segunda-feira, 2 de junho de 2014

Phoenix Down no Shugames


Faz um bom tempo que eu não passo por aqui. O Shugames, por alguns anos, fez parte da minha vida. Era como um espaço para publicar idéias, exercitar pensamentos e escrever sobre o assunto que eu mais gosto, que são os games, sejam eles velhos ou novos. Enfim, muitas coisas aconteceram desde a última postagem. Eu sei que já tinha feito um post pra anunciar o retorno do blog. Sei que tinha programado muitas novidades. Sei que tinha começado um detonado diferente para o saudoso Splatterhouse 3. E sei que tive que deletá-lo, pois, apesar de ter começado, não tinha pretensão de sequer terminá-lo, em vista do meu tempo curto.

Mas esse post não é pra reclamar da falta de tempo, dos planos abandonados, da falta de interesse ou da paciência que andou escassa. Essa postagem marca o renascimento do blog, algo como "jogar uma phoenix down num personagem tombado em Final Fantasy", como a imagem acima ilustra. O Shugames voltou, com suas postagens de sempre, seus retronados, seus especiais e tudo mais.

Será definitivamente? O tempo dirá! Eu só sei que eu quero continuar isso aqui e dessa vontade nasceram mais algumas idéias que pretendo ir revelando aos poucos. Espero que todos que curtem o blog compreendam e dêem o feedback. Mês que vem completamos 5 aninhos. E sim, vai rolar talvez o maior post que esse blog já viu, sobre um dos consoles mais amados do mundo. Esperem e verão!

Nesse tempo que o blog andou "morto", pensei e conheci algumas vertentes no que diz respeito principalmente à análises de jogos. As análises em vídeos, assim como detonados, andam em alta. Hoje em dia é fácil encontrar detonados completos, vlogs narrados (bem ou mal) e mostrando coisas interessantes. Mas isso não anulou o material escrito. Isso não anula blogs interessantes que mostram coisas novas ao invés de ficar no "arroz com feijão". E ficar na mesmice, definitivamente, não é o intuito do Shugames.

Fazer vídeos? Quem sabe no futuro. A verdade que tirei disso tudo é que vlogger não anula o blogger e vice versa. Ambos podem coexistir, completando entre si para mostrar coisas interessantes aos leitores/seguidores/fornecedores de audiência, como queiram chamar. Eu confesso que pensei sim, em começar a "fabricar" vídeos narrados de gameplays, mas senti que ainda não é a hora por uma infinidade de motivos, alguns pessoais, outros não.

Enquanto isso não acontece, a programação tradicional do blog retonará aos poucos aos eixos, encaixando as novidades. Era isso que eu tinha pra dizer.

14 comentários:

  1. Posta alguma coisa de vez em quando, tem público acompanhando o feed do blog! Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Fala Cosmão, nunca comentei nada, em blog nenhum, mas o seu vale a pena.
    Cara, sou um leitor a tempos do Gaga Games, ShuGames, RetroPlayers, CosmicEffect e esses blogs de RetroGames.
    Mas realmente, parece que o conteúdo se tornou o mesmo para todos e enfim, foi ficando chato aos poucos e todo mundo foi crescendo, tendo mais coisas para fazer, e parando de fazer o conteúdo.
    Uso muito o seu blog a função de ver sobre todos os blogs que você colocou como parceiro, qual deles tem novidade, sem usar FEED de RSS, mas sempre lia as matérias e posts do seu quando eu via interesse, e cara, seus Clássicos Até o Fim são os melhores.
    Seria bom, se todos se juntassem, e fizessem um blog só, com esses escritores clássicos, na minha opinião, reviews, gameplays, tudo isso cansou muito.
    O que me motivou muito em todos esses blogs foi a criação do novo, não sou escritor, mas é muito bom poder ler e acompanhar um clássico até o fim com os textos de vocês, por exemplo o Phantasy Star I do SMS, achei fantástico, o Crystalis do NES, jogos que por "falta de tempo" de todos, não jogamos, mas ler uma boa história, aos poucos para se aventurar nesses jogos junto com vocês é muito melhor do que ver um SpeedRun, um TAS, um LongPlay comentado no YouTube, a imaginação vai fundo, junto com poucas fotos dos games, recordamos da época de ler o Detonado da SGP,e ficar viajando em jogos que não podemos jogar por falta de dinheiro, ou mesmo encontrar o jogo na época.
    E o melhor, a seleção de jogos suas, sempre achei perfeitas, você trazia jogos tanto famosos, quanto as jóias raras para poder jogar e escrever sobre. Isso motivava muito mais. E outra, hoje já podemos até escolher jogos de nível PSX, N64, DreamCast, Saturno, que já são RetroGames ! E tem muita coisa boa para compartilhar entre eles.
    Se eu tivesse talento de escrita, eu até me arriscaria em algo parecido para ajudar algum site de RetroGame.

