segunda-feira, 30 de março de 2015

ESPECIAL: 10 Momentos Difíceis dos Games, 2ª Edição



E chegou a segunda edição dos Momentos Difíceis dos Games, uma coletânea de momentos complicados, lugares difíceis, fases chatas e chefes impiedosos que muitas vezes nos fizeram desistir do jogo em questão! Nessa segunda edição, selecionei alguns jogos novos pra entrar na dança, assim como alguns da primeira edição voltaram com mais fases cascudas! Espero que todos apreciem e relembrem o quanto era suado terminar um game na época dos 8 e 16 bits!


10 - Kenseiden (Master System)
Chefe Difícil: Benkei Warlock (3/5)

Kenseiden tem a fama de não ser um jogo muito fácil. Ora, suas fases de treinamento, além de serem hit-kill, são obrigatórias caso queira vencer no jogo. Além disso, algumas etapas e alguns chefes dão um trabalho monstruoso para serem vencidas. Benkei Warlock é um deles, talvez o chefe mais complicado do game, tirando, claro, o último chefe.



O problema para vencer Benkei é que não adianta sair dando porrada no desgraçado! É preciso observar o chefe e acertá-lo no ponto exato onde o mesmo perde energia: seu joelho esquerdo! Quando ele andar, observe seus joelhos e bata SEMPRE quando o joelho esquerdo dele estiver na frente! Assim que acertá-lo, saia de perto ou ele vai fazer um bom uso do enorme porrete que leva consigo...

9 - Mystic Defender (Mega Drive)
Fase Difícil: Stage 4 (3/5)

Eis um bom jogo e quase sempre esquecido do Mega Drive. Mystic Defender é um jogo de plataforma, onde controlamos um cara com diversos poderes diferentes, que são conseguidos mediante ao avanço do mesmo no jogo. Vão desde tiros de energia até labaredas e explosões que atingem a tela toda. Todos os poderes tem uma barra de energia que podem ser carregados segurando-se o botão de ataque para que soltem uma versão mais poderosa do mesmo. A labareda, por exemplo, pode se esticar bem longe, atingindo inimigos distantes e mantendo o personagem seguro.



Mas, mesmo com toda essas vantagens, o jogo apresenta momentos difíceis. Um deles, por exemplo, se encontra logo na quarta etapa, uma espécie de caverna cheia de borboletas azuis malditas e um fosso infinito de um líquido dourado e.... FATAL! Saltar nas plataformas com todo cuidado pra não cair já não é tarefa muito simples, pois os inimigos voadores surgem aos montes pra te atrapalhar. Junto ao fato, alguns pilares por onde você deve pisar afundam com uma velocidade impressionante, não dando quase tempo de reação e provocando uma morte atrás da outra...

8 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: level extra do quinto mundo, Kamek's Revenge (5/5)

Kamek's Revenge leva o troféu de FASE MAIS DIFÍCIL do Yoshi's Island! Apenas contrariando a regra, essa não é a fase extra do último mundo, mas sim, a fase extra do PENÚLTIMO mundo. A fase consiste numa boa parcela de CHÃO INEXISTENTE, unida com inimigos que rebatem o Yoshi pra todo lado, um bom pedaço de neve onde controlamos o mesmo com um esqui e outra parte onde, transformados no helicóptero, precisamos alcançar o final da fase antes do tempo acabar! Pra temperar tudo isso, Kamek fica rodando o cenário na sua vassoura, tentando acertar o Yoshi à TODO momento!



Reconheço que DEMOREI MUITO pra poder vencer isso aqui com 100%! E mais da metade dos meus problemas vieram na segunda parte da fase, no esqui! Controlar a velocidade do Yoshi, aliada aos saltos nas horas certas pra pegar as moedas vermelhas e flores foi um dos momentos mais frustrantes da minha vida gamer! A coisa precisa ser calculada nos MÍNIMOS detalhes, ou então você passa reto e precisa refazer tudo!

7 - Contra 3: The Alien Wars (Super NES)
Fase Difícil: Stage 3 - The Rooftop (4/5)

Todos os jogos da série Contra, da Konami, são conhecidos pela dificuldade absurda e pela curva de aprendizado acentuada. Aprender a jogar Contra é um exercício de repetição extremo, principalmente em alguns jogos da série. Contra 3, do Super NES, não foge à regra e traz um desafio que intimida até mesmo o mais hardcore dos jogadores.



