quarta-feira, 27 de março de 2013

Gargoyle's Quest II (NES)


Já faz um tempinho que tento jogar esse game, mas nunca consigo tempo suficiente para experimentá-lo como ele merece.

Hoje, um pouco mais tranquilo, consegui jogá-lo por mais tempo e resolvi escrever sobre ele, afinal, apesar de seu personagem principal ser bem conhecido de jogos aclamados (tanto do passado como atualmente), o jogo em si é meio desconhecido.

Falo justamente de Gargoyle's Quest II, um jogo sequência do título para Game Boy, Gargoyle's Quest e predecessor do famoso Demon's Crest, para Super NES.

Firebrand, para quem ainda não matou a charada, é o demônio principal aqui, o qual controlamos pelo jogo inteiro.

Com participações em jogos como Ghouls'n Goblins e Ghosts, além de convidado especial no mais atual Marvel vs. Capcom 3, Firebrand aqui é o protagonista de uma história bastante criativa.




Para entender Gargoyle's Quest II não é absolutamente necessário ter jogado o primeiro game para Gameboy, mas mesmo assim, vou dar uma pincelada por cima da história original. Na primeira versão, o mundo Ghoul Realm é invadido por seres de outro universo, chamados Destroyers que.... destruiram quase tudo mesmo. Quando as esperanças estavam por terminar, eis que uma labareda enorme surge do solo e aniquila por completo os Destroyers, salvando o Ghoul Realm da completa destruição. Tal labareda tem como nome Red Blaze, um gárgula mutante que destruiu o King of Destruction no passado.


dois momentos distintos: procurando pistas em um vilarejo e escalando numa fase de ação

A história avança até o dia em que os Destroyers são libertos e preparam um novo ataque. Um de seus líderes, Rushifell, acredita que ele próprio é a encarnação de Red Blaze, mas Firebrand aparece, destrói o sacana e acaba com a festa dos Destroyers, tomando para si o título de Red Blaze.

Nesta sequência para NES, voltamos a jogar com Firebrand (ou Red Arremer, no Japão) que, no momento, estava em treinamento em outra dimensão fora da Ghoul Realm. Ao retornar, uma luz negra toma conta do local e aniquila a todos. Desesperado, um dos sobreviventes pede para que Firebrand vá até o rei o mais rápido possível. Chegando lá, o mesmo entrega o Specter's Fingernail e o conduz a descobrir a causa de tudo isso estar acontecendo.


primeiro chefe e o mapa do jogo, onde dá pra andar livremente

O jogo em si é de plataforma, com alguns toques leves de RPG, principalmente no que diz respeito à conversar com moradores de cidades e ganhar itens específicos que, ou aumentam as forças de Firebrand ou servem para acessar novas áreas. Enquanto não está se desvencilhando de inimigos e cuspindo fogo, Firebrand navega por um mapa enorme em busca de novas áreas e informações de como prosseguir na história. Esse mapa lembra muito o mapa de RPGs da época, como Dragon Quest, com o diferencial de que não existem batalhas aleatórias.

A jogabilidade é bem simples e interessante. Firebrand salta, gruda em paredes, cospe fogo e pode voar por alguns instantes, movimento extremamente necessário no jogo todo. Conforme o avanço do jogador, tanto seu poder de vôo, como magias e energia vão aumentando, deixando mais fácil as fases de plataforma. Firebrand também recolhe life vials pelo caminho, itens que são trocados por magias em algumas cidades. Chefes também existem e pedem uma certa estratégia para serem vencidos, o que geralmente envolve saltos em paredes para escapar dos ataques.


as estatísticas de Firebrand ficam no pause

O visual do jogo é bastante simples e os controles meio duros. Talvez a maior reclamação de quem começa a jogar Gargoyle's Quest II esteja nos saltos de Firebrand: é fácil perder o tempo e cair antes de alcançar a bendita plataforma (ou a lateral da mesma). Em algumas áreas isso significa a morte (como no lago de fogo), enquanto em outras perde-se preciosos corações de energia no processo.


a floresta é um lugar cheio de caminhos alternativos

No geral, é um jogo bem bacana e que instiga o jogador a explorá-lo cada vez mais. O sistema de texto arcaico da época (semelhante ao encontrado em Dragon Quest ou Final Fantasy, por exemplo - arcaico no sentido informações muitas vezes escassas e desencontradas) e a pegada mais dura nas fases de plataforma soam como um bom desafio aos nostálgicos de plantão e não devem atrapalhar muito a experiência. Com um mapa enorme para ser explorado, o jogo oferece bastante desafio pra quem resolver encará-lo.

Resumão:
+ sistema de jogo, com possibilidade de voar e subir em paredes aumenta o fator de exploração;
+ a história, mesmo com textos vagos, é interessante;
- o visual é simples até demais;
- controles duros;

Final Score: 7

6 comentários:

  1. Bem bacana. Queria terminar a série inteira, mas jogar Game Boy no emulador é sofrido... acho que vou ter que comprar um Dingoo mesmo.

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  2. Já tinha ouvido falar desse jogo a algum tempo me parece ser bem interessante vou tentar jogar ele algum dia desses.

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  3. Não fazia ideia que ele já tinha tido um game só dele,quanto mais dois.

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  4. Eu também ainda não consegui ter tempo suficiente pra dar uma chance a esse jogo. Vou ver se consigo terminar alguns dos jogos que eu já estou enrolando demais pra terminar e jogar um pouco os jogos do Fireband. :)

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  5. Acabei de conhecer o site de vocês. Ele é muito bom! Mas vocês podiam atualizá-lo com mais frequência.

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