sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Retronado de Bolso: Monster World IV (final)


Após esse longo espaço (de um mês praticamente) sem postagens no blog, finalmente estou retornando pra tocar o barco. Antes de qualquer coisa, eu devo uma explicação dos fatos: dei uma pausa no Shugames por diversos problemas relacionados à minha vida pessoal, como cansaço, fadiga, problemas de saúde (enxaquecas, bruxismo entre tantos outros - por sinal, estou terminando os exames nesta semana) e, claro, o velho conhecido bloqueio criativo, que sempre surge nesses períodos de vacas magras.

O Shugames sempre foi um blog atualizado quase que diariamente, trazendo em sua essência detonados e análises de jogos antigos. Às vezes é cansativo elaborar temas, escrever resenhas, detonados, manter o pique em três blogs com jogos às vezes nada fáceis de descrever. Devo dizer que o ritmo vai mudar um pouquinho do que era antes, mas vou tentar manter pelo menos uma sequência direta dessa vez.


A primeira coisa a ser dita é sobre o Retro-Challenge Yo! Noid: ele não foi cancelado, tampouco deixado de lado ou pra depois, na verdade eu ainda nem comecei ele. Pra ser sincero mesmo, me abstive de qualquer contato com games desde a minha parada à um mês atrás e lhes digo: não foi por querer, foi por necessidade mesmo. Além do bloqueio criativo, do cansaço e da eterna falta de tempo, a falta de vontade (preguiça) andou perambulando por aqui também, então, resolvi curtir outras praias e dar um tempo. Mas, como lhes estou dizendo, estou voltando aos poucos, mas estou.

Bom, o Retro-Challenge Yo! Noid ainda vai começar a ser escrito, então, devo postar alguma coisa sobre ele nessa semana que se iniciará. A segunda nota é sobre os trabalhos em andamento, Monster World IV e StarTropics. Ambos continuarão normalmente, sendo que o Monster World finalmente termina hoje mesmo, como podem ver pelo banner. Peço desculpas por não ter continuado os dois, mesmo estando prontos, mas, como explicado, os motivos para tal foram vários e que não dependiam apenas de mim.

O Diário de Bordo Landstalker foi o único trabalho que eu me esforcei para manter o padrão de postagens, ou então o Gagá poderia me despedir do blog (onde já se viu, anunciar o Diário e sumir sem dar explicações, no mínimo seria constatado abandono de emprego :P). Já o Alundra também voltará com seus posts quase semanais, pois está prontinho faz um bom tempo.

Bom, explicadas algumas coisas, é hora de voltar a tocar o velho barco do Shugames. Espero não ter que fazer novamente um post desses tão cedo e que as matérias que virão sigam seu curso normal de postagens à partir de agora. Um abraço à todos que tiveram paciência, fiquem agora com a parte final do Monster World IV! Boa leitura :D !

Rapadagna City


• ao voltar à Rapadagna, recupere suas energias na estátua central e siga para o castelo. Na porta dos aposentos da rainha, um soldado vai questionar Asha, responda não e entre. A rainha já vai vir atacando com tudo e a única opção aqui é.... perder. Assim que levar algum dano, a rainha vai questionar sobre o Pepelogoo de Asha, que prontamente aparecerá assim que chamá-lo, só que dessa vez muito maior! Pepelogoo começará a cantar e a rainha é liberta de sua maldição, pedindo inclusive desculpas depois do ocorrido. Recupere suas energias com Pepelogoo e saia pela esquerda;
• a entrada para Subterrânia fica dentro do castelo, perto da entrada da sala do trono. Caia no buraco e siga para o último desafio do jogo!

Subterrania


• a primeira coisa a ser dita é o seguinte: a dungeon é uma enorme descida, onde inimigos voltarão aos poucos e em ordem de dificuldade, assim como alguns sub-chefes. Economizar energia aqui significa estar vivo até o final, mas não descarte a possibilidade de se usar a MAGIC LAMP e retornar a Rapadagna City para repor as energias.
• algumas partes estão bloqueadas por blocos de pedra, acerte-os com a espada para abrir caminho e continue prosseguindo. Ao chegar no ogro verde, mate-o e colete um LIFE DROP (118) ali;
• continue seguindo e sempre descendo até as profundezas do lugar. Mais abaixo, um monte de magos vai surgir, jogando bolas de fogo no ar. Siga devagar se defendendo com o escudo das bolas de fogo até conseguir atingir os inimigos;
• pelo caminho vão começar a aparecer alguns sub-chefes já passados, o primeiro deles é a Birdwoman, liquide-a e continue pela direita, coletando uma Golden Bar no baú;


