quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Retronado Legend of Oasis [3]


Voltei com Legend of Oasis! Após um bom período onde emular o game se tornou impossível devido ao meu antigo computador ser uma lástima, voltei para continuar a aventura de Leon no Sega Saturn! Assim que saí da dungeon de Efreet, um dos moradores de Aquaria apareceu correndo, dizendo que os moradores estavam adoecendo sem nenhuma razão lógica.


Chegando lá, notei que muitos moradores estavam caídos, e logo fui invocar Dytto para tentar ajudar. A moça caída no meio da cidade não pôde ser ajudada, mas o homem logo abaixo eu consegui levantar e ele me disse o seguinte:


- As plantas.... do jardim.... uma casa à sudoeste.... se tornaram molas...

Enigmático e, pra ser sincero, quase inútil. Pelo menos por enquanto. Falei com Ordan e ele estranhou toda essa movimentação na cidade. Saí e um dos moradores veio me dizer que a tal moça já estava bem e em sua casa. Falando com Ordan novamente, ele me disse que achou muito estranho o fato de que os poderes de Dytto não terem curado a moça, e me pediu pra procurar respostas em uma floresta à oeste dali. Então, é pra lá que vamos nesse capítulo, conhecer o espírito da terra, ou das plantas, como queiram!

Pois bem, para chegar à floresta, basta sair de Aquaria e, ao descer, suba e dobre á esquerda ao invés da direita (por onde pegamos Efreet). Um pouco ao alto fica a entrada do lugar, onde um aviso surge na tela informando que estamos no caminho certo: "The Place where Baww, the Spirit of Earth lies"

Ao chegar, a única opção (à partir da entrada) é seguir para cima, até onde der, virar à esquerda e descer beirando o riacho. Não caia no rio ainda, siga descendo até avistar alguns troncos de árvores cinzas que podem ser destruídos por fogo, rodeados por castiçais acesos. Aproveite e pegue Efreet ali. Desça até o final, onde verá, na outra tela, um buraco cercado de troncos cinzas: caia nele.

o tal do buraco cercado de troncos cinzas, a primeira entrada para o labirinto

Bawu, o Espírito da Floresta

Estamos em um labirinto, mais conhecido como Earth Maze! O negócio é infernal, portanto, darei as coordenadas básicas para poder escapar daqui vivo. Ao cair, siga para esquerda e colete uma chave no baú, retorne e entre pela porta logo abaixo do castiçal apagado. Pise no botão escondido na moita e suba, acenda o castiçal e siga passando pela porta de metal recém aberta.

chaves.... aos montes e nos lugares menos prováveis....

Na tela acima, nos dois obeliscos, dá pra se ler a dica: a passagem será aberta pela luz. Já devem ter notado vários castiçais apagados no cenário, o que indica que devemos usar Efreet em todos eles. Acenda mais este e note que as duas portas de metal abaixo são abertas, mas antes, vamos seguindo sempre ao norte. Dê a volta pelas escadas e desça, coletando um Ruby (gema de Efreet) no baú na beirada. Volte e desça na parte mais baixa onde há um barril.

primeiro level up de Efreet no jogo

Retorne até o ponto da segunda tocha e desça pelas portas abertas. Vá matando os zumbis pelo caminho (Efreet pode fazer um estrago aqui), dê a volta, use a mola da planta para subir e sairá do outro lado do riacho. Siga pelas escadas e suba, matando mais alguns zumbis no caminho. No final, caia pela direita. Agora é preciso limpar a sala das aranhas, mate todas e colete a chave para abrir a porta de saída.

esse barrilzinho sempre solta uma laranja / ao lado, a aranha só tem tamanho mesmo

Chegamos na área central do labirinto, uma região com água no fundo e algumas toceiras de grama. No monte de grama ao norte há outra chave, pegue-a e desça pela direita, abrindo a porta abaixo. No baú está o primeiro pergaminho do game, o Scroll of the Rod of Purification (ou Blue Scroll), o pergaminho azul que permite soltar a Miracle Energy através do bastão mágico, poder que serve para reviver esqueletos ou fazer crescer molas em determinadas plantas no chão mediante ao uso do orb de energia. Volte à tela anterior e estoure o tronco usando o bastão para revelar um orb. Carregue a Miracle Energy e faça crescer a mola na plantinha mais ao alto da tela, pegue mais um Blue Scroll, desça e use o novo poder no esqueleto da direita, no alto, para que ele abra uma passagem (na verdade, um atalho). Aí sim, desça até na água e use novamente a Miracle Energy nas plantas no chão, subindo até a parte mais alta ao centro da tela.

