domingo, 18 de janeiro de 2015

Kaizou Chounin Shubibinman Zero (Super Famicom - Satellaview)



Satellaview foi um acessório, no mínimo, interessante para o Super Famicom. Através desse aparelhinho e exclusivamente no Japão, era possível os jogadores baixarem e jogarem alguns jogos exclusivos pra ele no Super Nintendo japonês, por um canal exclusivo via satélite, com direito inclusive à premiações com base nos recordes gravados nos jogos. Claro, nem tudo eram flores devido à lentidão em alguns jogos, mas, a inovação trouxe alguns frutos interessantes à biblioteca do console.

Um desses frutos eu vos apresento hoje, Kaizou Chounin Shubibinman Zero.


Kaizou Chounin Shubibinman Zero é um jogo de plataforma, desenvolvido pela NCS Games (Nippon Computer Systems), uma companhia japonesa, que lembra, em determinados momentos, o clássico da Capcom Megaman X por diversos motivos. A história, entretanto, eu vou ficar devendo pra vocês, pois o jogo inteirinho está em japonês e eu não encontrei nada satisfatório na internet sobre o plot do jogo. A única coisa que consegui achar foi que o game, que na verdade é parte de uma série, foi uma sequência dos dois primeiros jogos para Turbografx-16 (PC-Engine), também exclusivos do Japão. No game escolhemos entre dois personagens, podendo também ser jogado com alguém ao mesmo tempo, aumentando muito a diversão do mesmo.



No game podemos pular e golpear os inimigos, seja com socos e chutes, rasteiras, voadoras ou usando uma espécie de tiro concentrado que mais lembra um hadouken. Todos os inimigos dropam itens bizarros, que vão desde barras de ouro que dão pontos até COMPUTADORES e CONSOLES SUPER FAMICOM, que, apesar de só valerem como pontuação, são pra lá de diferentes. Como é um jogo baseado em hi-score, espere por MUITOS inimigos vindos de todos os lados, mas nem por isso o jogo pode ser considerado repetitivo. São inúmeras partes onde a ação dá uma leve pausa pra introduzir algum novo personagem na trama que, infelizmente, ainda não foi traduzida pra inglês por nenhum grupo de tradução.



Os personagens principais são cheios de personalidade, algo que também nos remete ao blue bomber da Capcom. Tanto o garoto como a menina executam os mesmos movimentos e são providos de uma barra de energia que pode ser aumentada conforme ganha-se pontos. Quanto maior a pontuação, mais forte fica seu personagem. O jogo não é difícil, mas também não é tão fácil, pois alguns inimigos bem colocados podem tirar preciosos pontos de energia caso o jogador não planeje corretamente as investidas. Usar o ataque carregado ou saltar com voadoras nas horas certas podem ser cruciais! Os continues são contados (se não me engano são 3) e, se acabarem, adeus jogatina!



Talvez um dos fatores que mais aproxime Kaizou Chounin Shubibinman Zero do Megaman X sejam as músicas, pelo menos na minha opinião. Todas tem batidas que lembram muito a soundtrack do azulzinho. Mesmo assim, acredito que o maior charme do jogo esteja no seu visual e jogabilidade, que prezam pela simplicidade trazendo algo agradável aos olhos e "dedos". Jogar Kaizou é confortável, é um daqueles jogos que te prende pela facilidade de comandos, algo que está muito em falta hoje em dia.



Por ser um jogo bem desconhecido, talvez muitos sequer tenham ouvido falar nele, então, fica minha dica pra quem curte o estilo e procura algo mais desencanado pra jogar. E aguardem que vão pintar vários jogos pro Satellaview aqui no Shugames!

Resumão:
+ o visual simples é convidativo;
+ o jogo tem uma dificuldade aceitável, nem muito fácil, tampouco difícil;
+ as músicas são bem agradáveis;
- o idioma japonês, apesar de não impedir a diversão, te proibe de entender o enredo (a menos que saiba japonês);

Final Score: 7

5 comentários:

  1. Poxa, muito bacana voltar a ativa um dos blogs de games mais legais que já vi e que me revelou inúmeras coisas legais (Aquele especial dos jogos desconhecidos do SNES é MUITO maneiro!).
    Eis que teu espírito garimpeiro nos traz mais uma pérola! Valeu e grande abraço aê! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriano. 2015 promete ser um ano com muitas novidades no Shugames!

      Excluir
  2. Pode crer, os gráficos são bem bonitos, simples e realmente convidativos, já tinha ouvido falar desse acessório mas não sabia como funcionava, nem imaginava que existia uma coisa assim hehe

    O jogo parece ser muito bom, me lembrou um pouco aquele gunstar heroes e misturado com megaman

    Valeu cosmão, curto muito suas postagens, que por sinal, comecei a ver lá do gágá rs, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo é bem bacana sim, difícil em alguns momentos, mas bem gostoso de se jogar.

      Obrigado pela preferência! :D Abraços!

      Excluir
  3. Mto top de verdade; amei esse site, tenho um fliperama com todos jogos do Snes e nao havia conseguido explorar todos games pois conhecia alguns so, esta me ajudando bastante !

    ResponderExcluir