quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

The Simpsons Arcade Game (arcades)


Conheci o fliperama dos Simpsons fazem uns bons anos, quando ainda era criança, no shopping aqui da minha cidade. Uma coisa é fato: a máquina do game era algo tão raro por essas bandas que filas se faziam para poder jogar um pouco.

Anos depois encontrei a mesma máquina em uma casa de fliperamas que hoje em dia já não funciona mais, e aproveitei pra tirar o atraso. Perdi as contas de quantas vezes matei aula à noite pra poder ficar jogando. Bons tempos...

A verdade é que o arcade dos Simpsons unia o carisma dos personagens lendários criados por Matt Groening e o gênero mais famoso da época, o beat'n up de forma única. A Konami, responsável pelo sucesso, era mestre em produzir arcades similares (Tartarugas Ninja não me deixa mentir) e fazer algo com a turma mais endiabrada das telinhas era algo, no mínimo, muito bem pensado.

Para tanto, era preciso escolher quais personagens seriam jogáveis e traçar uma historinha para tudo ter um mínimo de coesão. Então, Marge, Lisa, Bart e Homer tem a missão de salvar Maggie das garras de Smithers, que sequestrou a pobrezinha por conta de um diamante que Maggie insiste em chupar feito uma chupeta. Uma história que poderia figurar em um episódio normal dos Simpsons, com certeza.


Sendo quatro os personagens selecionáveis, a variedade é grande no game. Apesar de ser um beat'n up bem simples (até demais), o game cativa mais pelos cenários e acontecimentos do que pelos controles simples e pobres. Simples pois são apenas dois botões (pulo e soco) e pobres por não haver quase nada diferente além de socar e andar.

pequeno trecho com Maggie chupando o diamante e a seleção de personagens
cada botão da máquina correspondia à um deles, 
então, era preciso escolher o controle certo pra se jogar com Bart ou Homer

Apesar disso tudo, o humor está presente em cada pixel do game. Bart usa seu amado skate para bater nos capangas de Smithers, enquanto Lisa espanca os meliantes com um cordão. Marge desce os aspirador de pó nas costas dos inimigos e Homer segue de mãos limpas, fazendo uso de sua força apenas. Essa variedade nos personagens é um dos chamarizes que fazem com que o game não enjoe tão fácil.

Bart radicalizando na primeira fase e descendo o skate no chefe

O game passa por cenários famosos de Springfield, como as ruas, o bar de Moe, o zoológico, o parque de diversões de Krusty, um cemitério, uma terra de sonhos e a usina do senhor Burns. Todos eles contém uma grande quantidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo, como outros personagens aparecendo, alguns deixando itens ótimos, como as gêmeas Sherry ou Terry que trazem comida no final da primeira fase ou Nelson que entrega um estilingue na fase do zoológico. Além deles, Moe também fornece garrafas em seu bar enquanto Bola de Neve e o Ajudante de Papai Noel servem como armas para serem arremessados nos inimigos.

Marge bate nos inimigos usando um aspirador de pó, provando que o eletrodoméstico pode ser muito útil no combate contra coelhos possuídos gigantes e zumbis de cemitério

Entre as fases existem alguns bônus bem interessantes. Todos envolvem pressionar rapidamente os botões, seja para encher balões ou dar tapas na cara dos personagens, loucuras que somente nos Simpsons podem acontecer. Toda essa variedade de confusões na tela dão a impressão de estarmos jogando um verdadeiro episódio do desenho, sendo por isso mesmo o grande trunfo e diferencial do jogo perante os outros beat'n ups. Os gráficos são ótimos e a movimentação dos personagens também é ótima, não deixando a desejar nem mesmo nos personagens maiores. A música poderia ter sido melhor trabalhada, mas pelo menos o tema principal dos Simpsons está presente.

enquanto o bar do Moe é lotado de referências ao seriado, 
a fase do zoológico é uma das mais fracas

No final de tudo, temos um jogo simples que acaba distraindo por algumas horas, principalmente se jogado com alguém. Pra quem curte o seriado então, prato cheio pra uma tarde cheia de risadas.

o chefe da fase dos sonhos é um dos mais difíceis do jogo todo, perdendo apenas pro chefe final
ao lado, um dos bônus do game, que consiste em dar tapas 
na cara do personagem até acordá-lo

Resumão:
+ gráficos ótimos, personagens e inimigos bem desenhados;
+ a variedade de cenários e personagens secundários;
+ história maluca e divertida;
- pouca variação nos golpes, o que acaba tornando o jogo meio enjoativo depois de um tempo;

Final Score: 7.5

4 comentários:

  1. Bons tempos viu era esse jogava direto nos fliperamas cara mas nunca zerei por que era muito difícil pelo que me lembro.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade: Quando Margie toma choque, ela aparece como um coelho. Isto estava no script original dos Simpsons e é uma referência às HQs do Matt Groening Life in Hell.

    ResponderExcluir
  3. Existe esse jogo pra alguma plataforma ? Tipo ps1 snes, mega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse ficou exclusivo nos arcades e, se não me engano, já foi lançado na LIVE ARCADE do Xbox 360.

      Excluir