segunda-feira, 4 de março de 2013

Retronado Shining Wisdom [3]




Continuando a aventura de Mars em Shining Wisdom, estamos na segunda noite de trabalho, na difícil de missão de proteger a princesa Satera. Na calada da noite, os principais envolvidos na segurança da moça estão reunidos no alto de um dos muros do castelo, conversando sobre os acontecimentos, enquanto Mars e Alfred tomam nota de tudo. A noite parece que será longa...


Parte 3 - O Rapto da Princesa Satera

Após algumas perguntas sobre qual é realmente o mal que estamos protegendo Satera, Kaizel explica que nem ele sabe direito, mas tem noção do poder de Pazort. Alfred então questiona sobre os rumores que andou ouvindo sobre a princesa. Depois de relutarem, acabam explicando que Satera dorme em um sono profundo causado por algum tipo de magia. Segundo Kaizel, Pazort apareceu para o rei numa noite e disse que Satera iria dormir profundamente e que somente ele poderia acordá-la. Seu desejo em troca era o que o rei se rendesse e lhe entregasse o Orb. E ainda deixou um aviso: que o rei jamais conte esse segredo à ninguém, inclusive ao ancião dos hobbits sobre sua visita. Talvez por esse motivo o rei não aceitou conversar com ele no dia anterior...



Kaizel diz que o rei está numa encruzilhada: por um lado, se o Orb cair nas mãos de Pazort, será o fim de Odegan nas mãos do Dark Titan. Se não o fizer, sua filha continuará dormindo em sono profundo, causado por Pazort. A única coisa que mantém Pazort longe de Satera é sua Royal Tiara. Enquanto ela estiver vestindo o adereço, o vilão não poderá por suas mãos na mesma. Apesar disso, tal item não pode impedir Pazort de sequestrar a moça e, se isso acontecer, ele terá em mãos todos os itens necessários para reviver o Dark Titan e por um fim no planeta. Isso tudo resume o trabalho dos garotos: proteger Satera, mesmo que isso custe suas vidas!

Depois de Kaizel e os outros saírem, aparece no ar novamente aquela estranha névoa. Alfred sugere que Mars patrulhe o perímetro do castelo, enquanto ele vigia a porta do quarto da princesa. Se sair para conversar com os guardas ali, notará uma certa preocupação entre eles, principalmente com relação à essa névoa esquisita. Entre no quarto de Satera e note que ela dorme tranquilamente (sonhando, inclusive). Ao sair, Alfred estará caído em sono pesado. Não demora muito e Mars desaba também! É nessa hora que conhecemos o causador da névoa, um ser verde estranhíssimo, que se alegra por finalmente a névoa ter surtido efeito.



Ele pula para o muro, confere a situação e segue direto pro quarto de Satera. Mars não está completamente mergulhado no sono e consegue notar tudo o que acontece. A criatura nota que Mars está meio acordado e vai verificar o porque do garoto não sucumbir à sua magia. Descobre então o Vigilance Spall, um item que bloqueia parcialmente sua magia e que foi criado pelos elfos. Ele parece não se preocupar com Mars, pois o mesmo não consegue nem ao menos se mexer. A criatura então chama por Satera, que prontamente aparece na porta. Seria ele Pazort? A resposta vem em seguida, com ele mencionando para irem rápido, pois Pazort já começou os preparativos... Quem é esse sujeito então?



O ser esverdeado se impressiona com Mars estar tentando resistir à sua magia, mesmo sem o Vigilance Spall. Ele envia Satera para Royal Crypt e parte em seguida. Assim que retomar o controle de Mars, siga direto para o quarto do rei, à direita de onde você está. Lá dentro, suba e desça pelas escadas da direita. Na sala do trono, desça e depois siga para uma das escadas laterais. Corra para o lado direito e saia pela porta dali. Suba até a porta, dê a volta pela cozinha e saia do outro lado. A música vai mudar, esse é o caminho para Royal Crypt.



Siga para direita, suba e passe pela ponte de pedras. Desça em seguida, vire à direita e suba novamente até achar a entrada da Royal Crypt!

Royal Crypt

Este é, de fato, o primeiro calabouço do jogo. O que foi visto até agora foi simples e serviu basicamente para se acostumar com os comandos. Aqui vamos encontrar alguns puzzles e inimigos bem chatos. O primeiro caminho à se tomar aqui é pela direita, siga pelo labirinto das bocas gigantes até chegar do outro lado. Ali, suba matando os inimigos, pise no botão para baixar os espinhos (o dano aqui é quase obrigatório para se alcançar o botão) e desça para pegar uma Angel's Wing no baú. Note o chão quebradiço, mas ainda não podemos interagir com ele aqui. Volte ao início e suba.



