sexta-feira, 22 de abril de 2011

Retronado Legend of Oasis [1]


Reharl, o antigo dono do Bracelete Dourado


Antigamente, uma batalha feroz teria se iniciado no centro do mundo, em um lugar conhecido como Aquaria. De um lado, Reharl, que possuía o Golden Armlet, símbolo do conhecimento e da paz. Do outro, Agito, deus da guerra e da destruição, tinha em mãos o Silver Armlet, símbolo do poder absoluto sobre todas as coisas, custe o que custar. 

Reharl e Agito, com os respectivos Golden e Silver Armlets

Quando a batalha se iniciou, muitos não conseguiam acreditar no poder de ambos os guerreiros. Alguns achavam que a batalha seria eterna. Eras passaram, e a grande luta finalmente teve um fim. De um lado, o Golden Armlet caiu nas profundezas de um lago. Do outro, Silver Armlet encontrou descanso em uma densa floresta. 

o destino de ambos os artefatos místicos

E agora, Ordan, um velho dotado de muito conhecimento, em uma de suas peregrinações, acaba por encontrar o Golden Armlet que repousava sob as águas tranquilas de um profundo lago. Mas Ordan, conhecendo a lenda, sabia que, tomando posse da parte Dourada, o mal se apoderaria da sua contra-parte, o Silver Armlet

a grande descoberta de Ordan, o ponto inicial do começo de toda a saga

O mundo era um só novamente.... e é aqui que nossa história começa.


A cena, após o Start no jogo, mostra Ordan entregando o acessório à um guerreiro chamado Leon, e lhe dizendo algumas palavras:

Ordan: Querido Leon, você aprendeu duramente todas as lições sobre luta corporal que te ensinei, hoje vivemos em paz com os espíritos de Oasis, mas, sem um mestre, a paz nunca poderá ser encontrada. O Golden Armlet que lhe dei é o símbolo do Spirit King que governa todos os espíritos de Oasis. Ele é a prova de que você é seu protetor, controlador dos espíritos e origem de todas as coisas. 




Seus poderes farão de você o próximo Spirit King. Você precisa ir até o Templo da Água e conquistar a confiança de Dytto, o espírito das águas, que concede grande poder de cura, algo vital para sua longa e difícil jornada. Assim que conquistar a lealdade de Dytto, retorne à vila e venha falar comigo.

Aquaria, a pequena vila de Legend of Oasis

Assim que sair da casa de Ordan, conversando com os moradores de Aquaria, conhecerá algumas dicas e até alguns comandos com Leon. Nosso protagonista tem quase as mesmas habilidades de Ali, pelo menos no início do jogo. Uma das mais usadas será a corrida, executada apertando-se duas vezes na mesma direção. Esse comando será muito utilizado para saltos de longa distância, portanto, dominá-lo o quanto antes seria ótimo.

Outra coisa corriqueira do jogo são os obeliscos, pequenas estruturas em formato de pilar. Os OBELISK OF KNOWLEDGE ensinam como interagir com coisas do cenário, como por exemplo, salvar o game nos círculos brancos. Entrando nas casas, pode-se conversar com os moradores e ir se acostumando com a movimentação de Leon. Na casa do lado esquerdo ao save point (círculo branco no chão), por exemplo, uma das moradoras reclama que a saúde de seu pai, que está na cama e vai de mal a pior. Logo, seria uma boa idéia trazer Dytto até aqui para tentar alguma coisa.

o primeiro obelisco, que nos ensina a salvar o game

Muitas coisas na vila só são acessíveis conforme se avança no jogo e se conquista mais e mais espíritos. Alguns objetos só se alcança usando algum poder específico, portanto, não perca muito tempo tentando alcançar telhados ou outras coisas agora. Siga pelas escadas logo atrás do save point.

Logo abaixo, à direita da grande estátua de Reharl, há um homem que diz a respeito de Dytto e seus poderes de cura, e pede para que Leon traga a fada até a vila para curar seu filho, que suponho ser o homem deitado na cama. Siga para esquerda, acionando a alavanca para abrir a dungeon de Dytto!