    Bom.. é isso.. boa sorte com seu Blog, espero que poste mais coisas, pois gosto muito dos seus textos, sou muito anônimo, mas estou sempre visitando seu site.

    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcos! Vc não imagina o ânimo que dá pra um blogueiro saber que suas matérias são lidas e apreciadas, obrigado mesmo! Os retronados vão continuar, andei testando alguns jogos que poucos conhecem e em breve devo anúnciá-los por aqui.

      Excluir
  3. Não sei o que vai fazer nem como vai fazer, só sei que quero ver. Na epsera Cosmão =D

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Cosmão, resistir é preciso ^_^

    Acho fantástico quando vejo que você e o Sabat tocando o Retroplayers e o Shugames. Espero que você nunca perca a vontade de fazer esses seus posts pirados por aqui. Você tem um estilo bem próprio, e personalidade é artigo raro nos blogs sobre games.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gagá! Vindo de vc eu considero um enorme elogio, pois me inspirei no Gagá pra fazer o Shugames! Espero que vc volte um dia com os Diários no Gagá também!

      Excluir
  5. Que bom que você voltou... gosto do seu blog e espero muitos posts com a qualidade de sempre e, quem sabe até melhores. ^^

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Cosmão. Não desista do seu caminho no ShuGames. Todos nós passamos por esses problemas de tempo e dedicação. Não tá fácil pra ninguém que tem esses hobbies maravilhosos.

    E seja muito bem-vindo de volta. *já tava com saudades dos bons tempos* \o/

    ResponderExcluir
  7. E ai Cosmão beleza cara ja´acompanho o seu site a muito tempo e sei que não é fácil essa vida de ficar postando e fazendo retronados de jogos mas espero que continue com o ótimo trabalho.Você deve ter visto meus comentários sobre StarTropics que andei zerando e agora to jogando o Golden Axe Warrior e comentando minha jornada pelo seu site ele é uma grande fonte de conhecimento gamer para gente mais velha e nova.Mas é isso ai Cosmão não precisa ter pressa cara de lançar algum post faça ao seu tempo e se divirta se fazendo o que você gosta de fazer ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu "aki é rock"! Vc é um cara que eu sempre vejo comentando por aqui, obrigado pela força!

      Excluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkk essa foi a primeira postagem DO ANO!

    Eu sempre quando vou jogar um jogo que não jogo um tempão, ou jogos antigos que não tive muito contato, procuro sempre vê se tem resenha aqui. E aproveitando que você vai voltar, seria bom que houvesse uma resenha de Mega Drive, desde 2012 não tem, sendo um blog que teve uma "era Mega Drive", seria legal umazinha resenha depois de tanto tempo, 2 anos. Eu até sugiro uns que gostaria de ver aqui:

    Asterix and the Power of the Gods (não confundir com Asterix and the Great Rescue)
    Eliminate Down (shmups foda pra cacete)
    Garfield Caught in the Act (jogo do Garfield feito pela Sega)
    M.U.S.H.A. Aleste
    Ranger-X
    Sub-Terrania (jogabilidade caótica e instigante JOGÃO)
    World of Illusion

    Abraço Cosmão e não esquece desses jogos aí não hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes dicas Ivo, com certeza vou analisar cada um desses, o Mega Drive é a minha plataforma preferida hehehe!

      Excluir
  9. Obrigado pelo apoio pessoal, espero corresponder à altura trazendo jogos diversificados pro blog. Abraços!

    ResponderExcluir