por etapas: colete a chave, desça e pegue o primeiro Blue Scroll, quebre o tronco pra pegar a Miracle Energy no orb e faça crescer molas nas plantas no chão

Dobre à esquerda e desça. Outra particularidade da Miracle Energy é que ela despacha zumbis e fantasmas com um só ataque, evitando levar dano onde estão esses inimigos. O gasto do poder pode ser controlado observando seu uso ao lado da arma, no hud ao alto da tela. Bom, descendo nessa nova área e dobrando à direita, encontramos outro savepoint e uma ponte pode ser formada ali, facilitando o retorno caso caia em alguma armadilha. O obelisco ali informa que "para quebrar a pedra, derrube-a de um lugar alto". Ali mesmo, à esquerda, há uma rocha daquelas redondas, derrube-a na parte mais baixa e colete uma chave. Siga para a tela anterior (savepoint) e caia no buraco quadrado ali. Passe pela porta trancada usando a chave e desça pela pequena ponte.

empurre a pedra pra achar a chave.... agora, quem foi o esperto que conseguiu colocar uma chave dentro de uma rocha merecia um prêmio...

Desvie dos zumbis abaixo e siga pela esquerda. O obelisco informa que "o gelo se transforma em água se jogar fogo nele", nada mais óbvio. Siga pelo caminho, suba e veremos alguns pilares de fogo e um de gelo ali. Use Efreet para derretê-lo e pegue Dytto. Apague as labaredas centrais para revelar um orb azul e colete a Miracle Energy. Use-a para formar a mola logo abaixo e suba as escadas. Dê a volta na trilha no meio do mato e, ao encontrar uma chama e um buraco, desfaça-se de Dytto, pegue Efreet e caia no buraco.

a segunda imagem chama a atenção pelos gráficos, um belo cenário cheio de plantas
mas não se distraia e pegue Efreet nas chamas ali antes de cair

Acenda a tocha abaixo para liberar mais um atalho e siga pela esquerda. Quebre o baú no alto, pegue o item que deixa Leon gigante e, ao lado da placa, desça correndo e salte para cair próximo à um baú enorme. Dentro dele, a Long Sword te espera! Desça, pegue o bastão novamente (Rod), recarregue o poder da Miracle Energy, desça e suba pela mola nas escadas novamente. Agora, ao invés de subir reto pela trilha no mato, siga pela esquerda e reviva o esqueleto ali. Ele vai criar uma plataforma que lhe permite pegar mais uma Aquamarine para Dytto. Volte e siga para cima de onde está o esqueleto.

Long Sword e esqueleto voltando à vida... 
guarde bem essa tela do esqueleto, logo voltaremos aqui

Ao norte, pise no botão para formar uma pequena plataforma permitindo subir ali caso esteja lá embaixo (isso encurta um caminho enorme). Desça e dê a volta pela direita, caindo em um buraco quadrado. Lá embaixo há um recarregador de HP e SP, além da chave e de mais um Blue Scroll. Caia (estamos nos pilares de fogo e gelo novamente), dê a volta pela mola abaixo e, na parte onde criamos uma plataforma (o lugar cheio de fantasmas, logo acima do último esqueleto revivido), siga pela esquerda, dê a volta e caia no buraco. Ali é a entrada para outra dungeon, além de ter mais uma chave no baú. Desça e caia novamente na tela dos pilares de fogo e gelo. Suba na mola abaixo, siga para a ponte onde pegamos a Long Sword e vá para esquerda até achar a porta mais abaixo.

duas chaves em lados opostos do cenário, tudo acima de onde coletamos a Long Sword

Essa é a última sala antes do chefe da floresta, portanto, pegue Dytto nas fontes e recupere as energias, além de salvar o jogo.

Chefe: Berbulb


Um chefe planta na dungeon da floresta, nada mais adequado. Na verdade, Berbulb é um dos mais simples chefes do jogo, basta colar no desgraçado e descer a espadada, aproveitando pra usar a Long Sword. Após levar algum dano, a planta se abre, revelando uma flor enorme que solta diversas moscas pra te atrapalhar. Usando Dytto, recupere sua energia sempre que preciso e não pare de bater no chefe. Caso necessite, existem algumas frutas e queijo nos matinhos ao redor do chefe.

