quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Psychic World (Master System)


Certo dia, cansado de alugar sempre as mesmas fitas para Master System, eis que me vejo numa difícil situação em alguma locadora daqui da minha cidade. Situação essa que muita gente já passou na época: "com qual jogo vou passar o sábado e o domingo?". Como já estava meio saturado de Sonic, Alex Kidd e tendo jogado uma enorme gama de jogos do consolinho de 8 bits da Sega, foi como uma agradável surpresa que surgiu a capinha convidativa de Psychic World: uma moça com trajes futurísticos, fugindo em corredor de um monstro de três cabeças... Soou parecido com Phantasy Star, não?

Pois é, foi a impressão que tive também, pelo menos até ver o ACTION estampado no cantinho da capa, uma característica dos jogos do Master System. E foi um pouco desse action quem acabou fazendo me decidir a levar o game...


Psychic World conta a história de Lucia, Cecile e Dr. Knavik, que trabalhavam sossegadamente em algum lugar do cosmos cultivando experimentos com monstros quando, como sempre, alguma coisa dá errado. Tal coisa, que por sinal fazia parte dos experimentos, escapa e acaba por levar Cecile com ela. Dr. Knavik pede para que Lucia vá salvar sua irmã e lhe entrega o ESP Booster, uma espécie de tiara com poderes psíquicos que podem ajudar a guerreira na batalha que virá pela frente.


A graça de Psychic World está justamente nesse acessório. Através dele, é possível acessar os diversos poderes que ajudam Lucia durante a jornada. Tais poderes são ganhos conforme o avanço do jogador, alguns estão perdidos nas fases mas, a maioria deles está com os chefes.

São eles:

Psionic Blast: a arma padrão de Lucia, pode ser evoluído conforme se encontra mais símbolos dele pelo jogo;
Ice Blast: forma pedras de gelo apenas onde está marcado no fundo da tela;
Fire Shot: desfaz as pedras de gelo formadas pela Ice Blast e atinge inimigos também;
Sonic Wave: poder baseado no vento, que também pode ser evoluído e serve pra destruir alguns blocos no jogo;
Explosion: o famoso poder que destrói tudo na tela;
Restoration: além de encher um pouco a energia, também dá invencibilidade temporária;
Restart: ficou preso na fase? use o poder e volte ao início;

essa plantinha é o primeiro sub-chefe
ao lado, o poder Restart, já no comecinho do jogo, sobre a pedra
No hud de Lucia temos, além da energia, a barrinha verde que corresponde, à grosso modo, ao MP dela, gasto quando se usa um dos poderes. Para usá-los, basta apertar o botão de pulo e o direcional pra baixo. Lucia ainda tem a habilidade de correr, bastando segurar o direcional numa direção por alguns segundos, o que às vezes pode atrapalhar os saltos.

o primeiro chefe, que por sinal está na capa do game e uma fase no vulcão
Toda essa funcionalidade do jogo traz ao jogador diversas possibilidades durante a fase. É possível, por exemplo, atravessar um fosso inteiro de lava usando o Restoration, ou limpar a tela dos inimigos mais chatos com o Explosion. Nas fases de gelo a interatividade é maior ainda quando Lucia precisa formar plataformas de gelo para alcançar saídas e itens nos lugares mais altos. Montou a plataforma no lugar errado? Fogo nela e comece tudo denovo! Simples e genial.

ponte quebradiça, correria total na reta final do vulcão
à direita, o comecinho da fase no gelo
A dificuldade do game varia entre os chefes, que muitas vezes requerem o uso inteligente dos poderes conseguidos ou até mesmo no uso deles para poder escapar de alguma tela ou fase mais difícil. A maioria dos estágios são simples no começo, com apenas saídas à direita, mas, conforme as fases avançam, lugares de difícil acesso ou que requerem o bom uso dos poderes disponíveis acabam arrancando os cabelos de muita gente. Experimente chegar no labirinto final (que, por sinal, é o da capa) e entenderá o que eu digo.

formar cubos de gelo é o que mais você vai fazer nessa fase...
No mais, gráficos excelentes e música contagiante, cortesia de uma época de ouro dos jogos. Apesar de meio desconhecido, aos poucos o pessoal vai conhecendo e comprovando que Psychic World é uma jóia rara entre os jogos de 8 bits. Um game desse potencial merecia um remake ou até mesmo uma continuação no Mega Drive, coisa que infelizmente nunca aconteceu.

o chefão do gelo requer habilidade pra montar os bloquinhos
na telinha da direita, o começo da quarta fase com um pequeno puzzle...
Resumão:
+ gráficos caprichados;
+ músicas grudentas, no bom sentido;
+ desafio inteligente e na medida;
+ a variedade de poderes e o uso dos mesmos;
- poderia ser maior;

Final Score: 8.5

25 comentários:

  1. Muito legal este jogo, tinha ele é joguei muito.
    Como vc disse um remake seria muito bem vindo.
    Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse game e o review cosmao esse funcionalidade de usar os poderes pra passar de fase lemba muito zelda otimo game bons tempos q n voltam mais
    ricardo crush

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra mesmo, apesar de ter mais ação e ser bem mais curto.

