sábado, 5 de janeiro de 2013

Retronado Shining Wisdom [1]




Pois bem, galera que acompanha o Shugames! É hora de dar o pontapé inicial em 2013. O mundo não acabou e, pra alegria de alguns (e tristeza de outros), o velho planeta continua firme e forte igual prego na areia.

Enfim, pra iniciar esse ano que promete ser mais belo que a porcaria de 2012 (tirando o fato no nascimento do meu moleque), vamos começar com um novíssimo Retronado e apresentar algumas das novidades que vão pintar por aqui durante esse ano.

Semanas atrás, eu postei algumas imagens no meu facebook (podem procurar por Eduardo Cosmão - não, esse não é meu sobrenome) de possíveis jogos que poderiam aparecer por aqui durante esse ano, alguns em especiais, outros em Retronados e outros em Challenges. Então, fiz um catado das coisas, organizei minha vida e esbocei um rascunho de tudo pra que os leitores possam se interar das possíveis novidades vindouras!

Em primeiro lugar, o Retronado Shining Wisdom começa hoje! Esse é um projeto que eu estou ameaçando fazer desde quando terminei Legend of Oasis, também do Saturn. É que, junto com o jogo da Ancient, esse é um dos que eu mais gostava no console, alugava praticamente quase todo final de semana até terminá-lo.

Outro possível game a pintar num Retronado, possivelmente de bolso, é Shatterhand, do Nintendinho. O game foi bastante pedido em todo lugar que eu postava algo sobre ele, principalmente por ser um jogo um pouco esquecido do NES. Prometo fazer algo sobre ele em breve. Em terceiro, mas não menos importante, Retronado Shining Force 2! Eu falei que iria voltar com a série com tudo em breve, e o "em breve" chegou!

Bom, mas por enquanto é só o que tenho a dizer, novidades vão pintando conforme o passar dos meses.Fora isso, já foi dito que Nintendo 64, Nintendo DS, Game Gear e os Gameboy e Gameboy Color vão começar a aparecer por aqui. O negócio agora é começar o ano logo de uma vez pois temos muitas coisas pra curtir por aqui! Começa agora o Retronado Shining Wisdom!


Parte 1 - Um Herói Predestinado

Shining Wisdom é considerado uma espécie de side-game da série Shining, composta pelos títulos principais denominados Shining Force, seguidos pelos games da série Shining in the Darkness e outros mais recentes, como Shining Soul. Shining Wisdom segue por um caminho diferente de todos esses, apresentando um action-RPG de qualidade que não deve em nada pra nenhum Zelda, Alundra, Terranigma ou Legend of/Beyond Oasis.

Na verdade, o game tem uma cadência até mesmo mais lenta, pois o personagem não ganha níveis, mas melhora seus ataques conforme vai conseguindo avançar pela trama e coletando novos itens e acessórios. Fica meio subjetivo que ele evolui conforme as coisas vão acontecendo. Fora isso, o jogo apresenta todo o panteão de itens característicos de jogos assim, como chaves para abrir portas, acessórios diversos para abrir caminho, coleta de energia, baús, dinheiro e uso das mais diversas ferramentas para avançar no jogo. Espere encontrar desde luvas que acertam dispositivos de longe até botas que quebram o chão, permitem deslizar e poderes dos mais variados, baseados nos elementos da natureza.


itens em botões específicos, inimigos, herói de cabelo vermelho com espada, energia simbolizada por pontos, marcador de dinheiro... é, é um autêntico Action-RPG

O game não é muito curto, nem muito longo, tendo uma duração média, eu diria. Não é um jogo fácil, até porque o combate dele é um pouco difícil devido ao hitbox ser bastante curto. É preciso chegar bem perto dos inimigos para acertá-los, o que pode fazer o personagem ser acertado antes. Tirando isso e o fato de precisar acessar o menu a cada troca de itens (acreditem, um sistema de troca de acessórios via botão do joystick seria uma mão na roda aqui), o jogo é bem bacana.

Bom, já falei do jogo, do sistema, do estilo, então, falta comentar um pouco da história. No jogo controlamos Mars (segundo a Wiki), que, pelo fato de ter um pai famoso no passado por ter destruído um dragão e salvado o povo de Odegan, consegue um trabalho no castelo do reino. Eis que, por ironia do destilo, o pobre garoto se vê envolvido numa trama onde um maléfico mago pretende tomar o poder do mundo, raptando a filha do rei e infiltrando uma pilantra no palácio. Claro que o jogo tem muito mais do que esse simples plot que acontece no comecinho, mas conforme o jogo avançar eu vou contando a história.


a tela de abertura e a já tradicional tela onde colocamos o nome do personagem, herança de Shining Force

