quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os ratos motoqueiros de Biker Mice from Mars (SNES)


Rock'n Roll Racing deixou saudades, é verdade. Quem jogou na época sabe, acredito que apenas Top Gear se equiparava à ele em gênero e diversão. Era um jogo de corrida com perspectiva isométrica, onde o objetivo, obviamente, era chegar em primeiro lugar. Mas ele proporcionava mais, nele os jogadores tinham a chance de acertar os outros com mísseis, atrapalhar todos com óleo na pista e ainda podia equipar sua máquina gastando o dinheiro ganho nas corridas.

O jogo de hoje tem suas similaridades com Rock'n Roll Racing, principalmente no que diz respeito à corridas clandestinas, equipamentos e a velha sacanagem de acertar o oponente na pista. Biker Mice From Mars foi um desenho de relativo sucesso na sua época, nos anos 90, e nada mais justo do que ser transformado em um jogo. O surpreendente é que o resultado final acabou por nos trazer um belo jogo de corrida, nos moldes de RRR, ao invés de um game de plataforma, estilo muito mais difundido na época.



BMfM possui suas peculiaridades. Primeiro, o jogo é disputado em motos, salvo alguns personagens que usam veículos estranhos, baseados em episódios do desenho animado. Sendo assim, controlar as motos deveria ser um martírio, mas, felizmente, a produtora acertou em cheio adaptando a jogabilidade de RRR em seu game. Controlar as motocas é simples, existe um botão pra acelerar, outro pra frear, o botão que aciona o item especial e outro pra empinar a moto, uma espécie de boost temporário.

a telinha de escolha: dizem alguns que o rato na motoca vermelha é o melhor, mas gosto de jogar com o gordo na máquina voadora também

Itens especiais e tiros são ganhos sempre que se cruza a linha de chegada. Cada personagem tem um tiro diferente, sendo que os três motoqueiros possuem tiros similares. Os outros personagems jogam bombas, óleo ou podem transformar os inimigos em monstros. A diversão do jogo está totalmente centrada em usar os itens e o poder especial. O poder especial é randômico (como em Super Mario Kart), podendo alguns soltar um terremoto, paralisar inimigos, ganhar dinheiro, nitro ou invencibilidade.

a fase aquática e a tela onde se compram melhorias pra moto

Além disso, o jogo conta com uma espécie de energia da moto. São 3 pontos no começo, sendo que, se perder os três, a moto explode e o tempo de recuperação é enorme, atrasando sua vida. Para tanto, é preciso desviar de ataques inimigos e também dos obstáculos do cenário. A energia não se repõe durante a corrida.

Os gráficos de Biker Mice From Mars são ótimos. Os cenários se repetem em cada level, sendo cerca de cinco diferentes. Pistas praianas, em cidades, em esgotos e em fábricas compõe o cast de cenários do jogo. Vale lembrar que em cada level as pistas ganham novas características, como correntes de água que te seguram, buracos, rampas, bifurcações e os mais perigosos obstáculos.

o inimigo na tela da esquerda lança um poder que te transforma em um ser minúsculo
à direita, o final do primeiro round (ou level 1)

O sistema de jogo consiste em vencer corridas e equipar as motocas. Itens estão à venda na lojinha, indo desde um melhor motor até mais tiros, proteção e pneus novos. A gama de itens à serem vendidos é bem menor do que em Rock'n Roll Racing, mas ainda assim, garante uma boa dose de estratégia e diversão. À cada corrida vencida, o jogador soma pontos necessários pra se avançar de nível. Apenas os 3 primeiros avançam, se ficar pra trás, terá que refazer todo o level novamente.

O som do jogo não é ruim, mas fica devendo pra outros jogos do estilo. As músicas são boas, os efeitos também mas faltou uma trilha sonora mais rock pra acompanhar as corridas. Ou isso é estar mal acostumado com a OST de Rock'n Roll Racing...


Biker Mice From Mars é um jogo divertido e carismático. É fácil de se pegar as manhas e ganhar dinheiro pra equipar as motos. Quando se der por conta, já vai estar envolvido no jogo, principalmente se gostar de Rock'n Roll Racing, pois os dois jogos são bem parecidos.

Resumão:
+ ótimos gráficos;
+ controles bons; 
+ jogabilidade viciante;
- músicas medianas;

Final Score: 7.5

11 comentários:

  1. Que bacana relembrar desse jogo, nostalgia pura, teve uma epoca que o povo da locadora só jogava isso, e o desenho ainda passava na TV para ajudar, bom demais.

    ResponderExcluir
  2. Joguei muito no meu Snes tinha um colega que tinha a fita e ficava comigo direto na época que passava o desenho eu curtia muito .

    ResponderExcluir
  3. Eu já me tinha esquecido completamente destes desenhos animados!

    Obrigado por reanimar esta memória.

    ResponderExcluir
  4. Pra dizer a verdade, eu nunca prestei muita atenção no desenho, mas gostava do jogo. Caso raro...

    ResponderExcluir
  5. Era um ótimo desenho que gostava de assistir antes de ir para o colégio viu que tempo bons era aquele hehehehehe .

    ResponderExcluir
  6. Excelente jogo! No review que fiz pro meu blog dei uma nota parecida também (8,0). Foi um dos primeiros que quis pegar quando tive acesso a um SNES.

    ResponderExcluir
  7. ahahHAhaa esse jogo é um Clássico rapaz!!! tinha uma época que eu jogava no Zbattle com neguinho do exterior... MUITO dispultado até que eu me saia bem =D

    Esqueceu de mencionar que se você jogar no Hard vc libera mais um round com 4 novas pistas (as mais dificeis ^^)

    Show o Review... nostalgia pura =D

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores jogos de SNES, sem duvida.
    Adorava assoprar a fita, que não raramente funcionava

    ResponderExcluir
  9. esses jogos sao muinto bos mesmo

    ResponderExcluir
  10. Adorador da Sega,as músicas são muito boas,você deve estar com o ouvido danificado,e não é só por causa disso que o jogo vai ser 7.5.

    ResponderExcluir
  11. GF, eu não achei as músicas tão boas assim, mas cumprem seu papel no game. Só acho que ficou devendo mais rock, pois combina mais com o jogo.

    E obrigado pelo "adorador da Sega", adoro a Sega mesmo, mas consigo conviver num mundo com Sega, Nintendo, Sony, Microsoft e tantas outras, tentando jogar tudo de bom que elas oferecem, ao invés de algumas pessoas...

    ResponderExcluir