Note ali duas estátuas de anjos, vire à esquerda ou direita e empurre a estátua ali para a parede, fazendo com que uma das duas estátuas centrais logo atrás abra caminho. Com apenas uma já dá pra passar. Suba pelo centro, vire à direita e siga até pegar mais uma Herb no baú perto das bocas gigantes. Volte tudo e siga pela esquerda agora. Note que o piso é composto por esteiras que te empurram para as bocas gigantes, passe com cuidado por ali e entre na escada logo acima. Lá embaixo, desça e empurre outra estátua para parede. Suba e siga pelas escadas até a sala com as esteiras. Vá agora pela esquerda e desça em seguida. Note um item que aumenta a energia de Mars do lado esquerdo, logo vamos pegá-lo também.



Na sala enorme cheia de esteiras e bocas gigantes, siga pela esquerda até encontrar as escadas e entre ali. No baú, pegue as Stones Shoes! Essas botas especiais servem para duas coisas: quebrar os pisos frágeis como aqueles vistos no início da dungeon e para chutar alguns objetos do cenário, como as toras de madeira que impedem sua passagem. Chute a tora ali embaixo e suba pelas escadas. Na sala cheia de esteiras e bocas gigantes, suba tudo e vire à esquerda. Chute a tora, desça e pegue mais uma parte da energia de Mars, formando o quarto ponto de vida. Agora volte até onde pegamos a Angel's Wing, lá no começo.


Stone Shoes... também conhecida como Iron Boots...

Equipe as Stones Shoes e aperte C para Mars dar um pisão e quebrar a placa de concreto. No andar de baixo, chute a madeira e entre nas duas passagens laterais, empurrando as estátuas para a parede. Suba, chute outra tora de madeira e suba pelas escadas. Mate a aranha e suas crias e volte até o início da dungeon. Siga pela passagem à esquerda, abaixo e desça as escadas. Chute a madeira e siga pelo único caminho, eliminando os inimigos. Descendo as escadas, encontraremos uma tropa de inimigos junto com a princesa.



Quem toma a palavra é Pazort, o líder deles. Ele começa dizendo que, se o rei tivesse aceitado sua oferta (entregado o Orb), nada disso seria necessário. Ele ainda menciona que a Royal Tiara previne ataques diretos à princesa, e que então terá que tomar outras providências. Pazort então chama Kari, uma mulher toda azul. Ela diz algumas palavras e se transforma numa CÓPIA EXATA de Satera. Pazort nota que Mars está por ali e chama por Bangar, o ser verde que fez todo mundo dormir no castelo e raptou a princesa. Bangar confirma que o garoto resistiu à sua magia e Pazort lhe dá a chance de testar Mars.


muita sacanagem de Pazort...

Chefe: Bangar



A luta é simples, bastam 5 acertos para que Bangar seja nocauteado. Veja bem: NOCAUTEADO, não destruído. Basta desviar das bolas azuis e atacá-lo em seguida. Use a velocidade de Mars para desviar e ir pra cima do bicho sempre que possível. Após a briga, Bangar solta um gás que faz com que Mars caia no sono. Pazort manda deixar o garoto por ali mesmo, pois não oferece nenhum perigo.

Em seguida, ele acorda Satera. A mesma se vê meio perdida na situação e chega a pensar estar na frente de um espelho quando vê sua cópia ali. Após um certo desespero da garota, Pazort a transforma numa... pata. Ou ganso. Ou algo similar à isso, com penas, asas e um bico, sem esquecer da tiara mágica em sua cabeça. A cena termina assim, com todos sumindo do local.


mais sacanagem ainda do Pazort...

Mars acorda, mas já é tarde demais. O negócio agora é voltar ao palácio e TENTAR explicar o acontecido, o que fica pra próxima etapa. Até lá!

5 comentários:

  1. Show de bola esse detonado viu eu baixei o emulador pra poder jogar esse jogo deixa só eu zerar mais uns dois que eu começo a jogar esse clássico.

    ResponderExcluir
  2. Jogão, gostei dele desde que vi as imagens na antiga Supergame Power, pois me lembrava demais clássico Zelda. Hoje tenho o jogo e vou tentar fechá-lo seguindo seu detonado.
    E Cosmão, se for possível, por favor, coloque o link do meu Blog ai em sua lista de parceiros: http://caixotedosgames.blogspot.com.br/
    É um blog sobre game, especialmente os antigos. O seu já está em minha lista de indicações, acompanho suas postagens desde 2009.
    Abraço e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu por acompanhar o blog!

      Já coloquei seu blog nos meus parceiros, gostei das indicações por lá de jogos do Wii, vou atrás daquele Spyro!

      Abraços!

      Excluir
    2. Muito obrigado Cosmão, valeu mesmo!

      com certeza vai gostar, no incício parece um pouco sem graça, mas o jogo vai melhorando muito com o tempo, vale a pena.

      Logo vou escrever mais análises lá.

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde! Ama qualquer jogo de Sega Saturn.. princialmente Shining Wisdom!!! Sera que alguem tem conhecimento de mudar a legenda de jogos se Sega Saturn e Dreamcast? Gostaria muito de deixar o Shining Wisdom e outros jogos em portugues!!! Valeu pelo detonado.. abraços

    ResponderExcluir