terça-feira, 13 de setembro de 2011

Megaman IV (NES)



Primeiramente, um pequeno anúncio: após alguns dias sem postagens novas, retornei com força total ao Shugames, dessa vez pra manter, pelo menos, um fluxo maior de postagens por aqui. Antes de qualquer coisa, aí está o resultado da votação do próximo Retro-Challenge:

Yo! Noid (NES) - 17 votos (48%)
Bionic Commando (NES) - 8 votos (22%)
E-Swat 2 (Mega Drive) - 7 votos (20%)
Captain Silver (Master System) - 5 votos (14%)
Super Adventure Island (SNES) - 4 votos (11%)

Yo! Noid ganhou disparado, então, é nele meu foco à partir de agora. Como todos imaginam, o Retro-Challenge é uma forma descontraída de jogar e relatar um jogo votado como difícil pela maioria. Tentarei ao máximo terminar o game, mesmo com todas as dificuldades que já imagino que devem surgir....

Mas acho que pra quem terminou The Immortal e Chakan na raça, Yo! Noid vai ser um passeio no parque...


Bom, semana que vem começa o Retro-Challenge Yo! Noid, e seja o que Deus quiser! Por hora, deixo vocês com uma análise do Megaman 4, também do 8 bits da Nintendo!




Tudo estava calmo e tranquilo após as batalhas ferrenhas que Megaman travou com o eterno Dr. Willy em Megaman 3. Dr. Light, Megaman e os outros desfrutavam da paz que tanto procuraram, mas, por ironia do destino (e pela vontade dos caixas da Capcom que queriam mais grana com a franquia), eis que surge uma TORMENTA DE HORROR na cidade causada por ninguém menos que..... Dr. Cossack. Sim, Willy desta vez não está por trás das maldades, mas sim, o misterioso Dr. Cossack, que criou mais 8 robôs e chamou Megaman pra briga. Conforme o game vai se desenrolando, mais coisas vão sendo descobertas e até personagens conhecidos vão dando as caras, atribuindo uma consistência diferente no enredo do jogo.


Megaman 4 conta com algumas novidades interessantes. A Mega Buster agora recebeu um upgrade e pode ser carregada para uma rajada mais forte, algo que já era implementado desde o início em Megaman X (daí a teoria de que a série Rockman veio antes da série X). Além disso, Rush, o fiel cão robô, pode ser transformado em outras coisas durante a jogatina, como o Rush Jet e o Rush Marine, ambos conseguidos após derrotar certos chefes.

os oito inimigos de Megaman no jogo e a fase do Ring Man, cheia desses pisos que somem...

O padrão Megaman ainda continua o mesmo: mate um robô, ganhe seu poder e descubra com qual chefe ele pode ser útil e assim por diante. Apesar da fórmula já ter dado sinais de desgaste no terceiro game, a Capcom ainda continuou com esse esquema no NES até o Megaman 6, sempre incluindo algumas novidades irrelevantes na série. Foi no Megaman X que, além desse sistema, foram inclusos os upgrades de armadura encontrados em locais escondidos, o que certamente serviu como um respiro de novidade na franquia.

dois dos vários sub-chefes encontrados no game

Enfim, se o esquema de jogo continua o mesmo, o resto mudou para melhor. As fases agora possuem um número maior de subchefes, alguns dão um trabalho enorme para serem vencidos. Vários E-Tanks ainda estão espalhados pelo cenário, alguns dependendo exclusivamente das habilidades conseguidas com Rush ou da habilidade do jogador. Os chefes também estão um pouco mais difíceis que em Megaman 3, mas o mesmo não pode ser dito das etapas, algumas bem simples (como a fase do Ring Man).

fases como a do Skull Man e Dive Man são bem diferentes do que estamos acostumados ver na série

Em se tratando de gráficos, o jogo continua com a mesma paleta de cores e efeitos já vistos nos outros jogos. O design de algumas fases beira o ridículo (o estágio de Pharaoh Man é vazio ao extremo) enquanto outros esbanjam criatividade, como é o caso da fase de Ring Man e Skull Man. As músicas seguem a qualidade da série, apresentando novos temas que muito provavelmente você vai decorar pelo resto de sua vida.

pelo menos a parte interna da pirâmide da fase do Pharaoh Man é mais variada

Apesar de ser mais do mesmo com leves modificações, a série Megaman no Nintendinho sempre agradou. Mesmo com 6 games (algo raro pra um game de plataforma, inclusive naquela época), a franquia acabou por se renovando à cada episódio novo e Megaman 4 não é excessão. Aliado à história bacana, o jogo tem muito potencial para lhe arrancar noites de sono enquanto perambula pelos cenários em busca de itens novos e de como sair vivo de tudo isso. Megaman 4, antes de qualquer coisa, é desafiador como todos da série.



