quarta-feira, 13 de junho de 2012

Retronado Legend of Oasis (FINAL)


Retornando com a nona e última parte de Legend of Oasis, do saudoso Sega Saturn! Estamos enroscados numa dungeon mais cabeluda que metaleiro dos anos 80, onde peixes, cavaleiros, fantasmas, portas e mais portas, chaves pra todas essas portas e caminhos confusos levaram muitas pessoas à serem internadas em sanatórios na época. A Mystic Room, por ser a última, é uma das dungeons mais chatas e longas de todos os action-RPGs que joguei até hoje! Mas, como todo bom guerreiro, precisamos continuar na missão de salvar Aquaria das garras de Agito!


Mystic Room Parte 3

Segundo me consta da última parte da aventura, retornamos até a tela central do lugar, onde um riacho corta a tela pelo meio. Pois bem, estando ali, siga para direita, suba, pegue Shade no obelisco e utilize sua habilidade para equipar o Dark Bow. Agora vá pela esquerda do riacho, suba as escadas e entre pela porta usando a chave. Mate o thorn e passei agachado pela fenda. Use uma bomba no castiçal pra abrir a porta, mas antes, suba e pegue o orb verde com a Long Sword para obter a Earth Sword. Acerte o botão pedra para que um robô caia do outro lado da tela e empurre a enorme esfera metálica. Após as portas se abrirem, dê a volte e use o robô e a esfera para alcançar o outro lado. Acione a alavanca e suba para salvar um grupo de pessoas, moradores de Aquaria. Retorne até a tela com o rio central.

algumas pessoas de Aquaria estavam mantidas reféns nesse lugar infernal

Pegue Airl no orb rosa (moita do lado direito do rio, dessa mesma tela), suba na parte inferior da tela, mais alta e voe até o pilar no centro, para pegar mais uma chave. Com mais nada pra ser feito aqui, desça até a parte inferior mais alta e entre pela passagem ali. Retorne até a sala onde vários soldados jogam bombas (à esquerda). Siga diretamente pela esquerda, suba e ignore as bombas dos inimigos. Dê a volta, salte à direita e empurre a esfera para BAIXO. Use-a para saltar na passagem do meio e pegue o Rod of Purification no orb azul. Use o Rod of Purification na planta à esquerda dali e pegue a chave no centro da tela. Volte até a esfera, empurre-a para direita, suba e pegue mais uma chave.

coitado do chaveiro que Agito contratou...

Agora mate todos os inimigos da tela e pegue Brass na esfera de ferro. Siga para plantinha da esquerda e use-a para alcançar as plataformas mais altas. Suba e destrua o cristal com Brass. Retorne e pegue Dytto na água mais abaixo. Antes de subir, note uma pequena passagem no chão à esquerda: entre agachado, destrua a mini árvore e o zumbi e desça para pegar mais uma gema de Airl, a Pearl. Volte, apague as duas tochas com Dytto e entre pela porta central. Ali dentro, equipe o Rod, pegue o orb rosa no baú e salte na enorme rocha redonda. Com o Wind Rod, vá dando ataques carregados pra esquerda, para que a enorme bola de pedra role nessa direção. Saltando pra lá, use o Rod para fazer o pequeno vaso atrás da porta deslizar pro botão, abrindo a mesma. Se quiser, preencha sua barra SP no piso azul. Na moita da direita tem outro orb rosa e, na esquerda, uma fonte de vapor (Airl). Suba, mate o cavaleirão gigante e pegue dois Wind Scrolls nas duas moitas laterais.

um dos movimentos mais bacanas é o do Rod of Wind (ou Wind Rod, tanto faz)

Subindo, encontramos Myra diante da porta que, segundo ela, guarda Agito, o desafio final para Leon. Nas laterais dessa sala existem dois rasgos, onde podem ser encontrados (com a ajuda de Bawu), mais um Wind Scroll e uma Pearl. Entre pela porta para encontrar a Agito's Tower!!


