terça-feira, 6 de outubro de 2015

Guia Completo: Desert Strike (Mega Drive), FINAL



Continuando nosso Guia Completo de Desert Strike, dessa vez até o final, vamos seguir com as próximas três campanhas, onde a dificuldade do jogo sofre um salto gigantesco, obrigando o jogador a se virar ou desistir de uma vez!


Campaign 2: Scud Buster

O general das tropas inimigas está bem nervoso com a incursão de um helicóptero americano atrapalhando seus planos. Ele ordena seu subordinado a preparar os Scud Missiles, que são mísseis de ataque, como uma resposta à ofensiva americana. Seus objetivos aqui são mais amplos do que apenas destruir armamento inimigo, como mostra o capitão:



uma dica geral pra essa campanha é a seguinte: se você notar uma espécie de galpão de alumínio no mapa, geralmente com uma bandeira laranja e branca próxima, não destrua esse galpão, pelo menos não ainda. Mais explicações serão dadas na Missão 5.

Segredos do Mapa:



diferente do primeiro mapa, aqui existem 4 armor repairs, como podem notar no mapa: 1 na power station, 1 ao sul do POW Camp, mais um próximo à prisão mais ao norte, naquelas duas quadras de estradas (na de baixo) e um último perto da Chemical Weapons, do lado esquerdo, nas construções próximas daquele local;
• além disso, o quickwinch fica bem próximo à um dos armor repairs, perto da prisão ao norte;
• aqui também é possível resgatar o Lt. Valdez, caso não o tenha feito na primeira campanha. Além disso, destrua seu avião para pegar a única vida da fase. Ambos estão no canto superior direito, ao extremo do mapa;

Inimigos locais

ZSU - o tanque ZSU é o único inimigo novo adicionado nessa fase, todos os outros você já conhece (AAAs, Rapiers, etc)



Missão 1: Radar Sites



Praticamente a mesma missão do primeiro mapa, mas um pouco mais difícil e agora sendo três radares ao invés de dois. Um deles, mais ao norte, é guardado por dois rapiers, portanto, tome cuidado ao avançar por ali. O radar do centro deixa uma caixa de munição ao ser destruído.

Missão 2: Jail Break



Essa missão já envolve o resgate de vários prisioneiros, ou seja: muito vai e vem pra resgatar ao todo 10 presos políticos. Além disso, os presídios são muito bem guardados por ZSU's, rapiers soldados com bazucas, o que torna o trabalho mais penoso. Antes de qualquer coisa, mate todos os inimigos ao redor do presídio antes de destruí-lo, pois isso vai facilitar na hora de resgatar os prisioneiros. Em segundo, tome cuidado com algum possível ZSU que possa estar vindo na sua direção após pegar os caras, pois esses tanques são tão traiçoeiros quanto os VDA's.

Algumas casas ao redor da prisão podem conter itens interessantes, como galões de combustível ou munição, mas é difícil mapear tudo que pode ser destruído ou não. Como essa segunda campanha rola num local onde existem muitas construções civis, evite à todo custo destruir prédios e casas, ou sua missão poderá falhar.

Missão 3: Power Station



Mais uma estação fornecedora de energia terá que ir pelos ares. A diferença desta para a primeira que destruímos é que, dessa vez, a estação está muito bem guardada por homens armados com lança-mísseis. Ao destruir a construção, pegue a energia ali se precisar e vamos para próxima etapa!

Missão 4: Chemical Weapons



Nosso inimigo também andou mexendo com armas químicas, então, nada mais natural do que destruir uma de suas fábricas desse armamento pesado e cruel. O local fica totalmente do lado oposto da Power Station, então, é uma boa idéia dar uma passada nos lugares secretos pra pegar o quickwinch no caminho e a vida extra que está mais ao norte (junto do Lt. Valdez), caso ainda não o tenha feito.

As armas químicas estão protegidas por rapiers e VDA's, sendo que, após destruídas, um ou outro VDA ainda vai aparecer pra te atrapalhar. Se estiver sem combustível, voe à esquerda dali, perto das quadras na estrada e destrua as construções para encontrar alguns galões.

Missão 5: Scud Lauchers



Ao selecionar a missão no menu, logo nota-se que a tela não mostra absolutamente nada no mapa. Mas mude o seletor para SCUD COMMANDERS e verá vários pontinhos amarelos distribuídos no mapa (6, para ser mais exato). Cada pontinho desses significa que ali existe um comandante que, ao ser capturado, vai dar as coordenadas de onde estão guardados os mísseis inimigos, ainda não revelados no mapa.