• na próxima tela já existe um baú com mais 3 LIFE DROPS (119, 120 e 121), desça e mate outra vez o sub-chefe galináceo, pegando uma Golden Bar no baú;
• logo à seguir, mate mais três gárgulas e colete mais 3 LIFE DROPS (122, 123 e 124)! Abaixo, mate o minotauro denovo e colete outra Golden Bar;
• mais adiante, após o corredor cheio de cobras, há mais um LIFE DROP (125) no ar, antes de cair. Mate o Flying Horse em seguida e colete mais uma Golden Bar;
• desça ignorando os inimigos (são complicados de se matar e, à esta altura, sua energia deve estar baixa) e mate três ogros verdes na próxima tela para pegar mais três LIFE DROPS (126, 127 e 128);


• ao matar o ogro vermelho e cair, enfrentaremos o chefe final. Como sua energia poderá estar muito baixa, seria prudente usar a MAGIC LAMP e retornar para Rapadagna e recuperar suas energias, além de vender as Golden Bars e comprar, eventualmente, algum ELIXIR;
• na loja, compre a LEGENDARY SWORD e o LEGENDARY SHIELD;
• siga para o castelo e, dentro dele, suba o primeiro lance de escadas e siga para porta da direita. Entre e siga pela saída de cima, abra o baú e colete 9 LIFE DROPS (129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136 e 137), formando o décimo terceiro coração azul de Asha.
• compras feitas e energia restaurada, atravesse a dungeon denovo (agora sem os sub-chefes) e vamos enfrentar o desafio final!


Chefe Final: Fear Incarnate
O chefe começa jogando quatro Pepelogoos negros pra cima de você, livre-se deles e ele vai se mostrar realmente. O monstro consiste em um olho central e mais dois em duas garras laterais, que te atacam de forma independente. Depois de algum tempo, o chefe vai começar a usar o olho central para empedrar Asha, salte nessa hora para evitar. O ponto fraco são os olhos laterais, salte e acerte-os com a espada até aniquilar o chefe. Perto do final, seu Pepelogoo vai aparecer e tapar a visão central do chefe, facilitando as coisas. Mais alguns ataques e o chefe já era!


O FINAL

5 comentários:

  1. kra, isso é normal, eu mesmo já fiquei 2 meses parado, às vezes não dá tempo nem de jogar, quanto mais de escrever sore os jogos!

    ResponderExcluir
  2. até que fim deu a vida no shugames hein? cosmão? já estou jogando ele.

    ResponderExcluir
  3. @BOND
    É meio raro de acontecer comigo, mas acontece hehehe!

    @Leon Belmont
    Pois é, estou tentando preparar a próxima matéria pra ver se amanhã consigo postar.

    ResponderExcluir
  4. ACABEI DE ZERAR MONSTER WORLD IV!!!
    UUUUUUEEEEEEBAAAA!!! OBA,OBA..

    valeu,cosmão. por ter feito um detonado de bolso desse game, um dos jogos mais lindos e cativantes que já zerei. e o final me fez ficar com os olhos vermelhos, é muito...snif,snif...emocionante.

    vou te acompanhar no Landstalker com certeza, HEE-HOO!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Cosmão
    Um dos melhores jogos da geração 16 bits e 99% dos jogadores do Mega drive nunca ouviram falar deste game- isto é uma piada que mostra a importância que a sega que ficou cega estava dando ao seu melhor console de todos os tempos, some a este processo brigas internas e total falta de estratégia com várias plataformas ao mesmo tempo (Sega CD, Saturno, 32 X).
    Devia ter se dedicado ao Mega até o final- com sequência dos games que fizeram sucesso
    Mega ficou abandonado após 1994 esta é a dura realidade
    Deixou o mercado de 16bits ainda lucrativo no colo da Nintendo(após 1995 o super nintendo vendeu mais de 1/3 de suas unidades)
    Foi um erro fatal e imperdoável que tornou a Sega uma mera produtora de games nos dias de hoje.

    ResponderExcluir