quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tutorial - DEGA (Master System)


E chegou a hora de postar o segundo tutorial do blog, dessa vez pro console Master System! Muitos devem conhecer o MEKA, um excelente emulador, só com ele consegui chegar bem perto de um Master System original. Outros preferem usar o FUSION, outro ótimo emulador de sistemas da Sega, talvez por isso mesmo ele peque em algumas coisas em todos. Mas pra quem prefere usar um simples e versátil emulador, eu recomendo o DEGA! Talvez ele não seja tão conhecido assim, portanto, se alguém não conhece, sinta-se à vontade para fazer perguntas. Sugestões e dicas de uso também são muito bem vindas! Vamos lá!



Considero o Dega o emulador mais leve e simples do Master System e Game Gear. Muito mais leve que o Meka, por exemplo. Basta descompactá-lo e executar, o programa é levíssimo e tem tudo que é preciso pra se jogar Master System ou Game Gear com qualidade. Ele ainda aceita roms zipadas.

Ao abrir o emulador, temos as opções básicas:

File

Load Rom – carregar jogo;
Reset Rom – resetar um jogo;
Free Rom – liberar um jogo (caso esteja usando-o para programar algo);
Exit – fechar emulador;

Options


O emulador não tem muitas frescuras, vou passar da mesma forma que eu deixo aqui. Isso garante uma imensa aproximação do sistema original, ou seja: som e imagens quase idênticos aos do Master System. Caso algumas dessas opções sejam mudadas, teremos variações gráficas e sonoras (coisa que odeio, principalmente sonora).
Pal, Japan, e FM Chip- deixe todos desmarcados; FM Chip traz alguma novidade sonora, já que esse é um chip especial presente em nos modelos japoneses Mark III;
Overlay – deixe em NONE para uma imagem mais próxima do original, ou marque-a para filtrar a imagem;
Fullscreen – gosto pessoal, eu prefiro tela cheia;
Red Blue 3D – utilizado em jogos 3D do Master System; tanto faz deixar marcado ou não;
Pause Emu – pausa a emulação;
One Frame – adianta um frame no jogo; ótimo pra screenshots precisas;
Screenshot – tira uma “foto” do jogo;

Imput


• escolha entre Keyboard (teclado) ou Joystick (controle).

State


Save, Load State -  salva e carrega um estado num jogo; é como salvar, mas dá pra fazer em qualquer momento (inclusive antes de morrer, ferrando com seu jogo);
Auto-save/state -  eu não gosto; salva automaticamente ao fechar emulador e carrega ao carregar o game;
Import/Export Meka -  importa ou exporta save-states do e para o Meka;

Sound


Enhanced PSG – eu deixo desativado, pois modifica muito o som original de alguns jogos;
Quality – é a qualidade do som, deixo sempre na mais alta, para uma melhor performance;
VGM log – grava um trecho sonoro de algum jogo, bom pra extrair músicas;

Atalhos:
Acelerar emulação – F8
Tirar screenshot – F12


Como podem ver, o DEGA é de uma simplicidade extrema, nada de dezenas de filtros, nada de configurações excessivas, nem demoradas. Tudo é muito simples e eficaz. Espero que tenham gostado!

16 comentários:

  1. Realmente esse emulador parece muito bom. Eu uso o Fusion porque emula vários sistemas, então fico com apenas um para Mega Drive, Master System, Game Gear, Sega CD e 32X.

    O Fusion só peca nos jogos 3D, então preciso do Meka para tirar a tela tremida, mas como o DEGA tem essa opção também, acho que vou experimentar.

    ResponderExcluir
  2. @Thanos
    Eu gosto do Fusion também (uso ele pra Mega/Sega CD), mas alguma coisa na imagem dele acaba me incomodando, fora que o som fica diferente.
    Só consegui a emulação plena de Master System mesmo com o MEKA, mas precisei mexer em TODO o arquivo .cfg dele! Qualquer dia posto minha experiência!