Dytto, A Fada da Água

Assim que entrar, suba e siga para direita. Na escada, empurre o bloco de pedra e, com a ajuda dele, suba na parte mais alta. Dê a volta e caia, não sendo necessário usar as plataformas voadoras ali. Descendo pelas escadas, vá abrindo caminho entre as moitas e suba. Lendo a placa, o aviso diz pra tomar cuidado com o que vem de cima! Nisso caem quatro ratos gigantes, mate todos e pegue vários pedaços de queijo no baú. Aqui existe outra diferença para Beyond Oasis: em Legend of Oasis, não podemos armazenar itens de cura no inventário. Aliás, não temos como nem interagir com ele. O inventário é totalmente estático, informando apenas as conquistas até o momento. A comida em Legend of Oasis lhe cura na hora, portanto, evite ser atigindo muitas vezes...

a entrada da Water Shrine e o aviso na placa, cuidado com os ratos

Assim que der cabo dos ratos e comer todo o queijo, siga para esquerda e caia na água logo abaixo. Quando for subir a escadaria aquática, pare para ler o Obelisk of Technique e aprender um golpe novo. Mais acima, à direita, o próximo obelisco nos ensina que potes e pilares podem ser usados como plataformas. Empurre o pote de ferro para baixo e, com a ajuda dele, siga saltando nos pilares ali. No baú gigante, pegue o ARCO. Suba novamente e continue à direita, ignorando ou destruindo o rato gigante no caminho.

o arco, primeira arma secundária do jogo

Na próxima tela, mate o guarda que aparecer para porta se abrir. Abaixo, leia o obelisco para saber que, para atacar inimigos em lugares altos, use o arco e, quando for soltar as flechas, pressione para trás para ela ir mais alto. Essa é uma boa técnica para acertar alvos em lugares mais altos que Leon. Nesse local, suba e, com a ajuda da corrida, salte até a plataforma com uma alavanca e acione-a para fazer as plataformas flutuantes rodarem ali. Use-as para alcançar o piso mais baixo, à direita. Destrua a moita e acione outra alavanca para abrir a porta.

a alavanca da imagem da direita está escondida em uma moita

Na outra tela, desça a escadaria de água e use o arco para acertar a alavanca atrás das colunas de fogo. Para usar o arco, aperte o botão Z e escolha a arma. Suba as escadas ao lado da alavanca para pegar um Health Potion, que te revive caso morra em batalha. Entrando pela porta, um demônio gordo e folgado chega dizendo que ali será o fim de Leon. Depois que ele sumir, continue ao norte e um aviso surgirá, pedindo para usar o poder do Golden Armlet na estátua de Reharl. No círculo roxo, dá pra recuperar HP/MP e, no círculo acima da estátua, salve o game.

uma das várias utilidades do arco e o gordinho se achando

Acerte a estátua de Reharl com o poder do bracelete (botão A). Checando a estátua (que agora estará brilhando), ele dirá para Leon buscar pelos espíritos e salvar Oasis do mal que está por vir.


Após isso, suba as escadas e a porta irá se abrir. É hora de enfrentar o primeiro chefe do jogo!

Chefe: Maneek


Seus dois ataques são simples de serem evitados: em um, ele salta e, quando cai, forma uma enorme onda, bastando pular sobre ela. No outro, solta várias bolinhas que podem ser atacadas e devolvidas. Para matar Maneek mais rapidamente, execute o ataque trás, frente, trás mais o botão de ataque! Se fizer certo, isso praticamente acabará com o chefe na hora, pois é um dos ataques mais fortes de Leon, mesmo com essa arma inicial.

Na sala acima do chefe, Dytto lhe espera. Após se apresentar, os comando serão mostrados na tela. Dytto pode atacar e recuperar energia. Suas habilidades são:


Bubble Bazooka: congelar inimigos, basta apertar o botão A uma vez;
Healing Field: habilidade de cura de Dytto, aperte duas vezes seguidas o botão A, rapidamente;
Magic Vortex: poder de tornado, segure o botão A e solte;

Para dispensar os espíritos, basta apertar o botão X rapidamente. Note que, enquanto invocado, qualquer espírito vai consumindo a barra de SP (Spirit Power). Para completá-la, alguns alimentos podem ser usados, como por exemplo, a maçã ou frutas em geral (direto de Beyond Oasis). Aproveite que está ali e invoque Dytto na água, usando seu poder em seguida para apagar as chamas. Note que um som confirma alguma coisa, que vamos descobrir só bem mais pra frente no game.