Ao se aproximar desses pontinhos amarelos, destrua os inimigos no entorno e exploda o teto do galpão para que o comandante saia de lá. Esse é o motivo que expliquei no início para você não destruir esses locais antes da hora, pois, se o galpão estivesse destruído, teria que capturar o comandante na raça, já que o mesmo estaria perdido andando por ali no meio do tiroteio, podendo morrer a qualquer hora e prejudicando a missão.

Assim que o maluco sair correndo, capture-o e um ponto vermelho vai aparecer no mapa, geralmente bem próximo de onde estava o comandante. Ali está o míssel, vá até o local armado até os dentes e despeje todo seu armamento tanto no míssel quanto nos inimigos que tentarão protegê-lo. Não deixe por nenhuma hipótese que o míssel saia do veículo para o céu! O limite de erros tolerados é de 3 mísseis, portanto, você precisa destruir mais do que errar.

Missão 6: Pow Camp



Chegou a hora de resgatar vários prisioneiros de guerra nesses campos de concentração. Cada local é fortemente guardado por torres com soldados equipados com metralhadoras, além de ZSU's que rodeiam todo o lugar. Pra essa missão em especial, é bom você ter um bom estoque de munição, pois os ZSU's são resistentes e sempre aparecem após você destruir as prisões. Um pouco abaixo do Pow Camp, existem dois galpões que escondem uma caixa de munição e um armor repair, que serão de grande ajuda para a missão.

Assim que destruir a primeira casa, uma cutscene vai mostrar o míssel do seu helicóptero abrindo um rombo na parede e um prisioneiro saindo. De cada casinha saem 4 prisioneiros, como é preciso salvar 14 deles, prepare-se para ir e voltar ao landing zone várias e várias vezes. Por sorte, há uma landing zone bem próxima dali, mais abaixo, à direita. O quickwinch se mostrar de extrema utilidade nessa missão, não deixe de pegá-lo antes de encará-la.

Após resgatar os 14 prisioneiros, volte ao navio e termine essa campanha!



Campaign 3: Embassy City

Madman está cada vez mais furioso e dessa vez ele resolveu usar material humano como defesa: raptou os UN Inspectors para produzirem armas químicas e vários reféns para usá-los como escudo humano contra sua embarcação em alto mar. Além disso, através de suas tropas, acuou a embaixada americana em seu próprio território! O cara está realmente indignado com o avanço do Apache!

Essa fase geralmente é tida como a divisora de dificuldade do jogo. Tudo que foi visto e feito nas campanhas anteriores pode ser considerado o básico de Desert Strike, tendo na terceira campanha uma dificuldade bastante acentuada. Pra começar, são 8 missões ao invés de 4 ou 5, como eram nas outras. O mapa teve uma ligeira mudança, os inimigos são em maior número e a variedade de missões também é maior.



• nesse mapa você vai encontrar alguns caminhões de combustível brancos. Atire neles para que galões de combustível sejam revelados;
• existe, no meio do mapa, dois repórteres perdidos perto de uma van do canal local. Pegue-os e entregue-os  na parte mais ao sul, em um heliporto próximo à outra van do mesmo canal local para ganhar uma pontuação extra no final da fase;

Segredos do mapa



• nesse mapa, talvez pela sua dificuldade um pouco maior, os produtores esconderam nada menos do que 7 armor repairs. Todos eles estão listados no mapa, então, para não perdermos muito tempo descrevendo cada um, é mais fácil você observar ali e procurar perto desses locais ao invés de ler alguma descrição;
• o quickwinch está escondido na parte norte do mapa, guardado por um rapier, dentro de uma construção;
• a vida extra da fase está escondida nas dunas de areia próximas à estação de energia (power station);

Inimigos locais

Três novos tipos de inimigos foram adicionados aos já conhecidos AAA's, VDA's, ZSU's e Rapiers:

 M48 - um tanque de pequeno porte, mas com grande poder destrutivo e uma blindagem de respeito, já que precisa de dois mísseis para ser destruído. O ponto fraco dele é sua demora em recarregar o ataque, dando brechas para ser abatido;

Lanchas - são pequenas, mas são rápidas, obrigando você a manobrar rapidamente o Apache e destruí-las o quanto antes;

Helicóptero - um pequeno helicóptero bege vai aparecer em algumas partes, travando uma batalha aérea com você. Ele é relativamente fraco, mas não deixe que se aproxime muito, pois seus tiros tem uma velocidade considerável;


Missão 1: UN Inspectors



Inspetores enviados pelas Nações Unidas estão sendo alvos de um ataque surpresa em frente à sua sede. O objetivo é seguir até lá e salvar no mínimo 5 dos 6 inspetores. Mate todos os inimigos do local antes de começar o salvamento, pois assim é muito mais fácil focar no objetivo. Após salvá-los, leve-os à landing zone próxima e eles vão revelar o fruto de sua investigação, que é a localização das fábricas de armas biológicas.