    ResponderExcluir
  3. eu uso o Kega também, acho a imagem do dega meio estranha

    ResponderExcluir
  4. Eu uso o GENS para Mega Drive, e o Kega para Sega Cd, Master System e Game Gear.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha visto falar desse emulador, eu sempre usei o Emukon para emular Master e Game Gear porque eu sempre considerei o Emukon o emulador mais completo de master e game gear, com uma grande gama de filtros para melhorar a qualidade da imagem, e imensa compatibilidade (Até agora não encontrei nenhum jogo que não funcione), e da até para criar e editar temas visuais para o emulador, para ser perfeito mesmo só faltou dar suporte para adicionar a arte da capa dos jogos, screenshots de cenas dos jogos, sinopse dos jogos e informacões como gênero, ano de lançamento, fabricante, entre outras, para dar uma cara mais de central de media que é bastante comum nos emuladores atuais, mas isso acaba não sendo problema, já que ele pode ser usado atravéz de linhas de comando, e assim ser facilmente adicionado no GameEx. Bom eu provavelmente não vá parar de usar o Emukon como emulador principal, mas vale a pena conhecer o maior número de emuladores possível, assim se encontrar algum jogo que não rode, nós temos a opção de tentar em outros emuladores.

    ResponderExcluir
  6. Velho DEGA, bons momentos com ele... puxa, um tempinho sem falar dele, o agora "medalhão" Fusion teria dado uma apagada nos outros, suponho.

    Gostei do que você disse, e o MEKA é o favorito quando se quer sentir um pouco mais próximo do console (e aquele checkbox espirituoso sobre Mario, demais! :) - uma pena que o MEKA até onde sei engasga a emulação quando rodando em sessões de prompt do Win7 (pelo menos na versão x64) uma vez que a interface dele é imbatível, além da ótima emulação.

    ResponderExcluir
  7. @BOND, Nesbitt
    Também uso o Kega Fusion pra emular o resto dos consoles da Sega, mas eu acho o Fusion muito "escuro", mesmo habilitando a opção Brighten dele.

    @Rodrigo
    Taí, não conheço esse Emukon, vou baixar pra experimentar ele também, valeu a dica!

    @cosmonal
    Realmente, o MEKA traz um pouco de nostalgia pelo seu visual e emulação quase perfeitos, uma pena ser tão chato de configurar.

    ResponderExcluir
  8. Realmente o som fica diferente no Fusion, mas na imagem achei normal aqui.

    ResponderExcluir
  9. Eu prefiro usar o Meka, e mais tranquilo e nao me da problema nunca. Alem de contar com todas as frescuras do Master como a Light Phaser(e assim que escreve?).
    Porem se quer um sem frescuras pra emular e salvar e s�. Ai bom mesmo e o Saya Rx que inclusive e um emu Made in Brazil.

    ResponderExcluir
  10. @Thanos
    Pois é, o som fica estranho, vou pesquisar pra descobrir a razão.

    @64gamers
    Eu gosto do Meka também, mas acho que pesado de tanta coisa que tem. Sobre esse Saya RX eu não conheço, vou atrás pra testar com certeza.
    Outro muito bom é o Chasms, comecei emulando o Master com ele, emula perfeitamente som e imagem, mas tem um contra: não tira screens.

    ResponderExcluir
  11. Eu usava o Dega no meu PC antigo, já que o MEKA não abria de jeito nenhum nele. Pequena correção: Input ;)

    ResponderExcluir
  12. Cosmão...esse Dega é muito bom, mas só tenho uma duvida... Sobre gravar um jogo e desligar o CPU p/ jogar no dia seguinte, por exemplo.. pq no Meka não tem essa opção... se vc desliga o cpu vc perde td... abraços

    ResponderExcluir
  13. @Anônimo
    Basta salvar o estado do game, SAVE STATE, que você pode desligar o PC normalmente e continuar no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  14. A pergunta cruel, ele roda jogos 3D em TV3D?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, são tecnologias completamente diferentes.

      Excluir
  15. A minha dúvida é somente na parte do Save/Load de States, qual é o botão pra salvar(Save) e qual é o botão pra carregar(Load) ?

    ResponderExcluir