Após destruído, conseguimos a ajuda de mais um espírito, Bawu, o Espírito da Terra. Como é uma planta carnívora, Bawu pode ser invocado à partir de plantas ou raízes no cenário e suas habilidades são:


Gulp Attack: engole o que estiver perto, botão A uma vez;
Geon Dive: cava um túnel subterrâneo para chegar até Leon, botão A rapidamente;
Mud Fang: o poder de Bawu, basta segurar o botão A;

Ao sair do templo de Bawu, um morador de Aquaria no espera. Ele diz que jamais suspeitaria que Leon estivesse ali e diz que o meio para chegar mais rápido até Aquaria seria usando o rio que desce até lá. À partir disso, alguns caminhos no labirinto ficam bloqueados, forçando Leon a seguir por um só deles. Ao chegar na parte onde revivemos o último esqueleto, um ser esquisito cheio de braços aparece:


- Jovem Rei dos Espíritos, leve essa mensagem ao seu povo: se Myra retonar logo, vou poupar seu vilarejo!

Após conseguir retonar à Aquaria, fui falar com Ordan sobre o acontecido. Ele me disse que o poder de um espírito pode curar qualquer coisa e que era pra eu tentar denovo. Fui até onde a moça de cabelos negros estava (aquela que não consegui ajudar após retornar do Templo de Efreet) e usei os poderes de cura de Dytto novamente. Para minha surpresa, ela se levantou e agradeceu a cura. Ela é a tal Myra que a criatura mencionou lá na floresta e pode prever o futuro. Myra fala sobre coisas como demônios andando sobre a Terra, o poder maléfico de Agito e sobre o próprio ainda estar vivo, mesmo após a guerra contra Reharl. Criaturas de Agito, como Red Demon, Bludgeon e Darkwill caminham livres atentendo as vontades de seu mestre. Myra diz que escapou de seus guardiões para alertar Leon, dizendo que somente ele pode destruir Agito...


Voltei até Ordan que ainda suspeita que a moça tenha mais coisas a dizer, mas limita-se apenas à me pedir que encontre os seis espíritos antes de qualquer coisa. Bom, como a coisa já se extendeu demais por hoje, vou ficando por aqui. Semana que vem eu volto com a continuação de Legend of Oasis, dessa vez sem uma pausa de quase um ano, prometo :D !

14 comentários:

  1. Cara, que legal que voltou com esse retronado, me lembro deste games nas antigas revistas que comprava, "Zelda versão Arabian Nights" XD
    Sempre fui louco pra joga-lo adorava ver as artworks e telas do jogo, mas como nunca tive um Sega Saturn e meu amigo dono de um não era fã de RPG's/Action ...acabei por esquece-lo, legal poder continuar acompanhando por aqui, continue assim Cosmão não pare mais!
    Abraço ae!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o emulador continuar respondendo numa boa, o Retronado continuará normalmente. O SSF é meio temperamental e cheio de firulas, mas prometo fazer um tutorial pra quem pretende emular o Saturn em breve.

      Excluir
  2. Olá amigo, estou montando um site de compra, venda e troca de games antigos, já que gostei de seu site, que tal alguma forma de parceria?
    Confira ai meu projeto que esta ainda em fase inicial. www.baudogame.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante seu site, vou linkar no Shugames sim!

      Excluir
  3. Gostei muito dos grafismos e ambiente do jogo, da muita vontade de jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo é realmente lindo, fico tentando imaginar um remake em HD o quanto ficaria mais belo ainda...

      Excluir
  4. Sites com downloads estou evitando linkar aqui, sabe como é, problemas com megaupload, etc...

    ResponderExcluir
  5. Pow Cosmão, legal você ter retornado com esse game. Acho os gráficos dele demais e toda a ambientação nota 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O visual do jogo é lindo, na minha opinião bate muito game atual.

      Excluir
  6. pombas, Cosmão. nunca soube que você estava fazendo um detonado desse jogo. e já está na terceira parte? a que horas teve as outras partes? eu entro nesse site todo dia desde que virei retrogamer e nunca vi uma matéria desse jogo. e notei que você está jogando a versão do Saturn. vou ver se consigo baixar amanhã para te acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei em maio do ano passado, mas devido aos problemas no emulador e no meu antigo PC, o retronado ficou de molho até agora, quando consegui retornar.

      E esse jogo só existe pro Saturn, o Mega Drive recebeu outro jogo parecido, Beyond Oasis, que faz parte da mesma história e tem quase os mesmos mecanismos, mas se situa depois de Legend of Oasis.

      Excluir
  7. Você já escreveu alguma coisa sobre Beyond Oasis não? Jurava já ter lido aqui no Shugames...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas uma resenha, se não me engano.

      Há muito tempo escrevi um detonado completo dele, postei no fórum Outerspace e saiu também em uma antiga zine onde eu era colaborador, a Old Games Zine.

      Excluir
    2. Na verdade foi um detonado. Eu tinha certeza que tinha visto teu nome quando comecei a ler. To até te passando o link: http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=130672

      Um abraço!

      PS: Beyond Oasis já tá na minha listinha pra zerar.

      Excluir