quarta-feira, 17 de agosto de 2011

The Ninja (Master System)


Quando eu alugava The Ninja na locadora aqui perto da minha casa, eu não me lembro de sofrer tanto assim pra passar uma mísera fase. The Ninja é daqueles jogos onde se você levar um dano ou simplesmente tocar no inimigo, já era. Seu personagem tem a missão de destruir o mal e todo o inimigo que estiver por trás dele, em missões que variam entre cidades, vilas, riachos, florestas e até no deserto. O negócio é que, pra um ninja, seu personagem é bastante limitado nos ataques, mesmo pra um 8 bits...


Em The Ninja o objetivo nas fases é sempre destruir o chefe principal para avançar. Seu único ataque são as shurikens, as famosas estrelinhas ninjas. Apesar de único, pelo menos é possível evoluí-las para um ESTRELÃO capaz de atravessar vários inimigos antes de sumir, algo bastante útil em vários momentos. Outro poder que pode ser utilizado e que ajuda algumas vezes é o de sumir por alguns segundos, apertando os dois botões do controle juntos. As shurikens dos inimigos também pode ser rebatida, o que é uma mão na roda muitas vezes.

o mapa do game e a primeira fase em um enorme campo verde

Os inimigos, como previsto, vão ficando cada vez mais difíceis e com padrões de movimentos mais complexos, tentando pegar sempre o jogador em algum descuido. Alguns inimigos podem saltar, outros apenas vem pra cima com a espada e temos os outros ninjas, que jogam shurikens e atacam sem parar. O inimigo final das fases é sempre o mesmo, variando muito pouco em seus ataques. Basta atingí-lo diversas vezes pra poder destruí-lo.

na fase do templo já surgem inimigos diferentes e em maior quantidade

Mesmo com toda essa simplicidade, o jogo acaba cativando pela ousadia de algumas fases. Existem fases onde é preciso desviar de cavalos que correm pelo cenário, em uma delas, o nosso ninja é obrigado a trocar de troncos de madeira enquanto desce um rio repleto de inimigos. Uma das fases mais criativas é a escalada no muro, onde inimigos também surgem por todos os cantos e o inimigo final fica lá no alto, jogando pedras e tentando te derrubar. Apesar de repetitividade de objetivos (é só atirar shurikens e avançar), a variedade de cenários pelo menos é vasta.

duas etapas bem originais do jogo
a segunda tela mostra a magia de desaparecer

Apesar de ser um jogo simples e até parecer mais um shooter do que qualquer coisa, The Ninja surpreendia na época pela dificuldade e pelos cenários bacanas. Os inimigos dão um bom trabalho e terminar esse jogo em uma única jogada (era a única opção na época, já que não existem passwords muito menos saves) ainda é uma tarefa complicada de se executar.

a escalada do paredão é uma das mais difíceis

Resumão:
+ gráficos bacanas;
+ variedade de cenários;
+ música simples e bem feita;
- dificuldade altíssima, padrão 8 bits;
- repetição ao extremo;

Final Score: 6.0

8 comentários:

  1. Bom jogo! Esse eu conheci pelos emuladores (aquela desenho na caixa nunca me atraiu a atenção para alugá-lo ¬¬). Concordo em tudo que você disse: extremamente repetitivo e complicado de zerar (abençoados save states!!!)

    Esse tipo de jogo faz falta hoje em dia. Nada de menus, histórias mirabolantes ou super produções, o negócio é descer a lenha em tudo que aparecer e ficar vivo o máximo que puder (herança da SEGA do tempo dos arcades, ^^)

    ResponderExcluir
  2. O negócio desse jogo é ter paciência e atenção, pois morrer aqui é praticamente NORMAL. Eu lembro da capinha dele, apenas uma estrelinha ninja me parece..

    ResponderExcluir
  3. @Leandro(Leon Belmont)Alves

    por acaso eu baixei esse game ontem mesmo(em emulador de 8 bits, tô seco por jogos de ninja) e pense num négocio dificil. a primeira fase já me deu uma surra. aí estilei e usei save states(deus abençõe o cara que inventou essa função dos emuladores) mas estou adorando ele e vou zerar ainda hoje.

    ResponderExcluir
  4. Não concordo q este jogo seja tão difícil quanto outros 8 bits. Esse só precisa de um pouquinho de treino q dá pra levar. Um chegado meu tinha essa fita ai quando eramos moleques (há quantos anos, MEO DEOS!!!!) e nós jogavamos relativamente bem (jogavamos direto!). Foda é q nunca conseguimos zerá-lo pq não sabiamos onde encontrar todos os pergaminhos, ai era chegar no chefe final e... VOLTAR TUDO DE NOVO.

    ResponderExcluir
  5. @Leandro
    Quero ver se zero ele ainda hoje também, dei game over na última fase (malditos ninjas saltitantes).

    @Mauricio
    Nem sabia desse lance de pergaminhos, achei vários mas não sabia que eram necessários para ver o final...

    ResponderExcluir
  6. @Leandro(Leon Belmont)Alves

    eu consegui zerar ele Cosmão. o lance é encontrar uns pergaminhos verdes que servem para abrir a ultima fase do game. vou dizer onde estão cada um:

    primeira fase: tem uns ninjas disfarçados de pedra que te atacam se você chegar perto. mate-os e o pergaminho aparecera

    quarta fase: no caminho da fase você vai achar duas estatuas de leão branco,meta shurikens na estatua da esquerda que vai aparecer o pergaminho.

    sexta fase: nessa fase há uns caminhos onde se quiser pode cruzar umas pontes para chegar numa pequena area com alguns inimigos. numa das primeiras areas,perto de uma das pontes há uma arvore. toque nela e o pergaminho aparecera

    oitava fase: há alguns jardins nessa fase que você deve entrar para matar os oponentes.no segundo jardim,entre e vá subindo até achar uma arvore, toque nela e o rolinho verde aparece.

    nona fase: nessa fase, Kazamaru tem que subir um longo muro de pedra. quase no fim da fase,haverá três canhões para tentar derruba-lo. se subir um pouco mais,uns ninjas faram uma emboscada. mate-os e suba para o canto superior direito para achar o pergaminho

    décima fase: a essa altura,você deve ter achado os 5 pergaminhos para abrir a fase final do game. só que de sacanagem,não é só chegar na fase 12 e pronto. você tem que nessa fase,achar a passagem secreta para a ultima fase. aí vai:

    va seguindo e quando passar o primeiro lance de escadas, você vai reparar umas 3 lanternas brancas do lado esquerdo dessa area,va na terceira e fique perto(não encostado) e lance três shurikens na lanterna e em seguida faça o Kazamaru sumir 3 vezes(apertar os dois botões de ataque ao mesmo tempo) se você direito,uma escada irá aparecer e você irá ao ultimo nivel do game :)

    boa sorte, espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  7. @Leandro
    Cacetada! Quem diria que um jogo relativamente simples desses teria tantos segredos assim???

    Hoje estou meio sem paciência, mas vou seguir suas dicas depois e tentar ver essa fase final, valeu mesmo por descobrir tudo isso!

    Fico pensando em quantos games daqueles tempos existem coisas escondidas que nunca sequer chegamos perto de achar...

    ResponderExcluir
  8. Via o jogo em uma ação games e tinha vontade de jogar. Imaginava andar por cenários variados , escapando de inimigos. Na ação games eles ressaltam alguns pontos ditos por você. Só não falam da dificuldade cabulosa. Também criticam os gráficos.

    O que me frustava era que o ninja não era um ninja. Isso também acontecia em relação ao shinobi : o/

    ResponderExcluir