terça-feira, 15 de setembro de 2015

Guia de Conquistas Retro Achievements: Megaman X (SNES)



Desde quando descobri o Retro Achievements e comecei a usá-lo, eu pensei em escrever algo do naipe do que você vão ler hoje. O Guia de Conquistas Retro Achievements é justamente isso que vocês imaginam: um pequeno guia para mostrar como conseguir os desejados 800/800 pontos de conquistas nos jogos suportados pelo site. Como ainda é um negócio novo e passível de bugs e problemas, resolvi pegar um dos jogos mais jogados e "platinados" do site, o clássico Megaman X, do Super NES.


Uma nota antes de mais nada: resolvi dar forma à essa idéia inspirado nas postagens do blog Faqs Games, onde eles colocam listas de achievements para o Xbox 360 (denominados lá como O Mapa da Mina), indicando como pegá-los. É um negócio bem feito e bem bacana e, se algum editor de lá estiver lendo isso, sinta-se homenageado.

Jogo: Megaman X
Sistema: Super NES
Número de achievements: 41 (800 pontos no modo hardcore)
Número de jogadas necessárias: 2
Dificuldade pra completar: 7/10



Em Megaman X, temos 41 conquistas. A enorme maioria delas, assim como em todos os jogos, envolve a evolução do jogador no jogo, ou seja: basta ir avançando, matando os chefes e coletando os itens pelo caminho para conquistar a maioria. Algumas, no entanto, envolvem um pouco mais de exploração do cenário, como no caso do Megaman X, achar os corações, sub-tanks e peças da armadura. Como o post não envolve um detonado completo do jogo, sugiro que, para encontrarem esses colecionáveis, acessem a página da OldGamesFTW, onde o Max Carnage e o Matt criaram uma "Escolinha" indicando tudo que dá pra pegar no jogo, inclusive o hadouken, facilitando muito nossa vida.

O Hadouken

Esse golpe secreto está envolvido em duas conquistas: Sending Him to the Farm e Psycho Power, que envolvem matar o cão do Sigma e a primeira forma do Sigma com um simples hadouken, respectivamente. Para conseguiro golpe do Ryu, é preciso ir na fase do Armored Armadillo e, no final dela, usar o carrinho de minérios e saltar na parede, escalando-a em seguida. Você verá um recarregador grande de energia. Morra (ou saia da fase se já tiver matado o chefe) e repita esse processo mais umas três vezes e, na terceira, terá uma cápsula com a habilidade. Vale lembrar que, caso resolva parar de jogar e anotar o password, quando voltar ao jogo será preciso pegar novamente essa habilidade, pois ela não fica "salva" no password.

Para matar os dois chefes com hadouken, é bem simples: apenas escale a parede no começo da luta e, quando ambos os chefes descerem pro chão, use a técnica e comemore. Não tente usar logo de cara, pois ambos virão pra cima de você. Se você escalar a parede esperar eles descerem, fica bem fácil.

Tirando a parte dos colecionáveis e do hadouken, temos esses achievements mais difíceis de conseguir: matar os 8 chefes de perfect, matar os 8 chefes usando apenas a X-Buster, Megaman Mode e Zero Mode. Todos esses envolvem algumas explicações para facilitar o processo.

Matar os chefe apenas com a X-Buster (10 pontos por chefe)



Esses achievements são os mais simples dessa seleção que eu fiz. Todos eles podem ser conseguidos numa primeira jogada, pois envolvem mais habilidade do jogador do que qualquer outra coisa. Une-se à isso o fato de poder coletar os corações que aumentam a energia do X, além das peças de armadura (principalmente o peitoral) que auxiliam bastante e fica fácil vencê-los usando apenas a arma principal. Talvez os únicos dois chefes que podem dar mais trabalho sejam o Lauch Octopus e o Spark Mandrill, pois eles atacam sem parar. Mas, se tiver sub-tanks sobrando, pode usar a vontade e a vitória virá mais facilmente.

Matar os chefes de perfect (15 pontos por chefe)

Essa conquista já requer um pouco mais de planejamento e só pode ser feita numa segunda jogatina. À não ser que você seja bom o suficiente pra vencer todos os chefes de perfect com a X-Buster, caso contrário, terá que começar um novo jogo. Nessa nova jogatina, use e abuse das armas certas pra destruir os chefes e evite à todo custo ser acertado. Como é preciso ganhar de perfect, tanto faz você ter peças de armadura, corações ou algum sub-tank, portanto, se quiser ganhar tempo, vá "pelado" mesmo, apenas usando a arma dos chefes pra vencer. Assim você pode economizar uma terceira partida...