Agito's Tower

Não é uma dungeon muito grande, mas dá trabalho! De cara, recupere as energias/SP no piso roxo do lado direito, salve o game e pegue Airl no orb dos espíritos. Airl, provavelmente, vai dizer que já dominou o poder de transformar o Rod em Rod of Wind, facilitando muito a vida de Leon. Agora, à partir de qualquer espírito, podemos conseguir as armas espirituais com muita facilidade, dando apenas um toque no botão X. Enfim, suba as escadas ali embaixo, mate os inimigos pelo caminho e, se quiser um Elixir, dê a volta na tela e destrua o robô gigante para encontrar um.


De qualquer forma, desça pelo caminho estreito um pouco antes do robozão para encontrar...


Chefe: Bludgeon



Depois de intimidar Leon, eu esperava mais desse chefe. Seus ataques são baseados na eletricidade, logo, levar Airl aqui (como eu levei) o torna quase um completo inútil. De qualquer forma, o chefe é simples de matar: apenas corra e ataque-o sem parar, não dando chances para seus ataques. Depois de algumas investidas, Bludgeon vai dessa pra pior rapidinho.

Na próxima parte, já podemos ver quem vamos encarar... lembram-se daquele diabinho gordo vermelho que apareceu lá no começo, no Templo da Água? Pois é, ele mesmo... Os corredores que antecedem o chefe escondem sempre um Elixir e, nesse caso, ele fica à direita. Mate os guardas que jogam bombas e siga até achar um cubo de gelo. Derreta-o com uma bomba e pegue Dytto, que será de grande ajuda. Recupere suas energias e continue pelo caminho até encontrar o Elixir num baú. Volte e siga pela esquerda. Desça apagando as bolas de fogo e, na porta em que dois gárgulas guardam, há um piso azul para repor o SP.


Na porta do outro lado (alcançável com a plataforma flutuante), é a entrada pro segundo chefe do lugar!

Chefe: RedDemon


Simples ao extremo, principalmente se estiver com Dytto (você não se desfez dela, desfez?). Apenas ataque correndo enquanto Dytto congela o pobre coitado. Não dura um minuto.

Terceira parte da Agito's Tower, siga pela direita, desça e, com a ajuda de Dytto, equipe o Rod of Purification e faça a festa nos zumbis e fantasmas do lugar. Após matar todos, a porta de ferro logo atrás vai se abrir, revelando um piso roxo e mais um Elixir. Se por acaso você não tiver Dytto, ainda dá para consegui-la: volte até onde enfrentamos RedDemon e entre denovo nessa sala. Pegue Shade em um dos zumbis/fantasmas do lugar. Mate os dois thorns, um deles vai revelar o orb dos espíritos e o outro, um orb azul para pegar o Rod of Purification.


Os dois scrolls na parte da esquerda da tela ainda são impossíveis de se pegar, ignore-os por enquanto e vamos enfrentar mais um boss...

Chefe: Darkwill


Dos três enfrentados até agora, Darkwill consegue ser o mais chato. Isso porque ele tem vários ataques distintos, além do fato de que acertá-lo não é nada fácil. O único ataque recomendado aqui é saltar e atacar, visto que não adianta muito atacá-lo no chão devido ao fogo que brota de sua raiz. Dytto, novamente, pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

A próxima tela guarda alguns segredos. O primeiro deles é o Elixir, somente alcançável caso você tenha o Rod of Purification equipado e dê um fim nos fantasmas dos cavaleiros. O baú com o item cai do lado direito da tela, numa parte mais alta (perto de um orb dos espíritos). Do lado esquerdo, temos um enorme buraco que dá acesso à parte de baixo, onde enfrentamos RedDemon. Leon cai bem no local onde estão os dois Scrolls, o de fogo e o Dark. O Dark Scroll é facilmente coletável saltando-se da moita pra plataforma onde ele está. Já o Fire Scroll necessita o uso de Airl, que pode ser conseguido na fenda no chão (pegue Bawu na moita para rasgar o chão). É meio complicado de pegá-lo, mas só existe essa forma: volte até ao enorme buraco e voe até a plataforma no meio dele. Dali, salte para diagonal superior esquerda e mantenha o direcional nessa direção para cair bem em cima do item. Para sair dali, caia no buraco e depois siga até onde paramos.

complicado conseguir parar naquela ilha no meio do nada...

