sexta-feira, 29 de julho de 2011

Especial Saudades: Os Jogos que Deveriam Voltar - Parte 5


Os mais esquecidos / 16 bits

Como não poderia deixar de ser, os mais esquecidos dos 16 bits também precisam pintar por aqui. Não faltaram candidatos, portanto, não foi fácil decidir essa lista. Espero que todos gostem!


Bubsy
Poucos devem saber, mas Bubsy viveu até o terceiro game, que saiu no Playstation no começo da vida. O jogo era um game de plataforma na sua mais simples concepção: trazia um level design pobre, com algumas plataformas flutuantes, itens para se coletar (os famosos novelos de lã) e o gato mascote da série. O problema nem era tanto isso, mas a movimentação do personagem era desastrosa. Apesar que os primeiros Bubsys também não eram grande coisa.

a enorme diferença visual entre a versão 16 bits e a 32 bits

Eu gostaria de ver um Bubsy novo, em HD, mas com controles totalmente diferentes do que já foram feitos. Acredito que o personagem tem potencial para isso, mas acho praticamente impossível alguém acabar se lembrando dele e lançar alguma coisa nos dias de hoje.



Gunstar Heroes
Acredito que Gunstar Heroes tenha sido a maior resposta da Sega para a Nintendo e seus Donkey Kongs: um jogo rápido, bonito e fatalmente viciante! Gunstar Heroes era o jogo do tiroteio frenético do Mega, com fases enormes, cheias de chefes gigantes, com tiros pra todo lado e ZERO de slowdown, cortesia do chip mágico do console.

a versão GBA ficou bem bacana, mas muito aquém da qualidade dos 16 bits, 
principalmente em se tratando de design de fases

Por um longo tempo, era um dos jogos que eu alugava TODA semana e até hoje eu jogo ele bastante, pra lembrar da época onde a Sega fazia coisas espetaculares sem pensar no dinheiro fácil. Mais recentemente, lançaram um versão pro GBA, não é ruim, mas também ficou bem longe da qualidade do jogo dos 16 bits.



Comix Zone
Sketch Turner, um desenhista que se vê dentro de sua própria obra sendo atacado por um vilão que ele mesmo criou. Um enredo diferente, não acham? Pois é, Comix Zone, quando saiu, fez um estardalhaço que dura até hoje.

hum.... ainda bem que cancelaram a versão do Saturn...

Infelizmente, a Sega nunca ameaçou lançar uma sequência, nem a versão 32 bits rabiscada do Saturn chegou a ver a luz do dia. Para todos os fins, quem sabe não foi melhor assim. Não gostaria de ver um Comix Zone sem todo o tratamento e respeito que o primeiro jogo da série teve.



Bonanza Bros
Já tentaram imaginar um Bonanza Bros 2? Como poderia ser atualmente? A Sega ensaiou uma sequência, mas nunca saiu do ensaio. De tudo aquilo, o único fruto foi uma versão pro Sega AGES, coletânea de jogos refeitos pra PS2, onde transformaram a franquia em uma gincana besta. Pô, os robôs mais stealth dos games mereciam algo melhor...

não sei vocês, mas eu gostaria de ver um Bonanza atual

Mais recentemente, pintaram no game de corrida Sega All Star Racing, para diversos consoles. Mas isso não basta, né Sega?



Spot Goes to Hollywood
Nunca um game promocional foi tão longe quanto este nos 16 bits. Se o primeiro jogo era um simples joguinho de plataforma carismático, o segundo os caras extrapolaram e criaram um jogo enorme, bem feito, cheio de fases únicas e com um visual muito bonito.

os dois distintos jogos da moedinha vermelha da 7-UP

O único porém, no entanto, fica nos seus controles, um pouco complicados de se acostumar por conta da perspectiva isométrica do jogo (câmera em diagonal). Talvez em uma versão atualizada as coisas poderiam ficar melhores ainda...

13 comentários:

  1. Bonanza e Gun Star = grandes games! Quanto a Spot, desconheço a continuação... Agora fiquei curioso. Cosmão, outro esquecido pelo tempo e que merecia um tratamento de respeito, apenas pra ficar no mega drive, seria Ristar (legal demais!)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Putz, só jogão, os que mais gosto são Gunstar Heroes, Comix Zone e Bonanza Bros. Deveriam voltar com certeza, principalmente Gunstar... seria fantástico um novo jogo deles.

    ResponderExcluir
  3. @Marcel
    Bem lembrado Marcel, Ristar é um dos melhores jogos dos 16 bits. Como ainda restam duas partes do especial, ele vai aparecer com certeza!

    @Leo S
    Gunstar é algo tão único que acho impossível ter uma continuação à altura.

    ResponderExcluir
  4. Ow... não conhecia esse Cool Spot 2... parece apetitoso... o primeiro já é legalzinho, tirando a dificuldade. É bom mesmo esse segundo?

    ResponderExcluir
  5. @GLStoque
    É ótimo Gabriel, isso se vc se acostumar com os controles, um pouco complicados de início. Mas o jogo ficou bem bacana, com fases bem variadas e longas.

    ResponderExcluir
  6. Txi o Spot... mais uma memória desenterrada la do fundo do cérebro.

    Tive esse jogo e era bastante divertido, acho que foi no Amiga mas não me lembro ao certo.

    ResponderExcluir
  7. Desses ae conheço somente Bubsy,Cool Spot e Comix Zone, sendo que o ultimo merece um grande destaque, principalmente no que se refere as musicas...que tem a assinatura do mestre Howard Drossin.
    Na minha opinião Howard e Yuzo, são os maiores "milagreiros" em levar som de qualidade pro mega ^^

    ResponderExcluir
  8. Bons jogos esses ai hein dentre eles só não joguei
    Cosmic Zone e o Spot Goes pois não tive Mega mas sempre jogava na casa dos amigos .

    ResponderExcluir
  9. Particularmente não sinto muita falta desses jogos de mascotes, como Bubsy, Aero The Acrobat, Zero The Kamikaze Squirrell, etc. etc.
    Nessa época toda softhouse que se presava tentava lançar o seu mascote, a verdade é que a grande maioria desses jogos eram sofríveis, ou pouco reluzentes...

    ResponderExcluir
  10. Putz! Que post mais incrível. Adorei as comparações.

    ResponderExcluir
  11. Eu me amarrava no Spot e no Comix Zone. Joguei muito na época.

    Sobre o Bonanza Bros, ele é legal também, mas acho que hoje em dia ele foi substituído por jogos tipo GTA, hehe. Aliás, já que vc falou da dupla no jogo de corrida do Sonic, eu diria que são um dos melhores corredores dali.

    ResponderExcluir
  12. Bonanza Bros. marcou minha infância: dava pra roubar coisas, trocar tiros com policiais e ainda fugir de dirigível! Era difícil, sim, mas muito divertido, ainda mais no multiplayer; esse jogo com certeza merecia uma nova versão...

    ResponderExcluir
  13. Bonanza Bros seria difícil acertarem a mão.
    Aero the Acro-Bat 2 foi um jogo bacana, eu acho que um jogo retrô do Aero seria legal hoje em dia. Algo lançado nas plataformas virtuais, talvez feito por um estúdio como o Retro.

    ResponderExcluir