Mars começa sua aventura na casa dos pais, onde sua avó o acorda, uma cena bastante típica e que acontecia em quase todo RPG da época. Ela lembra o garoto de que é seu primeiro dia no novo trabalho, no castelo de Odegan. Enquanto ela fala das responsabilidades atuais, o avô de Mars, Ebinezer, está do lado de fora, ansioso com os acontecimentos e, ao mesmo tempo, aborrecido com o atraso do garoto. É aí que descobrimos que Mars foi adotado pelos avós assim que seus pais morreram, há dez anos. Ebinezer está excitado para ensinar à Mars sua "milenar" técnica da Acceleration Skill, um comando simples que faz o personagem correr pela tela. Tal técnica é acionada apertando-se o botão B várias vezes até Mars aumentar sua velocidade e correr pelo cenário. Esse movimento vai ser MUITO útil no decorrer do jogo, pois é a única forma de andar mais rápido tanto em cidades quanto dungeons.



Após Mars derrubar seu avô e abrir passagem (como ele mesmo queria), Ebinezer explica que tal movimento só pode ser conseguido quando Mars não tiver equipado espada nenhuma, e que os orbs que forem encontrados pelo jogo modificam suas habilidades, dando algumas vantagens ao garoto. A avó de Mars pede que ele vá até o castelo de Odegan e converse com Kaizel, um amigo de Ebinezer que vai passar as primeiras instruções ao garoto. Então, é pra lá que vamos!

Ao sair da casa dos avós, abra o menu de pause e equipe sua espada, pois o caminho, apesar de curto, é forrado de inimigos chatos pra cacete. Para correr com Mars, note que há uma barra numerada logo abaixo do HP do mesmo. Quanto mais rápido apertar o botão B, mais aquela barra se enche e o personagem fica mais rápido. Siga para esquerda até encontrar uma placa com a indicação do castelo de Odegan (para checá-la, aperte C). Não se esqueça de pegar as moedas que pularem dos inimigos mortos. Passando pela ponte de pedra, chegamos à cidade de Odegan, a primeira parada do jogo. Aqui existem lojas, NPCs para conversar e uma igreja para salvar o game.


não se esqueça de equipar a espada

A Maluca de Odegan

Ao entrar na cidade, notará uma certa movimentação de pessoas no centro da mesma. Ali há uma espécie de profetisa pedindo para as pessoas ouvirem suas palavras. Segundo ela, todo o reino de Odegan corre perigo e que, se nada for feito, somente restarão ruínas. Logo ela começa a apontar para as pessoas e dizer que, por não acreditarem em sua profecia, sofrerão as consequências. Assim que ela termina, as pessoas começam a debandar, meio que tirando sarro da situação! Ela ainda insiste na idéia de que conseguiu vislumbrar o destino em seu cristal. Depois que todos saem dali (alguns inclusive dizendo que ela é maluca), ela também vai embora dizendo que não se responsabilizará pelo que vier a acontecer ao mundo...

Assim que tiver o controle sobre Mars, vá até a velha e ela pergunta se Mars acredita em suas palavras. Se responder não, a mesma se enraivece e fala algo sobre Dark Titan retornar e destruir tudo. Responda sim e ela vai contar que veio até Odegan em busca do guerreiro escolhido, o único capaz de impedir que tudo de ruim aconteça. Ela ainda menciona que gostaria de encontrar alguém como Jiles, o forte guerreiro que baniu o mal em outras épocas...



Contentando-se pelo fato de que pelo menos Mars a ouviu falar (ela nem desconfia de quem ele é filho), a velhota diz então que após os 4 Elementos forem libertados, o caos ocorrerá. E ainda pede para que Mars proteja a princesa de Odegan, filha do rei, pois ela é a única chave para a vitória.

Após tantas previsões do futuro, siga para o alojamento dos soldados, à esquerda da cidade. Se desejar, passe na loja (com uma plaquinha desenhado um pote) e compre Angel's Wings e Herbs. As Angel's Wings servem para voltar ao início de uma dungeon. Os Record Books ali são usados automaticamente assim que se entra numa nova dungeon, para salvar o game ali.

Entrando no alojamento, siga para direita e um homem pedirá pra você esperar, pois está tratando de um assunto importante com Kaizel. A conversa é sobre um tal de Pazort e a princesa. Logo que terminam, Mars é apresentado e Kaizel reforça o quanto o garoto se parece com seu pai, Jiles. O outro homem chama mais um guerreiro para fazer dupla com Mars. Alfred também é novato por ali, mas parece se dar bem com Mars e explica que esta noite ambos farão a patrulha no castelo, revezando os turnos. O maluco de cabelos vermelhos se despede, dizendo que vai tirar uma soneca pra poder aguentar a noite.


não sou o único de cabelos vermelhos por aqui...