Ao chegar no meio da tela, uma pequena surpresa: surge um aviso para que Leon invoque Brass na esfera no centro da tela. Brass surge e se sacrifica para que Leon consiga a Altair Knife, a short sword level 3. Entre na porta do chefe.


Chefe: Myra


Myra enfrenta Leon, mas não há mais nada que possa ser feito. Seus ataques físicos são fáceis de evitar, mas, depois dela receber algum dano, começa a invocar diversos seres para lhe ajudar na batalha, o que pode complicar sua vida. Dytto garante alguma energia extra, mas raramente alguém passa daqui sem gastar ao menos um Elixir.

Após destruir Myra, a voz de Agito surge, agradecendo Leon e dizendo que vai usar a energia de Myra para derrotá-lo em breve. Continue pela porta acima.


Aqui basta pegar Shade na fonte congelada e seguir para as duas extremidades (usando as alavancas para entrar), cada uma delas oferece um piso roxo para repor HP/SP e um Elixir. Feito isso, entre pela porta central. Ao subir as escadas, Airl implora para que Leon leve-o para a luta final. Pegue Airl nos vapores e suba!


É hora de finalmente encarar Agito!

Chefe: Agito



Assim que Leon pisa na arena, Airl se auto-destrói para formar um piso azul ali, que vai ajudar demais na hora da luta. 




De começo, apenas destrua a esfera vermelha onde Myra foi aprisionada e então o verdadeiro chefe vai surgir. Agito ataca usando os quatro elementos restantes, em uma enxurrada de cores e magias pela tela. É difícil distinguir Leon no meio da bagunça, então aproveite quando o vilão soltar o dragão azul para pegar Dytto nele, garantindo assim um pouco de energia extra. 




Assim que notar que algum orb vermelho cair no chão (os dragões de fogo explodem e deixam itens às vezes), equipe a Flame Sword e ataque o chefe sem parar. Com Dytto, use seu Magic Vortex, ou, se preferir, pegue Efreet nas chamas e aniquile o chefe com seu Fire Storm, que arranca MUITA energia dele!

Destruído, Agito parte, mas avisa que poderá voltar à qualquer momento...


No final, Leon consegue salvar Myra e ambos voltam para Aquaria. O game ainda fala sobre a sua continuação em Beyond Oasis (Mega Drive), dizendo que os quatro espíritos restantes se transformaram em cubos de energia e foram parar perto de uma vila chamada Oasis, muitos anos depois. Um novo descendente de Reharl chegará um dia, encontrará o Golden Armlet e os reunirá novamente, pois o mal prometeu voltar...


E assim termina Legend of Oasis, um game que por pouco não ficou no esquecimento por aqui, devido à problemas na emulação do mesmo. Espero que todos tenham gostado e que um dia alguém na Sega acorde e reviva essa franquia tão bacana que ficou esquecida no tempo.

meus resultados finais

THE END!

4 comentários:

  1. é mesmo, Cosmão. eu quis tentar emular ele, mas não achei nenhuma Iso que pegue. a batalha final me pareceu emocionante. vou tentar novamente procura-lo tanto na net,quanto na barraca do silvério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te indicar onde, até porque minha ISO eu criei à partir do disco que tenho em casa (piratex, por sinal).

      Mas o rom hustler tem bastante isos de Saturn, dá uma fuçada por lá.

      Excluir
  2. Arrasô no terminamento!
    Não me lembrava que essa história acontecia antes de Beyond Oasis... será que falei merda no meu post? kkk! Enfim, esse é um ótimo game, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história de Legend of Oasis ocorre mesmo antes de Beyond Oasis.

      Esse jogo é excelente, pra quem curte o estilão Zelda é um prato cheio!

      Excluir