quarta-feira, 4 de abril de 2012

Guia Prático Gain Ground (parte 1)


Há algum tempo eu estive pensando em fazer um Guia Prático sobre Gain Ground, um joguinho meio estratégico e meio arcade da Sega pro Mega Drive. O game saiu para diversos sistemas, mas versão aqui tratada é a do 16 bits da Sega, pois se trata de uma cópia fiel dos arcades. Mas, por que um Guia Prático de um jogo tão diferente? Simples: muita gente diz que não consegue terminar o game por conta das dificílimas fases finais.

Em Gain Ground, o objetivo sempre é levar sua tropa para o EXIT da tela, esteja ele onde estiver. Entretanto, cada tela apresenta um desafio diferente, seja matar os inimigos pelo caminho, desviar de obstáculos ou simplesmente se manter vivo. Para tanto, o jogador faz uso de diversos tipos de soldados, indo desde os tradicionais armados com metralhadoras e granadas até os mais estranhos, como um velhote que joga magias, robôs armados com canhões e guerreiros da idade da pedra.

"Idade da pedra?", sim, caro amante dos jogos de guerra. Gain Ground conta a história de diversos guerreiros trazidos de diversas eras da humanidade, desde os primórdios das cavernas até o futuro onde apenas ciborgues viverão. O objetivo é destruir um governo maléfico que pretende transformar a humanidade em escravos. Por esse mesmo motivo, espere encontrar todo tipo de soldado durante a jogatina.


Bom, a dificuldade do game está em coletar esses soldados perdidos nas fases e conseguir levá-los até o EXIT, só assim poderão ser usados nas próximas fases. Se por acaso for atingido no meio do caminho carregando um novo soldado, o jogador perderá o guerreiro em questão. Simples? Nem um pouco. Algumas fases são cheias de inimigos e são tantos tiros atravessando a tela que fica complicado se arrastar com um lento ciborgue por ela...

Como eu mencionei, para passar de fase basta levar toda a tropa pro EXIT. Mas, contudo, existe uma segunda forma para terminar a fase sem maiores problemas: matar todos os inimigos da mesma. Esse método é ótimo em fases complicadas onde praticamente não existem soldados para serem salvos, a sua tropa está enorme e por conta do tempo que não para de correr. Se o tempo esgotar, o jogador passa de fase, mas o soldado que estiver em uso é perdido. Portanto, se estiver com uma tropa de uns 30 guerreiros, é muito mais prático tentar eliminar todos os inimigos do que passar um por um até o EXIT.

Bom, para tal guia, como o game é dividido por eras e em cada era são 10 fase, vou fazer uma era por vez, para não cansar muito quem pretende acompanhar. Então, vamos começar logo a "brincadeira"!

Round 1



















Soldados iniciantes: 3
Soldados para recrutar na fase: 1 (samurai)
Estratégia: sem maiores complicações, até porque é a primeira fase do primeiro round (ou Era). Siga com um dos três e salve o samurai ali no meio. Pegue o segundo e extermine todos os inimigos da fase para terminá-la.




















Soldados iniciantes: 4
Soldados para recrutar na fase: 1 (arqueiro)
Estratégia: nessa etapa já temos alguns inimigos que jogam lanças de longe, o que pode dificultar um pouco o avanço pela fase. Tome um cuidado especial com os inimigos surgem das laterais antes da ponte. Recomendo usar o guerreiro da lança para capturar o arqueiro no centro da ponte (um dos melhores personagens do jogo), pois é o mais rápido para passar pelos inimigos acima. A moça que lança granadas pode ser de grande utilidade para destruir os arqueiros inimigos do alto.





















Soldados iniciantes: 5
Soldados para recrutar na fase: 0
Estratégia: primeiro estágio onde não há nada para recrutar, então, pegue o arqueiro e mate todo mundo para passar mais rápido pela fase. O guerreiro da idade da pedra também é ótimo aqui!





















Soldados iniciantes: 5
Soldados para recrutar na fase: 0
Estratégia: a mesma da fase anterior, escolha o arqueiro e faça a festa com os inimigos, tomando cuidado pra nao perdê-lo.




















Soldados iniciantes: 5
Soldados para recrutar na fase: 1 (bumerangue)
Estratégia: use o arqueiro para eliminar 99% da fase, deixando apenas um inimigo em um dos cantos, salve a moça do bumerangue no centro e pegue outro guerreiro pra acabar com o último inimigo, encerrando a fase.


















