segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Retronado StarTropics (6)


Capítulo 4 - Confissão

Navegando pela vastidão do oceano, encontramos mais uma ilha em nosso caminho... Mas essa ilha é diferente, ela é bem menor e possui apenas um vilarejo. Entrei e conheci Tunacola, uma vila de pescadores. Duas coisas importantes eu ouvi aqui:

1 - um dos moradores comenta sobre um grande peixe do tamanho de uma baleia que ele acabou não conseguindo pescar;
2 - e o mais importante: um deles viu um homem em uma jangada rumando para C-Island, procurando por um garoto como Mike;

Sem muitas pistas, saí da vila e tomei meu submarino novamente, seguindo pela direita. Foi quando uma enorme baleia engoliu tudo....


se repararem bem, o próprio mapa da ilha representa um peixe ou, no caso, 
uma baleia engolindo tudo...

O jogo segue agora por dentro da baleia e, adivinhem só quem eu encontrei ali... Baboo, o mesmo homem que me mostrou o submarino e me contou sobre meu tio no primeiro capítulo, lembram? Pois é, Baboo conta que ficou com medo na hora de contar mais coisas, mas ele viu um enorme barco voador levar o Dr. J. pelos ares. Como ele ficou com medo de voltarem para pegá-lo, resolveu não contar toda a história. Baboo sabe de mais coisas, mas antes decide sair de dentro da baleia. Como? Fazendo a mesma espirrar, mas para isso, é necessário fazer fogo e como ele perdeu o isqueiro quando foi sugado, só me resta ajudá-lo a procurar...

Baboo perdido dentro da baleia

Pois bem, o lugar, como podem imaginar, é um labirinto de médio porte. Algumas salas só são acessadas usando as passagens submersas com o submarino. Como ficaria extremamente complicado descrever todo o caminho aqui, vou apenas dizer que o tal isqueiro fica à esquerda de onde Baboo está, mais abaixo. Para chegar ali, é preciso dar toda a volta por cima e descer. Quando avistar espinhas de peixe, apenas desça e vire à direita para achar o dito cujo. Para facilitar um pouco (apesar do labirinto já não oferecer muita dificuldade), eis um mapinha indicando as saídas e entradas. Basta subir à esquerda de Baboo, usar a passagem submersa, descer e virar à esquerda para pegar o item.


Após tocar fogo no que restou da jangada, a fumaceira acaba por fazer a baleia espirrar e lá se vão os dois e o submarino pelos ares. Caindo em uma pequena ilha, Baboo comenta as últimas palavras de Dr. J.:

- Aliens malvados de um planeta distante... diga para Mike mergulhar minha carta na água...!

E sabem o que isso significa? Sim, aqui é revelada a grande inovação desse jogo único, uma interatividade que acredito que nunca mais foi copiada. Pois bem, vou lhes contar o que descobri.

Pra quem foi sortudo e conseguiu comprar uma cópia original de StarTropics na época, o jogo vinha com um manual bastante extenso, encartes e uma carta com as últimas palavras de Dr. J. Pois bem, o incrível lance do jogo era exatamente o que já devem imaginar: mergulhar o papel na água e, assim, revelar um importante segredo deixado pelo tio de Mike. Hoje em dia é fácil achar isso na internet, mas o jogo foi inclusive prejudicado nas vendas por conta de que algumas lojas não possuíam o jogo completo para vender (leia-se: sem manual ou encartes). Como se tratava de um código vital para conseguir terminar o game, nada mais poderia ser feito e o jeito era abandonar o jogo.

Bom, eu não tenho o jogo e muito menos a tal carta, mas separei uma imagem para vocês verem que criatividade não depende da potência do console:


De quebra, descobri que o nome completo do tio de Mike é Steve Jones. Bom, na carta, Steve Jones pede desculpas por não ter escrito antes a carta, pois tinha acabado de retornar de uma grande viagem que havia feito pelas ilhas em busca de ruínas e de artefatos antigos. Comenta também de como o tempo passou e que ele lembra de Mike quando ainda era um garotinho. Steve agradece a visita do sobrinho à sua casa nas ilhas tropicais e a carta termina.

as indicações deixadas por Steve Jones à Mike

Ao colocá-la na água, surge mais alguma coisa escrita logo abaixo: Steve descobriu mais coisas além de simples artefatos e ruínas. Enquanto peregrinava pelo local, Steve sentiu a presença de alguma coisa lhe seguindo. Prontamente, colocou um transmissor em seu sapato e mandou a sequência para que fosse localizado: 747 mhz! Percebem a grandiosidade do enredo de StarTropics?


Com o código inserido no painel do submarino, Nav-com conseguiu as coordenadas do paradeiro de Steve Jones e é pra lá que vamos seguir viagem agora!!!

3 comentários:

  1. Caramba que jogão esse hein ta ficando muito interesante .

    ResponderExcluir
  2. Eae tranqüilo!!
    Sou do blog Dosers Games, o blog está de cara nova se vc pudesse dar uma passadinha lá seria ótimo! Abraço
    Leonardo Costa
    Admin – Dosers Games
    http://dosersgames.blogspot.com/

    ResponderExcluir