Vencendo no Perfect

Pra ganhar de perfect, é preciso destruir o chefe sem levar dano (não diga!). Alguns chefes do jogo são bem simples de se conseguir isso, como o Storm Eagle, o Chilli Penguin ou o Flame Mammoth. Outros, como o Lauch Octopus, requerem muito mais cuidado, mas existem alguns macetes pra facilitar bastante sua vida. Se estiver buscando essa conquista em separado da conquista de matar os chefes só com a X-Buster, seus problemas serão menores. Isso porque matar alguns chefes apenas usando a X-Buster (mesmo com seu tiro carregado) é bem complicado. Abaixo vai uma pequena lista dos chefes mais complicados e algumas manhas para vencê-los de perfect:

• Freeze the Circuits (Spark Mandrill) - 15 pontos: ganhar desse cara em perfect usando apenas a X-Buster é uma tarefa para ninjas! Isso porque ele é muito rápido com seu soco, o que te obriga a pensar rápido e escalar rápido a parede! Já usando a arma Shotgun Ice, o chefe mal se mexe em batalha;


• Blow out the Candle (Flame Mammoth) - 15 pontos: o elefantão de fogo não é um chefe muito difícil de se ganhar de perfect, mesmo usando a X-Buster. Mas, se quiser mais facilidade, use a arma Boomerang Cutter para cortar sua tromba (evitando a cusparada de óleo) e termine o serviço com a Storm Tornado;

• Stir the Calamari (Lauch Octopus) - 15 pontos: esse aqui deve ser um dos chefes mais complicados de se vencer por perfect. Isso porque Lauch Octopus se mexe muito rápido e lança ataques muito randômicos na tela. Com a arma Boomerang Cutter você consegue cortar os tentáculos dele (acredito que com uns 3 ataques), facilitando em 90% a batalha. É bem complicado conseguir cortar os tentáculos do bicho enquanto desvia dos seus inúmeros ataques, até porque os bumerangues saem todos zoados e não em apenas uma direção. Então, eu recomendo juntar bastante vida pra tentar várias vezes matar o danado sem levar dano. Perdendo os tentáculos, Lauch Octopus só vai poder usar seus torpedos e não vai mais conseguir pular e soltar o tufão embaixo d'água. Nessa hora, mantenha distância e use a X-Buster atirando sem parar nele, destruindo seus torpedos e acertando o chefe junto!

Megaman Mode (10 pontos)
A única exigência dessa conquista é terminar o jogo sem pegar o peitoral da armadura, algo até bem simples de se conseguir e que pode ser feito na segunda jogada.

Zero Mode (30 pontos)

Aqui fica a maior dificuldade do jogo pra se fazer os 800 pontos: terminar sem pegar o peitoral, nem corações e nem sub-tanks. É bom reservar uma jogatina só pra essa conquista, assim você vai mais tranquilo, sabendo que não precisa se preocupar muito nos chefes, apenas manter-se vivo. Dá pra conseguir essa conquista jogando uma segunda jogatina, com foco no perfect nos chefes, pois os heart conteiners não farão diferença (você precisa vencer de perfect de qualquer forma). Mas como não se pode pegar nenhum sub-tank nem corações, matar o Sigma em sua forma final com a energia inicial vai ser um desafio e tanto. Boa sorte.

E com isso eu termino o primeiro Guia de Conquistas Retro Achievements. Mais deles virão no futuro, mas não é uma série que pretendo manter postagens regulares por aqui, até porque, isso demanda tempo de jogatina e aprendizado dos jogos.

7 comentários:

  1. Cosmão, que idéia bacana, não sabia desses achievements de games clássicos.

    Eu não tenho habilidades o suficiente para derrotar esses chefes do Megaman X, sem levar nenhum dano é tarefa pra ninja, hahaha!

    Bem, mas irei me colocar a prova usando suas dicas, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O complicado é que em TODOS os Megamans (sejam os clássicos ou a série X) colocaram esses achievements de destruir os chefes de perfect hahahaha! É um desafio e tanto!

      Excluir
  2. Cosmão,

    Muito legal!

    Desafio quase impossível de completar!

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mas eu prefiro os MegaMan do Saturno.

    ResponderExcluir
  4. Já zerei Megaman X2 sem pegar nenhuma armadura, quase todos os corações e 3 subtanques! No final, o zero negro passa pelo nome da capcom.

    ResponderExcluir
  5. Dá uma sobrevida aos jogos e melhora as habilidades de quem joga.

    ResponderExcluir