Soldados iniciantes: 6
Soldados para recrutar na fase: 2 (granada e mago do fogo)
Estratégia: o primeiro grande desafio do jogo, a sexta fase é repleta de inimigos com dois possíveis guerreiros pra serem recrutados no topo de cada canto da tela. O melhor, inicialmente, é pegar o arqueiro e sair limpando geral, deixando apenas os inimigos no centro da tela, atrás do portão. Após fazer a limpeza nas laterais, salve um dos guerreiros e inicie sua entrada pelo portão. Mate os inimigos de forma que apenas um em um dos cantos sobre. Os inimigos que jogam tacapes não se movem, logo, fica bem simples alcançar o EXIT sem levar danos caso sobre apenas um em um dos cantos. Depois, pegue mais um soldado pra salvar o outro guerreiro e, com um último, mate o inimigo que restou pra passar a fase.




















Soldados iniciantes: 8
Soldados para recrutar na fase: 0
Estratégia: essa fase é quase uma cópia da primeira, com a diferença que os inimigos são arqueiros ao invés de apenas soldados comuns.




















Soldados iniciantes: 8
Soldados para recrutar na fase: 1 (sniper)
Estratégia: aqui existe o primeiro inimigo estátua, um demônio gigante que gospe fogo. O segredo para destruí-lo é acertar a cabeça pela diagonal e desviar logo em seguida das suas baforadas. Antes, faça uma limpeza nos inimigos para que não atrapalhem, lembrando de deixar pelo menos um deles vivo, senão a fase acaba e adeus o soldado para recrutar.




















Soldados iniciantes: 9
Soldados para recrutar na fase: 0
Estratégia: mais uma fase onde basta destruir tudo e todos. Apenas tome cuidado do meio da tela pra cima, onde vão aparecer mais inimigos.


















Soldados iniciantes: 9
Soldados para recrutar na fase: 0
Estratégia: o chefe é um capetão enorme no topo da tela, mas existem 4 daquelas estátuas que gospem fogo no cenário, o que lhe obriga a tomar um bom cuidado pra não morrer. As duas estátuas mais baixas são mais simples, atire sem parar com o arqueiro usando ataques de longo e curto alcance até destruí-las. Fique bem embaixo delas e desça o dedo nos botões, desviando do fogo quando este vier pro seu lado. Não se esqueça de limpar os inimigos da tela antes de partir pras estátuas mais altas. Repita o mesmo esquema das estátuas altas e depois no chefe, que atira fogo com as duas cabeças independentes entre si. 

Destruído, é hora de seguir pro segundo round, onde as coisas começam de fato a complicar bastante...

10 comentários:

  1. Excelente Cosmão, esse jogo é fantástico e esse guia super útil, tenho jogado muito do meu MD Play.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Léo, já fazia um bom tempo que eu queria começar a detonar esse game!

      Excluir
  2. Cara eu não vou mentir: nunca fui muito fã desse game e olha que lembro de você tecer elogios rasgados da versão desse jogo para o Master System. Eu sempre achei meio confuso, estranho etc. Após ler suas dicas para o game do Mega, mudei um pouco de opinião. Em breve pretendo dar uma nova chance para Gain Ground. Fiquei curioso para saber quantas fases são esse game. Você falou em eras?! Quantas partes vai ter esse guia rápido? Pelo visto você zerou, enquanto que eu... ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que mudou de idéia Marcel!

      Gain Ground é um jogo muito bacana e diferente de quase tudo que foi feito na época.

      O GP vai ter 5 partes, já estão prontinhas e pretendo ir postando uma por semana.

      Excluir
  3. Eu já joguei esse Game no Genesis,e o tenho no emulador,e realmente ele começa fácil mais depois,ficar difícil de avançar sem deixar um soldado pelo caminho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo! Gostaria de saber porque não consigo jogar esse jogo pelo emulador PGEN do PS2. Não queria jogar pelo PC mas sim pelo PS2. Será que você conhece alguma forma? Porque até agora, todos os jogos que testei pegam tranquilamente, menos o Gain Ground.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a versão do seu PGEN? Eu jogava no meu PS2, mas era uma versão mais nova do PGEN, hoje em casa eu dou uma olhada.

      Excluir
    2. Também estou tendo o mesmo problema :/

      Excluir
  5. Eu jogava bastante esse jogo no ps2 no CD que tem bastante jogo da sega, do nintendo e outros, e hj hem dia não consigo achar esse jogo, pois esta com outro nomo diferente, alguém possa me ajudar??? Aguardo uma resposta?

    ResponderExcluir
  6. Eu jogava bastante esse jogo no ps2 no CD que tem bastante jogo da sega, do nintendo e outros, e hj hem dia não consigo achar esse jogo, pois esta com outro nomo diferente, alguém possa me ajudar??? Aguardo uma resposta?

    ResponderExcluir