Missão 2: Biolog. Weapons



O objetivo é destruir 6 das 8 fábricas de armas biológicas e capturar os cientistas. O complexo todo fica ao norte, de fácil localização. Protegendo o local, você vai encontrar 5 VDA's rondando por ali. Assim que destruir uma das fábricas, um cientista vai sair correndo pelo cenário, tente capturá-lo antes que ele se esconda atrás do edifício. Se ele assim o fizer, aguarde até que ele saia dali para pegá-lo. Os cientistas vão revelar os locais exatos dos mísseis ICBM, que estão escondidos sob as dunas.

Missão 3: Missile Silos



Todos os silos estão escondidos sob a areia do deserto, guardados por ZSU's e homens armados com lança-mísseis próximos. Alguns locais são difíceis de encontrar, pois não há indicação alguma sobre as dunas, todas são exatamente iguais. A única forma de achar a duna certa é usar sua metralhadora: fique bem próximo ao ponto marcado no mapa e metralhe a areia dali. Em algum momento a duna correta vai aparecer, pois o som característico de que você está acertando alguma coisa vai se sobressair.

Assim que destruir a duna, o bocal do silo vai surgir na areia, você tem poucos segundos pra explodir tudo antes do míssel ser disparado. É uma missão parecida com a Scud Launchers, mas dessa vez os silos são mais difíceis de destruir. Nos locais fora das dunas perto da praia, os silos estão escondidos sobre dunas isoladas, mais fáceis de achar. Mas algumas escondem inimigos e apenas uma do grupo está escondendo o silo. Ao avistar, jogue tudo que tiver de armamento pra cima dele! A missão requer que você destrua pelo menos 4 silos.

Missão 4: Lost at Sea



Essa missão envolve resgate de 3 pilotos perdidos no mar, mas, é uma boa idéia ir atrás do quickwinch porque as próximas também envolvem muitos resgates e isso vai facilitar sua vida. Assim que chegar próximo aos botes, elimine as lanchas que estiverem por ali para resgatar com tranquilidade os pilotos. Lembre-se que em alto mar seu combustível não diminui, o que lhe deixa tranquilo para realizar a missão sem pressa. Dois pilotos são suficientes para fechar a missão.

Missão 5: Power Station



Trata-se de uma simples missão para destruir o fornecimento de energia ao inimigo. Ao redor dela estão três rapiers, mas são bem simples de serem alvejados. Ao destruí-la, um armor repair surge no local. Essa Power Station, inclusive, pode ser facilmente alvejada antes de fazer as missões anteriores, pois os rapiers que a rodeiam são alvos simples até mesmo no início do jogo.

Missão 6: Madman's Yacht



A missão requer o salvamento de 12 reféns que estão sendo usados como escudo humano no iate de Mubaba, braço direito do vilão do jogo. Ao chegar no iate, mate os soldados que estão ali por cima e limpe a região das lanchas e helicópteros antes de abrir um rombo na embarcação. Ao ver os reféns pularem na água, siga para lá e comece o resgate.

Novas lanchas e inimigos vão aparecer, continue o resgate até encher o seu helicóptero e mate os inimigos em volta. Dá até pra ir atrás de Mubaba que escapa com sua lancha do iate, mas ele parece indestrutível (pelo menos eu descarreguei todas minhas hydras e mísseis e a lancha ficou intacta, mas na pontuação final ele consta como desconto, o que dá pra deduzir que ela pode sim ser destruído!). Como são 12 reféns, são necessárias duas viagens até a landing zone para completar a missão.

Missão 7: Enemy Ambassador



A missão é clara: capturar o embaixador inimigo, pois ele dará o acesso à segurança da embaixada americana. O local fica ao norte e é muito bem protegido pelos tanques M48, portanto, é preciso um certo cuidado aqui. Para facilitar as coisas, uma boa idéia é destruir um radar que fica localizado ao sul do local da missão, o que vai enfraquecer os inimigos de lá.