São várias etapas que podem ser consideradas bem difíceis desse jogo, mas selecionei a terceira fase, The Rooftop. Trata-se de uma fase onde o herói passa 90% do tempo pendurado em canos e grudado em paredes, enquanto o chão.... bom, o chão não existe na maior parte da fase, o que te obriga a ter reflexos de gato para desviar de cada tiro ou investida dos chefes.

6 - Black Belt (Master System)
Chefe Difícil: Oni (4/5)

Black Belt não é um jogo, digamos, de dificuldade acentuada. Ele tem seus momentos mais tensos nas partes finais, mas nada que não dê pra passar com duas ou três tentativas. Exceto por um chefe, na quarta etapa, chamado ONI! Não bastasse o estágio ser um inferno por conta de águias e ninjas armados com espadas afiadíssimas, ssse desgraçado foi o responsável por inúmeros game-overs na época, muitas devoluções de cartuchos em locadoras e vários controles de Master System quebrados.



O problema com Oni é que o desgraçado parece invencível num primeiro combate. Todos os golpes que você deu nos chefes anteriores, não fazem quase NENHUM efeito nele. Você tenta chutar, tenta socar, tenta voadoras, mas é sempre defendido e pior, revidado com um golpe certeiro dele, que arranca muita energia. Pois bem, a manha para vencer essa desgraça veio numa "Master Dica", uma página que geralmente vinha nos gibis da Turma da Mônica, no comecinho da década de 90. A estratégia consiste em ficar no canto esquerdo dando socos. Simples assim! A cada soco seu, Oni vai revidar e te acertar, mas você acaba ganhando porque a energia dele termina antes! Existe um outro método que é você trancar ele num canto, mas não me lembro como fazer. Esse método do soco eu acredito ser o mais eficaz e rápido!

5 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: Level 5-7: Shifting Platforms (3/5)

Fases onde é preciso trocar rapidamente de plataformas enquanto as mesmas voam na velocidade da luz não são raras nesse jogo. Mas essa, especificamente ESSA com ESSE nome, faz jus à todas e ainda acrescenta uma dificuldade que vai te fazer arrancar os cabelos! Shifting Platforms, pra início, começa já contrariando todas as outras fases: seu avanço se dá pela ESQUERDA, ao invés do tradicional "corra para direita".



Lá no alto, quando estiver se virando pra se manter vivo nas plataformas cada vez mais rápidas, a fase muda o sentido mais duas vezes, te obrigando a saltar rapidamente e evitar inimigos em caminhos sinuosos por onde essas danadas plataformas passam! E, se for tentar pegar tudo, espere repetir, no mínimo, umas três vezes essa fase....

4 - Gain Ground (Master System)
Fase Difícil: Final Era (4/5)

A Final Era, a última etapa desse jogaço para Master System, também esconde um desafio complicadíssimo. Chegar aqui com uma boa quantia de guerreiros é fundamental, mas, mesmo assim, se você não souber como proceder, pouco adianta ter tantos aliados - eles até mais atrapalham do que ajudam! Basta saber que algumas telas são grandes e cheias de obstáculos o suficiente para durarem tanto tempo que lhe farão perder unidades aos montes!



Portanto, saber pontos que são destrutíveis (a saber: em Gain Ground, você passa de tela em duas ocasiões: ou leva toda sua turma pro EXIT, ou destrói todos os inimigos da tela) é a chave pra vencer aqui. Uma das telas, por exemplo, é inteira feita de um piso que faz suas unidades ficarem rodando! Avançar nesse trecho com unidades mais lentas (robôs e andróides) é quase impossível - lembre-se que você tem um tempo pra passar todo mundo, quem ficar pra trás quando esse tempo esgotar, já era. Agora, se você destruir os dois únicos inimigos desse cenário (duas máquinas no alto), a fase é concluída rapidamente!

