa da floresta, existe o mapa do deserto, da cidade e do circo, todos enormes, cheios de segredos e fases escondidas. No final de cada mapa, um chefe de fase lhe espera, bem como alguns bônus secretos que podem lhe dar algumas vidas.

Como eu havia dito, Rolo pode ainda usar alguns "poderes", como cuspir água (encontrada em copinhos, principalmente nas fases no deserto), sugar bichinhos e pedras. Os bichinhos e pedras podem ser atirados em inimigos e ainda servir como molas pra alcançar algum lugar mais alto. Mais adiante no jogo, esses bichinhos (que parecem porcos-espinhos) podem ser "pegos" por Rolo, o que lhe dá a oportunidade de controlá-los e entrar em buracos minúsculos e passagens secretas. Rolo ainda pode encolher em uma máquina de lavar (!) e inflar para voar feito um dirigível em algumas fases. Acho que já deu pra notar o nível de exploração e profundidade do jogo.

um dos "poderes" de Rolo, o elefante inflável

Em se tratando de gráficos, Rolo cumpre seu papel, não sendo nada feio e nem tão caprichado assim. Talvez pelo número enorme de fases e possibilidades de jogabilidade, os produtores não capricharam tanto assim nos cenários, já que eles não tem um nível de profunidade tão grande, possuindo apenas uma camada no fundo do cenário. Já os animais são bem animados e cheios de gracinhas, assim como os inimigos, que variam bastante entre os temas dos mapas. Rolo ainda pode aparecer com um chapéu nas fases no deserto ou com um capacete nas minas subterrâneas da cidade, empregando mais identidade ao personagem.

As músicas são ótimas, todas bem feitas e que se encaixam perfeitamente no jogo e no estilo do mesmo. Nenhuma delas acaba enjoando, apesar de se repetirem bastante. De alguma forma, eu achei a trilha sonora do jogo bastante agradável. Por algum motivo, ela me lembra a trilha de Land of Illusion, do Master System.

eis a telinha de pause!
aqui dá pra escolher um dos animais, fazer uma torre pra alcançar lugares e coisas mais altas ou voltar pro mapa, caso já tenha a peça ou esteja revisitando alguma fase

Rolo to the Rescue é um belo exemplo de como fazer um jogo de plataforma valer sua grana. Ele é enorme, tem vários personagens pra jogar, tem muita exploração e uma dificuldade bastante aceitável. Ao lado de Kid Chameleon, considero Rolo como um dos jogos mais viciantes do Mega Drive.

Resumão:
+ mapa bem grande, fases criativas;
+ vários personagens selecionáveis;
+ exploração de cenários garante um replay enorme;
- gráficos ficaram devendo, principalmente nos cenários de fundo;

Final Score: 9.0

17 comentários:

  1. Esse jogo é foda!! Lembro de quando aluguei ele pelo o mesmo motivo que você!!! E lembro mais ainda de quantas vezes já me acabei jogando ele no emulador!

    uhauhahuahuauhhuahuahuauhhuaa

    A nota foi merecida, mas acho que rolo merece um 9,5 fácil.

    ResponderExcluir
  2. @Alcure
    Se os gráficos tivessem um capricho maior, pelo menos no fundo do cenário, eu daria 9,5 pra ele.

    Não precisa ser algo do nível de um Sonic, mas umas 2 ou 3 camadas já dariam um bom visual pro jogo. Ficou parecendo algo teatral.

    ResponderExcluir
  3. Pô Cosmão, adoro esse jogo!!!! Meu primo sempre alugava, não sei se pelo mesmo motivo que vc rsrsrs, mas a gente jogava sempre. É realmente muito legal, bateu mó nostalgia agora, preciso jogar novamente. Belo post!

    ResponderExcluir
  4. Tenho a fita deste jogo até hoje. Nunca conseguiu zerar, talvez pq ele seja enorme e não tenha save, o que acabava desanimando. Ainda mais que minha mãe não me deixava ficar tanto tempo assim em frente ao videogame.

    ResponderExcluir
  5. @Leo S.
    Jogue e rejogue, um dos melhores e mais obscuros do Mega com certeza!!

    @Heider
    Bem lembrado Heider, o jogo não tem save ou sistema de password, mais uma similaridade com Kid Chameleon.

    ResponderExcluir
  6. Putz!
    Esse já tá na lista de futuros cartuchos para comprar e correr atrás... valeu cosmão!

    ResponderExcluir
  7. Fala cara, sou dono de um site de quadrinhos com sprites atualizado diariamente, e tô em busca de parcerias. Lembrei do seu fotolog de resenhas de games antigos, e vim ver seu blog. Podemos fazer uma parceria, um linkando o outro?

    ResponderExcluir
  8. @silver
    Claro, podemos linkar os sites sim, já vou providenciar um link pro Appleandjansen!

    ResponderExcluir
  9. @GLStoque
    Eu gostaria muito de ter tempo e $$ pra correr atrás de cartuchos como esse, até tenho um Mega Drive aqui (faltando apenas controles e o cabo RF), o problema é ter tempo pra pesquisar e coragem pra comprar em leilões.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pelo link! Aguardo um button 88x31 seu para colocar no meu site também.

    ResponderExcluir
  11. esse jogo é tão feliz que o pessoal daqui tinha vergonha de jogar(pivetices e afins) hehehe

    Eu acho o Tiny Toons mais Super MArio World que o Rolo

    ResponderExcluir
  12. Curti o resumo que você fez apesar de nunca ter tido um mega drive mas vendo o assim o jogo me deu uma vontade de jogar.Anotarei o nome para que mas tarde eu baixe e jogue no emulador.

    ResponderExcluir
  13. nao encontro o room do rolo de jeito nenhum "/

    ResponderExcluir
  14. Caraaca eu tenho esse jogo ainda! deu mo vontade de joga agora...

    ResponderExcluir
  15. Vendo seu post abaixei o rom por curiosidade, o jogo e bacana, mais ja fiquei preso em uma das fases, incrível como um jogo simples eh difícil ai mesmo tempo...Um cara de 30 anos q ja bateu cabeça em mtos jogos antigos bao desanima tao fácil assim...Parabéns e bora zerar kkk

    ResponderExcluir
  16. Vendo seu post abaixei o rom por curiosidade, o jogo e bacana, mais ja fiquei preso em uma das fases, incrível como um jogo simples eh difícil ai mesmo tempo...Um cara de 30 anos q ja bateu cabeça em mtos jogos antigos bao desanima tao fácil assim...Parabéns e bora zerar kkk

    ResponderExcluir