São 4 prédios cheios de antenas, em um deles está o embaixador inimigo, mas nos outros você pode achar um M48 te esperando. Naquele mesmo local, numa das casinhas, há um armor repair e galões de combustível em um dos 4 prédios, o que pode dar uma ajudada na missão.

Missão 8: Embassy Rescue



Essa missão se divide em duas etapas: primeiro, temos que resgatar 12 oficiais da embaixada americana que estão reféns dentro do prédio. Segundo, é preciso escoltar um ônibus para que todos eles saiam em segurança até o avião que os levará de volta ao país. É uma das missões mais difíceis e mais bacanas do jogo todo.

Primeiramente, equipe-se. Vá para a missão com armamento carregado, tanque de combustível cheio e com a vida no máximo. Assim que estiver em condições, pouse o helicóptero na marca e uma cutscene vai mostrar seu co-piloto descendo e metendo chumbo nos inimigos. Assim que ele entrar, exploda os helicópteros que vão aparecer e aguarde ele e os oficiais entrarem no ônibus amarelo ao lado. Mais helicópteros vão aparecer, destrua tudo e, assim que todos entrarem no ônibus, com todo cuidado do mundo, destrua a cerca para que ele comece a andar.

O trabalho de escolta é tenso e difícil. Evite se afastar muito do ônibus e elimine qualquer ameaça e obstáculo pelo caminho. Quando estiverem em pleno deserto, M48 vão surgir e atrapalhar bastante sua vida. Se estiver com pouca munição ou energia, não poupe esforços de pegar alguma coisa que esteja mais próxima antes de continuar. E, mais importante: evite à todo custo que destruam o ônibus com os oficiais, ou é campanha perdida. Assim que atravessarem uma ponte, o caminho estará livre para o C-130 e o fim da missão.

Volte ao navio em alto mar e vamos para a última campanha do jogo!



Campaign 4: Nuclear Storm

Essa é a última missão do jogo. E, como última missão, não espere moleza aqui. De fato, a maioria dos seus objetivos ainda é obscura, apenas os dois iniciais são mostrados. Madman resolve pessoalmente resolver seus problemas com o nosso Apache, visto que já perdeu muito terreno nessa guerra. Em primeiro lugar, é preciso parar o derramamento de petróleo no mar, além de destruir as tropas que defendem esses locais. Depois disso, a campanha vai começar a desenrolar de fato...



Segredos do mapa



• são 6 armor repairs nesse mapa, número bem interessante, pois pra essa campanha se faz necessário;
• além disso, são três vidas extras escondidas, duas no vilarejo ao sul e uma no centro;
• o quickwinch está bem fácil de achar, próximo da primeira missão;

Inimigos locais

Mais um inimigo novo se junta à turminha já conhecida:

Crotale - um veículo armado com lança mísseis de extremo perigo (150 pontos de dano cada míssel), mas que saem em baixa velocidade;


Missão 1: Oil Fields



Na primeira missão, você vai notar no mapa diversos pontos vermelhos piscando: eles são aqueles tanques ZSU, que estão atacando os campos de petróleo. Sua primeira ordem é destruir esses tanques, tomando um extremo cuidado de não acertar os tanques enormes nem deixar que eles os ataquem. Nesse local você encontra o quickwinch também. Após destruir todos, vai restar apenas um, que é uma landing zone no centro do lugar.

Deixe os campos de petróleo e siga para a costa marítima, nas dunas, à esquerda do mapa. Ali você vai encontrar um bunker escondido sob a areia, pegue os soldados SEALS ali e leve-os para a landing zone dos campos petrolíferos. São esses caras que vão defender o local à partir de agora.

Missão 2: Oil Spills



Agora o objetivo é explodir os canos que jorram petróleo no mar. São 3 plataformas dispostas na costa marítima, é só chegar mandando bala e acabar com tudo ali. Preste atenção para ver se seus tiros estão acertando o ponto correto nas plataformas e tome um certo cuidado com a plataforma ao norte, pois duas lanchas vão aparecer para defender o local também. Se quiser poupar combustível, faça essa missão sobrevoando o mar.

Missão 3: Bomb Shelters



4 locais no mapa vão piscar: nesses lugares estão alguns abrigos cheios de reféns que o vilão preparou. Ao redor deles, tanques ZSU's e M48 fazem a guarda. Chegue aqui bem equipado! A missão é simples, destruir tudo e resgatar os reféns, mas os M48 e ZSU's são sempre uma pedra no sapato. É preciso resgatar aqui pelo menos 15 reféns.