Resumão:
+ músicas bem trabalhadas;
+ a história pelo menos deu uma inovada;
- alguns chefes já começam a dar sinal de desgaste;
- algumas fases parecem beta de tão pobres;

Final Score: 7.0

10 comentários:

  1. @Leandro(leon belmont)Alves

    Mega Man IV era muito legal mesmo. eu já fiz uma cruzada desses mega man do NES que demorou umas 3 semanas para vencer os 6 megaman do emulador do NES, e a cada final foi inesquecível. muito melhor do que os finais de Megaman X do PS1.

    ResponderExcluir
  2. Tirando a pouca criatividade dos chefes, eu acho que os 3 últimos jogos de Megaman no NES (IV, V e VI) os melhores da série. Muita gente fala do II, que também é muito bom, mas eu gosto mesmo é desses 3 últimos que na minha opinião tinham as melhores músicas e gráficos.

    Pelo post Cosmão, já jogou os "remakes" deles pra PS1 com os videos em anime?

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo jogo viu foi uns dos primeiros jogos que zerei quando tinha o meu TurboGame me lembro até hoje disso e foi numa tv de 14 polegadas.

    ResponderExcluir
  4. @Leandro
    Maratona Megaman? Vc é maluco auehaeuhaeuhaeuae! Nem nos meus sonhos mais bizarros eu tive vontade de fazer uma maratona dessas.... ok, já passou pela minha cabeça, mas prefiro manter minha sanidade mental, não conseguiria esse feito...

    @João Carlos
    Tenho dois discos do PS1 dessa coletânea aí, lembro que comprava aos quilos na época (piratex).

    @aki é rock
    O primeiro que zerei da série foi MM3, esse MM4 eu fui meio longe, mas não cheguei a terminar.

    ResponderExcluir
  5. Você está ferrado com Yo Noid! :D

    Adoro Megaman, joguei pouco dos de NES. Me dediquei mais aos de Snes e GBA mesmo. Algo que eu acho genial é como o design dos robôs são criativos e bem feitos. Lembro de ficar lendo detonados nas revistas e criando fichas de RPGs dos chefes, ou desenhando no caderno. Megaman é atemporal :D

    ResponderExcluir
  6. Esse Megaman foi o único que zerei no primeiro dia que joguei, é muito legal, o problema é que joguei o 5 antes, isso prejudicou um pouco, pois achei a jogabilidade deste mais lenta, ou a jogabilidade ou o ritmo... Mas com certeza é um dos melhores...

    ResponderExcluir
  7. Cara falou de Mega Man do NES com certeza que eu quero ver. Taí o primeiro mega man que zerei e aprendi que se seguir uma ordem adequada, o tiro do robô anterior detona mais fácil o robô que vem a seguir. Vou deixar a ordem como eu lembro e jogava:
    1-Ring Man, 2-Dust Man, 3-Skull Man, 4-Toad Man, 5-Bright Man, 6-Dive Man, 7- Drill Man, 8-Pharaoh Man.
    E bem lembrado do Rush Marine a Capcom ao invés de tirar deveria juntar todas as funções do Rush em algum jogo aí no futuro, valeria a pena relembrar de todas as transformações em um jogo só. O legal é que tem certos inimigos do 3 que aparecem no 4 e o mesmo acontece no 5. Acho que a partir do 3 que a série começou a caminhar pro rumo certo pelo que talvez a Capcom estaria pensando na época, se pegar o 1 e o 2 e depois jogar o 3 a diferença é grande tanto do visual quanto do desafio.

    ResponderExcluir
  8. Melhor MegaMan do NES ... lembro de tarde de domingo com o Toad Man

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. HAhaha muito legal... curto muito a série megaman... o mais recente que terminei foi o 5...

    apesar das coisas continuarem o mesmo o jogo sempre muda. Sou fã da série desde que joguei a série X no Snes... o pessoal (não retro gamers) me chamam de louco em jogar os do nes... mas eu acho muito bom joga-los e ver como tudo se iniciou (e os comandos dos antigos são leves e agradavel de ser jogado)
    --------------------------------------------
    Haha Yo Noid zerei semana passada... o Sabat do retroplayers tbm tava zerando... xD

    Boa Sorte... dá pra zerar tranquilo ^^

    ResponderExcluir