Suba pela tela e suba pelas escadas em seguida. Falando com Alfred (que está deitado), ele diz que é melhor que Mars tente dormir, pois à noite ambos vão precisar estar bem acordados. Se você for até o corredor principal do castelo, logo na entrada od mesmo, verá uma cena onde alguns Hobbits e um ancião tentam uma audiência com o rei, em vão. Apesar do assunto parecer ser sério, o rei não permite a entrada deles. De qualquer forma, vá para sua cama (logo abaixo de Alfred) e durma.

Semana que vem, vamos ver os acontecimentos na madrugada, durante a patrulha de Mars e Alfred pelo castelo de Odegan! Até mais!

11 comentários:

  1. Fala aí Cosmão,sou um leitor assíduo do seu Blog,que por sinal é muito bom,mas preciso de uma ajuda?
    baixei o Mame,mas os jogos não querem pegar o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Depende da versão.
    Eu uso o MAME32 Plus 0.119, com uma interface simples de mexer e configurar.

    Em breve vou lançar um pequeno tutorial sobre ele aqui no blog, são muitos que me perguntam como emular com o MAME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é exatamente essa versão que baixei.
      Vou esperar o tutorial,valeu.

      Excluir
  3. quer dizer que esse game é de Saturn? nem sabia dessa pérola no console. vou procurar na feirinha do seu Alison amanhã, vai que tem o jogo?

    ResponderExcluir
  4. E ai Cosmão beleza eu queria muito jogar esse jogo mas pra emular saturno no meu note é meio complicado.A emulação de Saturno é um bicho de 7 cabeças só consegui emular uma vez e foi quando zerei o Albert Odissey que curti muito.
    Depois disso nunca consegui mas emular ele no meu note olha que tente fazer de tudo pra emular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deu uma olhadinha no meu tutorial de Saturn? hoje em dia existem várias versões do emulador SSF, vá tentando uma por uma, pois elas são bem diferentes e se comportam diferente entre diversas configurações de máquinas.

      Excluir
  5. Zerei monster tales hoje cosmao; jogo muito bom! Tentei zerar castlevania aria of sorow, mas enjoei dele, acho que não dou muito para castlevanias...

    Fiz 85 porcento de monster tales, tem uns segredos mesmo o jogo, e para pegar todas evoluções é trabalho =), nao peguei no caso ainda.

    Tem um nível de dificuldade fácil até metade do jogo, de 60 porcento pra cima fica razoavelmente dificil, o mestre do coelho é chato pacas, um bom desafio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou devendo uma análise desse jogo, obrigado por me lembrar hehehe!

      Excluir
  6. Fala Cosmão, já tem um tempo que não comento no seu blog, a correria aqui tá frenética rsrs. Até que em fim vai falar novamente da série Shining rs. Esses seus Retronados são muito bons, o legal é que sempre fica com gostinho de quero mais no final de cada um (pois vc divide eles).

    Ha, vc vai lançar um retronado de um RPG muito especial pra mim, Shining Force 2, através dele é que descobri o fantástico mundo dos RPGs. Já perdi a conta do Nº de vezes que zerei esse jogo. Os emuladores atuais ainda tem aquele bug de não conseguir equipar o Lemon com nenhuma espada ?

    A uns anos atrás um maluco estava vendendo o cartucho original do Shining Force 2 (da Tec Toy)por 20 reais. Comprei na hora, nem acreditei quando vi o anúncio. É uma das relíquias que tenho aqui em casa.

    E depois vc tem que fazer um Retronado do Shining Force CD (desafio total rsrs). E do Shining Force 3, zerei o 1º CD (cara, que jogo, só isso que tenho pra te falar). Vc precisa jogar ele, se é fã da série Shining. Agora estou esperando o pessoal do Shining Force Central traduzir o 2º e 3º CD.

    Sobre Shining Wisdon, eu tenho ele original aqui em casa, mas até hoje não peguei ele pra jogar. To com tanta coisa aqui de games que acaba que tenho que escolher o q jogar. Infelizmente o tempo é curto, e não está dando pra jogar muita coisa.

    Bom, no mais é só isso, ficarei aguardando os próximos capítulos do Retronado. E continue com esse excelente blog, amigo. Flw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ver se consigo fazer o Retronado dele, é um jogo que AINDA não terminei, mas cheguei bem longe. Como o Gagá dizia, Retronados (no caso de lá, Diários de Bordo) são bons pois te forçam a terminar os jogos hehe!

      Sobre o Lemon, eu li na época que existe um emulador que permite burlar esse bug, só não lembro qual... É uma chatisse mesmo, o Lemon, pelo que me lembro, é um guerreiro bem forte, bug muito estranhíssimo isso.

      Infelizmente ainda não consegui emular o Shining Force 3, mas estou tentando...

      Excluir