Missão 4: Bomb Parts



A missão descreve que devemos destruir caminhões que carregam partes de bombas nucleares. Mas, para nos despistar, Madman misturou os caminhões dele com os caminhões normais de coleta de lixo, portanto, não devemos destruir os caminhões com civis ou a missão será perdida. Para diferenciar ambos, a foto da descrição da missão deixa bem claro: nosso alvo são os caminhões levando uma espécie de cilindros com faixas vermelhas. É meio complicado diferenciá-los no começo, até porque o local é infestado de inimigos prontos pra te abater.

O local correto onde esses caminhões circulam é no pequeno vilarejo ao sul. Ao avistar um deles, espere que o mesmo suba alguma rua para que você enxergue a carga que ele carrega. Se forem os cilindros com faixas vermelhas, atire até explodi-los. Cuidado com os inimigos locais e destrua as casas para coletar itens como caixas de munição e combustível. Duas vidas extras do jogo também estão nesses arredores. Você precisa destruir 5 caminhões para completar a missão.

Missão 5: Nuclear Weapons



Essa é uma missão delicada, que envolve destruir as duas torres de armazenamento nuclear e raptar o cientista responsável. O primeiro procedimento a ser realizado é destruir dois radares que potencializam os ataques dos dois crotales que estão ali próximos. Um dos radares fica ao sul da torre e o outro ao norte, mais à esquerda, próximo à landing zone dali. Destruídos os ambos, basta se aproximar e fazer a limpa nos inimigos antes de detonar as torres. São 5 crotales que rodeiam as torres e o cientista está num prédio mais abaixo delas. Ali também há um armor repair, caso precise (e, acreditem, você vai acabar precisando).

Missão 6: Power Station



Mais uma estação de energia, mas essa é a última do jogo. Aqui ela está rodeada de M48, o que torna a tarefa um pouco mais complicada. Destruída, ainda temos mais um armor repair no local.

Missão 7: President Palace



Antes de qualquer coisa: limpe TODA a região de crotales, AAA's, rapiers e todo tipo de inimigo que estiver ali perto antes de alvejar o palácio. São muitos inimigos, mas ali também existem muitas caixas de munição, portanto, acabe com tudo! Depois que não restar mais inimigos ali, recupere sua munição, pegue galões de combustível e encha sua energia. Você terá que pousar seu helicóptero ali para capturar Madman, seu co-piloto vai entrar mas vai acabar sendo refém do mesmo, que foge em seu ATV blindado com uma bomba nuclear dentro!

Missão 8: Bomber Plane



Voe o mais rápido possível para o norte, onde está o avião pronto pra decolar. Destrua o ATV do inimigo mas tome cuidado pra não acertar seu co-piloto, que está entre os dois (Mubaba e Madman). Acerte alguns mísseis no avião até abrir um rombo e seu co-piloto vai sair por ali, pedindo ajuda. Resgate-o e encha o avião de tiros e mísseis sem parar! Se sua munição acabar, pegue as caixas que estão ao longo da pista de decolagem e continue metralhando o avião até vê-lo voar em pedaços!



No final, você e seu co-piloto são parabenizados pelo próprio presidente dos Estados Unidos. Missão cumprida! Até a próxima!

6 comentários:

  1. Delícia esse post Cosmão, eu não cheguei a zerar Desert Strike, mas joguei bastante na época alugando o console em casas de jogos.A gente pagava uma quantia e o pessoal ligava o timer da TV, no preço correspondente, kkkkkkk tempos difíceis.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também joguei muito em TVs com temporizador em locadoras. O tempo acabava e a TV desligava, o botão de ligar na TV era retirado pra molecada não religar e o controle ficava com o dono hehehehe

      Excluir
    2. Exatamente Cosmão, parece que o sistema da sua cidade era o mesmo daqui de Curitiba, kkkkkkk

      Excluir
  2. Excelente trabalho, Cosmão.

    Joguei algumas vezes no PC e no Mega Drive, sendo que eu não entendia bulhufas. Mesmo assim, curtia muito, justamente pelos gráficos, a trilha sonora de abertura e pelo clima de guerra tendo uma trama por trás (acompanhei o Jungle e o Urban só por revistas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jungle e Urban estão nos planos de um Guia Completo também, mas depois de concluir outros aqui. Meu preferido é Jungle Strike.

      Excluir
  3. Nota 1000 esse site da hora mesmo, eu tava agarrado na fase dos caminhões rsrsrsrs agora é só parti pra cima deles rsrsrsrs. Poxa meus parabéns muito show a ajuda dos amigos. Grande abraço...

    ResponderExcluir