3 - Fantasia (Mega Drive)
Fase Difícil: Stage 2 (3/5)

Fantasia era pra ter sido um dos jogos mais queridos do Mega Drive. Era, vejam bem... O primeiro problema que encontramos no game é "como caralhos eu consigo atacar os inimigos?". Sendo um game de plataforma, nada mais comum pra época do que PULAR EM CIMA dos inimigos. Com Fantasia não é diferente.... aliás, É SIM! Aqui é preciso APERTAR PRA BAIXO quando se salta sobre os inimigos. Só assim Mickey poderá atingí-los e se livrar deles! Quer algo mais subjetivo do que isso? Só esse empecilho acabou fazendo o jogo naufragar logo nos primeiros momentos dele com qualquer pessoa iniciante! Mas, não é só esse o problema do jogo, basta uma jogadinha pra perceber que existem muitos outros...



A segunda fase, por exemplo, é notoriamente uma das mais irritantes do jogo inteiro! Isso, logo na segunda fase, já temos um exemplo do que virá em seguida! A fase se passa no lago, que fica no jardim fora do castelo de onde saímos. Ali é preciso saltar nas folhas e nos inimigos pra ir avançando. Só que, por ter controles tremendamente duros, um simples salto pode resultar numa queda direto na água, o que, milagrosamente, não mata na hora, mas tira um precioso ponto de energia! E, pra piorar, a fase é bem longa, portanto, perder energia no começo dela não é lá uma boa idéia...

2 - Shinobi (Master System)
Fase Difícil: Mission 5-2 (4/5)

Pois é, Shinobi do Master voltou a pintar por aqui, mas dessa vez pra encerrar de vez os momentos complicados desse jogo. A fase 5-2 é num bambuzal, um corredor antes de entrar no templo do último chefe. Até aí nada de tão alarmante, à não ser pela CHUVA de ninjas voadores que saem de todos os cantos do cenário! Se chegar aqui com poucos upgrades ou nenhum, prepare-se para enterrar sua jogatina de uma vez por todas.



Mas, há como passar desse inferno estando "pelado"? Sim, mas requer uma EXTREMA dedicação e atenção nos inimigos. É preciso andar milímetro por milímetro, observando o cenário e os inimigos surgindo, para então traçar estratégias para destruir todos. Em alguns momentos, porém, é difícil não ser alvejado, principalmente pelos ninjas que surgem nas diagonais.

1 - Yoshi's Island (Super NES)
Fase Difícil: Level 6-5: The Very Loooong Cave (4/5)

Eis uma etapa de Yoshi's Island onde sua paciência vai ser levada ao limite! Aqui a própria fase dita o ritmo, pois a tela se desloca sozinha e você precisa acompanhar a mesma e não deixar os itens importantes pra trás! Em determinado momento, boa parte da fase tem lava e, sendo esta fatal, conseguir saltar corretamente e pegar tudo é uma tarefa ninja!



Junto com a Kamek's Revenge e More Monkey Madness, essa é uma das etapas mais difíceis do jogo, quer você esteja tentando fazer 100% ou não. Apesar do ritmo ser bem mais lento aqui, a fase não perdoa quem fica desatento, pois moedas vermelhas estão em lugares que são mostrados em poucos segundos.

12 comentários:

  1. As fases extras de Yoshi's Island não são desse mundo uhauhauh
    Levei uma PISA dessas fases que nunca vou esquecer kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Kamek's Revenge é o inferno digital, acho que demorei uns 2 dias pra conseguir passar dela com 100%...

      Excluir
  2. Nao sabia que o Yosh era essa zica toda, já o Contra e Shinobi.... Nessa lista faltou o Batletoads do nitendinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Battletoads já está cotado pra entrar na terceira edição, junto com outros clássicos do NES!

      Excluir
  3. Com certeza, Yoshi's Island pra se completar 100% é pedreira.

    ResponderExcluir
  4. Eu não gosto do Mystic Defender, a jogabilidade é muito ruim, escorredia e o salto dele é meio "descontrolado". E não sei qual é a graça que nego vê em Black Belt...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, Black Belt é um clássico do Master System. Acho que somente quem não teve um na época acaba não gostando de Black Belt.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Numa futura postagem, analisa a fase Tubular - Special Stage 2 de Super Mario World..
    Fase clááááááááássica do Mario.. me arrancou muita dor de cabeça pra passar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tubular está na lista da terceira edição, que deve rolar no mês que vem.

      Excluir
  7. Muito boa a postagem (assim como todo o blog).
    Uma outra fase que eu acho digna de nota é "Toxic Tower" do Donkey Kong 2.

    ResponderExcluir