Ao sair da sala onde conquistamos Dytto, pegue-a e leia o aviso: com ela, podemos transformar as fontes de água em pilares de gelo, que podem ser usados como plataformas. Como ali ainda não podemos explorar por completo, deixarei para voltar aqui em breve. Por enquanto, e use o Bubble Bazooka nas chamas abaixo, abrindo caminho. Não se esqueça de salvar o game. Note que, ao retornar da dungeon de Dytto, algumas vezes surgem pilares de fogo no caminho, botando à prova sua habilidade em usar a fadinha.

Dytto serve tanto para atacar, recuperar energia ou bancar uma bombeira nas horas vagas

Em algum momento, pode ser que aconteça de Leon subir de Rank, isso significa mais ou menos o que acontecia no Beyond Oasis: quanto maior o Rank, maior será seu score no final do jogo. Ao chegar no final da dungeon, dispense Dytto e use o poder do Golden Armlet na estátua de Reharl. Reharl vai falar sobre coletar as gemas correspondentes à cada espírito, o que aumenta seu poder no final das contas. Em outras palavras: vasculhar o game é vital.

Volte até a casa de Ordan e semana que vem saberemos para onde vamos na sequência. Até lá!

7 comentários:

  1. Boa Cosmão!

    Está aí um jogo que morro de vontade de jogar, mas nunca tenho tempo para ele…
    Pelo menos ao acompanhar seu Retronado eu o conhecerei melhor.

    E você estava dizendo que este possivelmente esse seria seu último Retronado nesse ano… o jogo é tão longo assim?

    ResponderExcluir
  2. @Eduardo Shiroma
    O jogo é bastante longo sim, cheio de coisas escondidas que pretendo mostrar, algumas sidequests entre outras coisas. Além disso, emular o Saturn implica algumas dificuldades, meu PC é velho, lento, às vezes trava e não sabemos como o emulador vai se comportar durante todo esse Retronado (leia-se: não rodar mais o game à partir de determinado momento).

    Tenho convicção de que vou até o fim do game (nunca deixei jogo nenhum pra trás até hoje), mas, como eu disse, a emulação do Saturn ainda esconde alguns segredos...

    Mas não é só por isso não, é mais pela quantidade de Retronados já feitos no ano: 4 com Legend of Oasis (somando inclusive os Retro-Challenges), mais os que eu detono para outros blogs, como o caso do Dragon Quest pro Gagá e Alundra pra OldGamesZineFTW.

    Muitos retronados, minha cabeça vai acabar explodindo um dia auhahuhahuahua (enxaqueca FTW!), fora a paciência de quem acompanha o blog, a coisa começa a ficar repetitiva demais!

    Quem sabe eu encaixe algum game pra esse ano ainda, mas, muito provavelmente, o Legend of Oasis será o último de 2011.

    ResponderExcluir
  3. Hey, hospeda em algum servidor de hospedagem de arquivos por aí o emulador de Saturn configurado, eu tentei emular aqui e não consegui, aposto que muita galere não conseguiu também. :D

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo
    Infelizmente não posso fazer isso e divulgar no blog, mas prometo preparar um post especial para ensinar como eu configurei o danado pra rodar aqui.

    *Vale lembrar que eu uso o SSF 0.7, emulando imagens de Saturn criadas em drivers virtuais, usando o programa Alcohol 120% pra isso.

    ResponderExcluir
  5. me manda um banner do seu blog 120x60 para o email leonardo_costa_1995@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. @Cosmão
    Obrigado cara, eu sempre tentei rodar Saturn aqui e nunca consegui.

    ResponderExcluir
  7. Cosmao, me ajuda a emular esse rom, me indica o emulador e de onde tu baixou a rom, tentei o ssf mais nada.

    Manda para o email: nicolasnunes87@gmail.com

    ResponderExcluir