      Excluir
  3. taí um game que não conhecia. na capa, jurava que era a Alis, do game Phantasy Star fazendo um bico...

    mas ele NUNCA se prestaria a isso. graças a Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ou não parece a Alis? Eu também pensei na época uahuahauha!

      Excluir
  4. Cosmão aquele chefe do gelo é chato. Aliás o poder dos blocos de gelo é o pior do jogo. De resto esse game é nota 10. Belo review. Conhecei esse game graças a você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder do gelo só serve naquele chefe e pra formar plataformas, nem pra acertar inimigos ele presta.

      Excluir
  5. Belo review Cosmão, eu adoro esse jogo. Alugava muito, mas peguei a primeira vez igual a você, estava saturado dos jogos conhecidos e arrisquei ele. Amor a primeira vista!
    Fiz um post tb falando dele tempos atrás, qdo puder visita lá: http://qgmaster.blogspot.com/2010/05/secao-master-review.html

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente lendo teu post que decidi escrever algo sobre esse game pra deixar registrado no Shugames também. Comigo também foi amor à primeira vista (ou jogada) :D

      Excluir
  6. Joguei muuuuuuuuuuuito esse jogo qdo era + novo !!! lembro que terminava sem muito esfprço mas sempre voltava a jogar pois era muito divertido !!! concordo q merecia ter tido uma sequência mas qdo lembro da continuação de toejam e earl do MD acho que ficar só com essa versao aí foi uma coisa boa !!!
    parabéns pelo review aí !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também terminava sem muito esforço, mas agora to penando na última parte, acho que a gente fica mais velho e acaba enferrujando uahuahua

      Excluir
  7. Esse jogo tinha tudo pra ser uma espécie de Metroid para consoles da sega. Pena que não deu. No mais é um excelente jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra muito Metroid pelos poderes mesmo, mas é mais calcado na ação do que na solução de puzzles. Pena que a Sega não fez uma continuação...

      Excluir
  8. Jogo legal me lembrou os visual dos jogos solos da Athena Asamiya do KOF.
    Vejam aí:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=rI_ohrZZEmE
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=2IxWqJDwiCE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo da Athena é ruim demais. Tentei jogar anos atrás, mas é praticamente impossível não se irritar nele. Mas concordo que lembra um pouco o visual sim, mas acho que Psychic World tem cores mais definidas, além do visual ser mais limpo.

      Excluir
    2. Eu nunca joguei esses jogos da Athena,mas só pelos vídeos da pra sacar que são ruins mesmo,só comentei mesmo por causa do visual que são meio parecidos.

      Excluir
  9. Jogo muito interesante tinha nunca cheguei a jogar mas olhando assim lembra meio que metroid ne´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, lembra sim! Nunca é tarde pra conhecer games novos, boa sorte se for tentar jogar :D

      Excluir
  10. Esse jogo foi matéria em uma revista videogame e se não me falha a memória, foi portado do Game Gear...

    Joguei-o um pouco há muitos anos atrás e o achei bastante divertido.

    ResponderExcluir
  11. Este jogo é legal, pena que é muito fácil, devido as magias Restoration e Explosion. Tenho ele no meu Master e lembro que zerei em uma noite apenas.

    Na verdade ele é um remake de um jogo de MSX, em uma ação conjunta na época da SEGA com os criadores do jogo. Inclusive o criador deu uma entrevista sobre esse jogo a pouco tempo. Nesse link aqui dá pra ler:
    http://gdri.smspower.org/wiki/index.php/Interview:Tsunetomo_Sugawara

    ResponderExcluir
  12. Como o Lucks falou, ele é um port de jogo de MSX2. Apesar que em algumas coisas a versão original ficou melhor, como o som com suporte FM. E sim, primeiro foi lançada a versão Game Gear antes da versão Master System.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, fui descobrir essa versão pro MSX2 recentemente e, apesar da dor de cabeça pra configurar os controles nesse emulador, ela é realmente mais completa.

      Excluir
  13. Muito bom Cosmão! Acabei conhecendo essa pérola recentemente e pesquisando achei sua postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fala Vigia! Esse jogo é excelente, vale com certeza uma jogatina!

      Excluir